Buscar

Relatório de preparo e padronização de soluções

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Objetivo: Estudar as maneiras apropriadas de expressar a concentração das soluções e desenvolver técnicas de preparação de soluções aquosas a partir da diluição de soluções concentradas, ou a partir de um soluto sólido. E determinar a concentração exata de soluções aquosas diluídas de acido clorídrico e de hidróxido de sódio, empregando o método de da titulação ácido-base.
Introdução:
Uma mistura homogênea é composta de uma substância em maior quantidade, o solvente, e outra em quantidade menor, o soluto, que se encontra dispersa na anterior. Assim, toda mistura possui uma fase dispersora e uma fase dispersa. As dispersões são geralmente classificadas em soluções verdadeiras, coloidais e suspensões, de acordo com o tamanho das partículas da fase dispersa. As soluções verdadeiras possuem átomos, íons ou moléculas dispersas de aspecto uniforme e esses são invisíveis para todos os aparelhos, sendo que suas partículas dispersas apresentam o tamanho menor que 1nm. A separação dessas partículas não é possível por nenhum tipo de filtro. Já as soluções coloidais são aglomerados de átomos, íons ou moléculas, sendo esses visíveis ao ultramicroscópico. É um sistema heterogêneo no qual as partículas podem ser sedimentadas por meio de ultracentrifugas e separadas usando ultrafiltros. As suspensões apresentam partículas de diâmetro maior que 1000 nm. Assim, elas podem ser vistas a olho nu ou por microscópio. É uma mistura heterogênea e suas partículas se sedimentam, sendo facilmente filtradas.
Uma solução é uma dispersão homogênea de duas ou mais espécies de substancias, que podem ser compostas de qualquer estado físico da matéria, porém sempre em uma única fase. A quantidade de substancia que se dissolve em um solvente é determinada por sua solubilidade, que depende da substancia e do solvente. É possível determinar a relação de quantidades soluto-solvente sabendo-se o coeficiente de solubilidade, que indica a quantidade de soluto que pode ser dissolvida em uma porção fixa de solvente em uma determinada condição de temperatura e pressão. Uma solução pode ser classificada de acordo com o coeficiente de solubilidade como:
- Soluções saturadas contêm uma quantidade de soluto dissolvido igual à sua solubilidade naquela temperatura, ou seja, o coeficiente de solubilidade. Ao adicionar mais soluto, esse excesso não se dissolve. 
- Soluções insaturadas contêm uma quantidade de soluto dissolvido menor do que o coeficiente de solubilidade naquela temperatura.
- Soluções supersaturadas são as que a quantidade de soluto dissolvido é maior que o coeficiente de solubilidade, porém não ocorre precipitação. São situações metaestáveis.
Para preparar uma solução é necessária a indicação da proporção utilizada no seu preparo, sendo essa a concentração. A concentração é a expressão da quantidade de soluto dissolvido em uma quantidade determinada de solvente. As expressões mais comuns são concentração molar (mol/L), que relaciona a quantidade de soluto (mol) com o volume da solução, fração volumétrica (g/L), que seria a relação da massa do soluto com o volume da solução, fração molar, que é a relação entre o numero de mol do soluto ou do solvente e a soma do numero de mol de todas substancias presentes na solução, concentração percentual, definida através da massa da substância dividida pela massa total da mistura, multiplicado por 100.
Ao dissolver o soluto em solvente ocorre a substituição das forcas de atração soluto-soluto e solvente-solvente por forças soluto-solvente na solução. A intensidade dessas forças que determinam a solubilidade desse soluto nesse solvente. Generalizando, substancias iônicas e polares tendem a se dissolver umas nas outras e substancias apolares são solúveis em substancias apolares. 
É importante saber que para utilizar estas soluções no laboratório, é necessária a padronização da solução, ou seja, titulá-la com uma substância considerada padrão (que a concentração real é conhecida), para que a partir da reação química das duas substâncias, seja possível calcular a concentração exata da solução preparada. Essa padronização é feita usando um erlenmeyer e uma bureta, e adiciona-se uma quantidade conhecida de determinada substancia padrão á solução ate que ocorra a reação completa. Para detectar o ponto de equivalência nas reações de neutralização são utilizados os indicadores de ph, que mudam de cor dentro de uma faixa de ph. As reações de neutralização ocorrem quando misturamos um ácido e uma base, de modo que o pH do meio é neutralizado e se produz água e um sal. Uma reação de neutralização total ocorre quando a quantidade de íons H+liberados pelo ácido é igual à quantidade de íons OH- liberados pela base. Ja a neutralização parcial é a reção em que a quantidade de íons H+ e OH- liberados pelo ácido e pela base, respectivamente, é diferente.
 A solução padrão seria uma solução com concentração conhecida e exata de uma substancia química. Porem antes de explicar soluções padrões temos que entender o que seria exatidão e o que seria precisão. A exatidão seria a proximidade do valor obtido com o valor real e a precisão seria a proximidade dos valores obtidos uns com os outros. 
As soluções padrões podem ser divididas em primarias e secundarias. As soluções primárias são preparadas por medidas diretas da massa do soluto (padrão primário) e do volume total da solução, pesando a quantidade exata da substancia que ira ser utilizada, dissolver e diluir ao vilume desejado. Padrao primário é a denominação para substancias que podem ser utilizadas para preparar uma solução padrão primaria. O padrão primário deve ser uma substancia pura estável ou em solução, de secagem fácil e que não absorve umidade do ar, solúvel em solvente adequado, peso molecular alto e a reação entre o padrão e a substância em teste deve ocorrer à temperatura ambiente e ter estequiometria definida. 
Uma solução padrão secundária é aquela cuja concentração só pode ser determinada a partir de uma análise química. As soluções padrões secundárias necessitam de uma padronização com uma solução primária.
http://www.quimicasuprema.com/2015/05/preparacao-e-padronizacao-de-solucoes.html
http://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-neutralizacao.htm
http://alunosonline.uol.com.br/quimica/exatidao-precisao.html
http://calibraend.blogspot.com.br/2013/02/voce-conhece-diferenca-entre-precisao-e.html
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/exatidao-precisao-das-medidas.htm

Outros materiais