Buscar

Atividade 01 Responsabilidade Civil 30.01.14

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 01: Responda as questões que seguem.
Conceitue Responsabilidade Civil
Responsabilidade Civil, também conhecida como responsabilidade extracontratual do Estado, na definição de Di Pietro (2008, p.607), corresponde à obrigação de reparar danos causados a terceiros em decorrência de comportamentos comissivos ou omissivos, materiais ou jurídicos, lícitos ou ilícitos, imputáveis aos agentes públicos.
Qual é a finalidade da Responsabilidade Civil ?
A responsabilização civil tem por finalidade precípua o restabelecimento do equilíbrio violado pelo dano. 
Por isso, há no ordenamento jurídico vigente, a responsabilidade civil não só abrangida pela idéia do ato ilícito, mas também há o ressarcimento de prejuízos em que não se cogita da ilicitude da ação do agente ou até da ocorrência de ato ilícito, o que se garante pela Teoria do Risco, haja vista a idéia de reparação ser mais ampla. 
O princípio que sustenta a responsabilidade civil contemporânea é o da restitutio in integrum, isto é, da reposição do prejudicado ao status quo ante. 
Neste diapasão, a responsabilidade civil possui dupla função na esfera jurídica do prejudicado: mantenedora da segurança jurídica em relação ao lesado e sanção civil de natureza compensatória.
Quais são os elementos da Responsabilidade Civil ?
São elementos da responsabilidade civil:
Conduta Humana (ato): atuação lesiva culposa ou dolosa do agente. A atuação pode ser positiva (comissiva) ou negativa (omissiva);
Nexo Causal: nexo de causalidade entre o dano havido e a conduta do agente, o que significa ser necessário que o dano efetivamente haja decorrido da ação do agente ( ou de sua omissão ilícita, se fosse o caso de o agente ter o dever de agir);
Dano: é a lesão ao interesse jurídico tutelado, material ou moral.

Outros materiais