Buscar

Estação Total (Tutorial)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tutorial de utilização de Estação Total
Topografia
Tutorial explicativo com o passo a passo na utilização de Estação Total para trabalhos topográficos. Destinado a alunos de Topografia e profissionais da área.
1. Definição da área de interesse
	No campo, antes de qualquer coisa, defina qual o melhor local a se posicionar as estações, visando o menor número de estações com maior riqueza de pontos visados. Procure escolher locais mais planos, com menos vegetação e maior visibilidade da área, lembrando que você terá que visar a estação anterior (Ré), portanto atente-se a este detalhe.
2. Montagem do equipamento
	Primeiramente, monte o tripé no local onde se estabeleceu a primeira estação, em seguida monte a estação total sobre o tripé, parafusando-a até ficar bem fixa, nivele a estação e coloque o fio de prumo. A seguir una o prisma com a balisa e anote a altura do instrumento. Retire a tampa do prisma e a borracha de proteção da balisa. Atente ao manejo dos equipamentos, zele pela conservação dos mesmos, pois esses materiais possuem peças sensíveis.
3. Criação de destino dos dados
	Acesse o menu após o nivelamento pressionando “esc” → “R”.
→ Pressione F1 (Coleta de dados)
→ Insira o nome do arquivo (Nome do grupo, ex: G196) 
→ Pressione “Enter” e a pasta destino está criada.
4. Inserção de estação e pontos
	4.1 Criação da primeira estação
	Após a criação da pasta de destino dos arquivos, um menu aparecerá. Neste momento, você irá criar a primeira estação. Para isso siga os passos abaixo:
	
→ Pressione F1 (Inserir PT estação)
→ PT: E0 
→ Cdpt: E 
→ Altura do equipamento: x,x m 
→ Salve pressionando F4
→ “Definir pt est?” - Escolha a opção 'Sim'
	
	4.2 Criação da Ré
	Após a criação da primeira estação você precisará de uma Ré para zerar os dados e referenciar a sua coleta de pontos de Vante. Para isso, siga as instruções:	
→ Pressione F2 (Inserir Ré) 
→ PT: EN 
→ Cdpt: R 
→ Altura do prisma: x,x m 
→ F2 (zera) 
→ “Colimar Ré?” - Sim 
→ F4 (Med = Medir distância) 
→ F2 (Distância).
4.3 Criação da vante 
	Para coletar pontos de vante é preciso inserir um ponto de vante, isso serve tanto para pontos irradiados quanto para as próximas estações, o que muda é o código do ponto. Atente-se para esses códigos pois podem gerar dúvidas quando forem utilizados no softwere.
	Para inserir uma vante, siga os passos:
→ F3 (Inserir Vante)
→ PT: E1 
→ Cdpt: V 
→ Altura do prisma: x,x m 
→ F4 (all).
	A partir deste momento, para coletar os pontos iradiados, você simplesmente posiciona o prisma no local do ponto e pressiona F4 para recolher os dados. Lembre-se de identificar pontos extras, como por exemplo postes ou vértices de construções, com um código (Cdpt) diferente para facilitar a diferenciação da poligonal de interesse com esses elementos internos da mesma. Assim, na hora de visualizar o trabalho no softwere, os códigos estarão dessa forma:
	Estação: E
	Ré: R
	Vante: V
	Ponto Irradiado: I
	Pontos aleatórios: Pa (ou da forma que julgar conveniente)
5. Mudança de estação
	Depois de coletados todos os pontos a partir da primeira estação, marque o local exato onde a estação está posicionada, desligue o aparelho, desparafuse a estação total, trasfira o tripé para o local onde ficará situada a segunda estação e faça a montagem do aparelho novamente, da mesma forma e com o mesmo cuidado utilizado na primeira montagem.
	Ligue a estação, e vá até a pasta onde estão os dados do trabalho. Nesse momento, você irá inserir uma ré, que será a estação anterior. Posicione o prisma onde a primeira estação foi montada e colete o ponto de ré. A partir daí, você irá coletar os pontos de vante.
	Repita o procedimento até o fechamento da poligonal. E lembre-se, a última estação será a primeira Ré visada no trabalho. Você deverá montar a estação neste local e tomar como vante a primeira estação para que o softwere reconheça o caminhamento e identifique a poligonal.
Estação total – Passo a passo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes