Buscar

trabalho de metodologia científica (dificuldades para a formação de professores de matemática)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Obras físicas
Livro: Formação de professores: pensar e fazer (9ª edição)
Autores: Nilda Alves (Org.) (Antonio Flávio Moreira, Celia Linhares, Luis Carlos de Freitas, Maria de Lourdes Fávero, Nilda Alves, Regina Leite Garcia).
Localização: BIBLIOTECA AFONSO ARINOS (campus inconfidentes)
Justificativa de uso e resumo: o livro parece apresentar auxílio na formação de professores incrementando a teoria com a prática, um desafio enorme que o professor de matemática tem para fazer seus alunos serem mais interessados em uma matéria tão importante para o sucesso pessoal. O livro também apresenta questões atuais bem interessantes que servem de base para a formação do professor. Por último o livro conta sobre os desafios que o professor irá se deparar quando entrar no mercado de trabalho e como “se virar” para ser diferenciado e conseguir o tão sonhado lugar na frente da sala de aula.
Livro: Formação de professores: abordagens contemporâneas / 2008
Autores: Selenir Corrêa Gonçalves Kronbauer, Margareth Fadanelli Simionato (orgs.)
Localização: BIBLIOTECA AFONSO ARINOS (campus inconfidentes)
Justificativa de uso e resumo: esta obra traz um conjunto de textos da autoria de professores e pesquisadores que atuam na educação básica e no ensino superior, discutindo questões que permeiam a formação de professores na contemporaneidade. Estas produções resultam de experiências vividas no cotidiano pedagógico, em diferentes escolas e espaços educativos, oferecendo a oportunidade de reinventar e ressignificar as práticas docentes. A escola desse livro é justificada pelo fato dele ajudar a compreender os novos sentidos da escola e do papel do professor nelas, isso que é a meu ver, um grande desafio para novos professores, entender essas informações. Quebrar regras e paradigmas implantados pelas gerações anteriores nas escolas é um papel muito difícil, essa obra mostra um caminho que os novos professores podem seguir para mudar essa perspectiva.
Livro: Formação de professores de ciências: tendências e inovações – 10. Ed. / 2011 
Autores: Anna M. Pessoa de Carvalho, Daniel Gil-Pérez
Localização: BIBLIOTECA AFONSO ARINOS (campus inconfidentes)
Justificativa de uso e resumo: É necessária uma profunda revisão da formação – inicial e permanente – dos professores, de forma de incorporar, nessa formação, as aquisições da pesquisa sobre a aprendizagem das ciências. O livro é dividido em duas partes visando aprofundar nessa problemática. Na primeira apresenta-se as necessidades formativas do professor, dando bastante enfoque à ruptura que esse professor deve ter com as visões simplistas sobre o que seja ensinar as ciências. Na segunda parte em uma visão mais ampla, sugere-se uma análise crítica da formação atual dos professores e se faz uma proposta de reestruturação para os estudos da formação de tais. O uso desse livro é justificado por se especificar mais na área das ciências, algumas vezes citando a matemática em seus textos. Dessa forma ele aborda as dificuldades que os professores têm por causa da atual organização, que torna a área de exatas o pesadelo da maioria dos alunos. Nele aponta um caminho prático para mudar isso.
Obras virtuais (Bdtd, Scielo ou outro)
Nome do artigo: Formação docente para educar na diversidade: concepções subjacentes nos documentos oficiais e na prática explicitada.
RESUMO: As autoras, norteadas por uma perspectiva crítica da política de inclusão, apresentam, neste texto, o recorte de estudo de tese, que objetivou: 1) desvelar concepções subjacentes ao Projeto Educar na Diversidade: material de formação docente e aos relatórios de um Município-Polo (2004), e 2) analisar a materialização desse projeto em instituições públicas da área de abrangência do município em foco. Os dados mostraram que, ao mesmo tempo em que os documentos anunciavam formações calcadas numa abordagem de professor-pesquisador, a realidade denunciava ações formativas esporádicas a parcela dos professores da rede, expondo uma política de inclusão implicada com o modelo neoliberal de sociedade e reforçada pelas iniciativas da globalização vigentes.
Referência: LIMA, Niédja Maria Ferreira  and  DORZIAT, Ana.Formação docente para educar na diversidade: concepções subjacentes nos documentos oficiais e na prática explicitada. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2015, vol.23, n.87, pp.437-460. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362015000100018. 
Nome do artigo: Vida e resistência: formar professores pode ser produção de subjetividade?
RESUMO: Este artigo discute a formação de professores relacionando-a com as noções de vida e de resistência. Propõe uma análise que faz atravessar estas três noções: formação, vida e resistência. Esta análise acontece por meio dos estudos da produção de subjetividade na perspectiva de Michel Foucault, problematizando o fato de que na fronteira da constituição da existência, na zona de indeterminação que emerge dela, é possível tratar o tema da formação como produção de subjetividade. A noção de experiência-limite de Maurice Blanchot contribui para se poder afirmar que formar professores é produzir subjetividades. Com este agenciamento entre formação, vida e resistência, a ideia é pensar possibilidades de condições de trabalhos para professores que vêm sendo judicializadas e aprisionadas em formações ditas competentes para lidar com o contemporâneo e suas facetas, que cada vez mais investem em uma vida pret-à-porter para que se mantenha a permanência de práticas pedagogizantes. Contrário a esta posição, o artigo propõe agenciamentos para formar e desformar, assumindo os riscos e afirmando modos desindividualizantes e mais coletivos e assim facultando a expressão de uma formação inventiva de professores.
Referência: DIAS, Rosimeri de Oliveira.Vida e resistência: formar professores pode ser produção de subjetividade?. Psicol. estud. [online]. 2014, vol.19, n.3, pp.415-426. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-73722233705.
Nome do artigo: Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação.
RESUMO: Trata-se de um estudo que teve por objetivo discutir as implicações e repercussões das pesquisas acerca doknowlwdge base para a formação inicial de professores. Esse campo de pesquisa surge em âmbito internacional na década de 1980 e vem apresentando expressiva profusão e multiplicação dos estudos na área. A importância desses estudos é atribuída, em grande parte, ao seu potencial no desenvolvimento de ações formativas que vão além de uma abordagem acadêmica, envolvendo as dimensões pessoal, profissional e organizacional da profissão docente. Foram analisadas obras de autores de referência na área como Tardif, Gauthier e Shulman. A análise das produções deu-se a partir de dois enfoques: primeiro, buscou-se apreender como definem saberes docentes numa perspectiva conceitual e tipológica e, depois, identificou-se indícios de alternativas de natureza teórica e prática para a formação inicial de professores. O estudo revela que a elaboração de um repertório de conhecimentos para o ensino, tendo como referência os saberes profissionais dos professores tais como estes os mobilizam e utilizam em diversos contextos do trabalho cotidiano, permite a introdução de dispositivos de formação que visem habituar os futuros educadores à prática profissional. Destaca-se a necessidade de garantir que as formações cultural, científica, pedagógica e disciplinar estejam vinculadas à formação prática, consolidando, assim, uma Teoria do Ensino.
Referência: ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de  and  BIAJONE, Jefferson.Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educ. Pesqui. [online]. 2007, vol.33, n.2, pp.281-295. ISSN 1517-9702.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022007000200007.

Outros materiais