Buscar

Avaliando o aprendizado mód2 de Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL
	
	Exercício: GST0917_EX_A2_201407373447 
	 Voltar
	Aluno(a): LUCIANO DIAS ROSA
	Matrícula: 201407373447
	
	Data: 13/09/2014 23:48:25 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201407650961)
	
	Tendo como base a análise do ensino superior, assinale a afirmativa que NÃO corresponde a associação conceito versus definição.
		
	
	Os cursos lato sensu também são chamados especialização, possuem caráter de aperfeiçoamento ou de atualização em uma determinada área de conhecimento.
	
	Vocaciona-se o bacharel para disciplinas voltadas à atuação profissional; enquanto o licenciado é preparado para atuar como professor na Educação Básica.
	
	Bacharelado e Licenciatura são cursos superiores que confere ao formado competências em determinado campo do saber para o exercício de uma determinada atividade.
	
	O curso Tecnológico possui carga-horária menor que o Bacharelado e a Licenciatura, e apresenta como característica a preparação para atuar em uma determinada área.
	 
	Os cursos stricto sensu são cursos voltados à formação científica e acadêmica e também ligados à pesquisa. Existem nos níveis: Bacharelado e Licenciatura.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407981059)
	
	Sobre o estágio supervisionado, assinale a alternativa correta.
		
	
	Apenas os cursos de stricto sensu tem obrigatoriedade de cumprir os estágios supervisionados.
	
	Não é uma atividade acadêmica obrigatória, pois não há necessidade de que o aluno una os conhecimentos teóricos aos práticos.
	 
	É uma atividade acadêmica obrigatória, para os cursos de nível superior sejam eles: bacharelados, licenciaturas ou tecnológicos. Todos os cursos possuem a mesma carga horária mínima para o estágio supervisionado.
	
	O Estágio supervisionado está disponível apenas para os cursos de graduação tecnológica.
	 
	O estágio supervisionado tem o intuito de unir os conhecimentos teóricos aprendidos em sala, com os conhecimentos práticos oferecidos pelo mercado de trabalho. É uma atividade acadêmica obrigatória para a maioria dos cursos, a carga horária varia de curso para curso.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407980308)
	
	Sobre a Universidade Estácio de Sá, analise as afirmações e assinale a alternativa correta:
I - A Estácio é uma instituição que desenvolveu um projeto nacional de Educação Superior baseado nos conceitos contemporâneos da sociedade do conhecimento, focado no desenvolvimento dos seus alunos para o mundo do trabalho.
II - A Estácio é composta por faculdades, centros universitários e universidade presentes no território nacional que iniciou um projeto que teve por base os conceitos de sociedade do conhecimento e de economia do conhecimento.
III - No Sistema de Gestão de Conhecimento, os professores elaboraram coletivamente a melhor proposta pedagógica, os planos de ensino de cada disciplina, os quais se subdividem em planos de aula semanais.
		
	
	somente I está correta.
	
	somente I e II estão corretos.
	
	somente I e III estão corretos.
	
	somente II está correta.
	 
	I, II e III estão corretos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407638536)
	
	As Instituições de Ensino Superior podem ser Universidades, Centros Universitários e Faculdades. Nelas funcionam os cursos de graduação, que se dividem em bacharelados, licenciaturas e tecnólogos. No tocante a pós-graduação, podemos dividir os cursos em:
		
	
	stricto sensu (graduação tecnologica) e lato sensu (graduação tradicional)
	
	stricto sensu (pós graduação tecnológica) e lato sensu (pós graduação tradicional)
	 
	stricto sensu (mestrados e doutorados) e lato sensu (cursos de especialização e MBAs)
	
	stricto sensu (formação geral) e lato sensu (formação específica)
	
	stricto sensu (cursos de especialização e MBAs) e lato sensu (mestrados e doutorados)
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407638992)
	
	A educação brasileira é regulamentada pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que define os princípios orientadores da organização de programas educacionais e possui três níveis: Fundamental, Médio e Superior. Em relação ao Ensino Superior brasileiro, NÃO podemos afirmar que (assinale a única alternativa errada):
		
	
	As Instituições de Ensino Superior podem ser Universidades, Centros Universitários e Faculdades. Nelas funcionam os cursos de graduação, que se dividem em bacharelados, licenciaturas e tecnólogos.
	 
	É obrigatório para todos os cursos ofertados pelo Ensino superior, sem nenhuma distinção, o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), Estágio curricular obrigatório e 100 horas de Atividades Acadêmicas Complementares, conforme solicita o Ministério da Educação.
	
	Além das disciplinas, alguns cursos têm definidas a obrigatoriedade de carga horária mínima de atividades acadêmicas complementares, de estágio curricular e trabalho de conclusão de curso, dentre outros.
	
	As diretrizes do Ministério da Educação determinam os componentes curriculares obrigatórios e o tempo mínimo e máximo para integralização de cada curso de graduação.
	
	Ainda fazem parte do Ensino Superior os cursos de pós-graduação, que se subdividem em stricto sensu (mestrados e doutorados) e lato sensu (cursos de especialização e MBAs).
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407980307)
	
	"A primeira Universidade a surgir no mundo foi durante a Idade Média, no século XI, a Universidade de Bologna, mais precisamente em 1088. No Brasil, foi a Universidade do Brasil, já no século XX (1922)." Fonte: Da graduação para o mercado de trabalho: caminhos para o sucesso, org., Hugo Santos Jr, Estácio" Seses, 1ª edição, Rio de Janeiro, 2014. 
De acordo com o tema e seus conhecimentos sobre o assunto podemos afirmar que:
		
	
	as universidades são as que possuem menor grau de autonomia dentro do sistema, precisam de autorização para a abertura e encerramento de cursos e de campi.
	
	as Universidades no Brasil podem ser instituições somente de origem pública; porém, as mesmas estão submetidas às leis maiores do país.
	
	a universidade veio antes do professor tornando-se a única instituição responsável pelo ensino formal na sociedade publica e privada.
	
	as faculdades no Brasil podem ser instituições somente de origem privada; porem as mesmas estão submetidas às leis maiores do país.
	 
	a Universidade é fundamentalmente multidisciplinar, já que deve ser constituída por uma oferta variada de cursos.
		
	
	
	 Voltar

Outros materiais