Buscar

AV1 Materiais 05.10.2013

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201001389244)
	3a sem.: ESTRUTURA CRISTALINA
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Em relação aos materiais cristalinos e os não-cristalinos (amorfos) podemos afirmar que:
		
	
	Os materiais cristalinos apresentam uma estrutura cristalina organizada que se repete por grande parte do material. Já os materiais amorfos não apresentam ordem que se repete a longo alcance.
	
	Os materiais amorfos apresentam uma estrutura cristalina organizada que se repete por grande parte do material. Já os materiais cristalinos não apresentam ordem que se repete a longo alcance.
	
	Tanto os materiais cristalinos quanto os amorfos não apresentam ordem que se repete por grande parte do material.
	
	Os materiais cristalinos são aqueles que formam as pedras preciosas e semi-preciosas, enquanto os materiais amorfos podem apresentar estrutura organizada ou desorganizada se repetindo por todo o material. 
	
	Tanto os materiais cristalinos quanto os amorfos apresentam uma estrutura cristalina organizada que se repete por grande parte do material.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201001389776)
	5a sem.: PROPRIEDADES MECANICAS
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Qual a diferença entre tensão de escoamento e tensão limite de resistência a tração em materiais metálicos? 
		
	
	A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação plástica para elástica. A tensão limite de resistência a tração é a máxima tensão a que um material é submetido em um ensaio de tração.
	
	A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação elástica para plástica. A tensão limite de resistência a tração é aquela onde o material sofre fratura.
	
	A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação plástica para elástica. A tensão limite de resistência a tração é aquela onde o material sofre fratura em um ensaio de tração.
	
	A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação elástica para plástica. A tensão limite de resistência a tração é a máxima tensão a que um material é submetido em um ensaio de tração.
	
	A tensão de escoamento a máxima tensão a que um material é submetido em um ensaio de tração. A tensão limite de resistência a tração é aquela onde ocorre uma transição da deformação elástica para plástica.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201001485720)
	2a sem.: Estrutura Cristalina dos Materiais
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Os metais são materiais cristalinos, ou seja, apresentam uma ordem microscópica de arranjo atômico repetitiva em longas distâncias, que pode variar em orientação dentro de pequenos volumes denominados de grão. Como sabemos, não só os metais são cristalinos, mas também muitos cerâmicos e alguns polímeros. Aqueles que não apresentam este padrão de repetição a longas distâncias são chamados de materiais amorfos.
Na teoria relacionada originada a partir do estudo de materiais cristalinos, define-se número de coordenação, que representa o número de átomos vizinhos mais próximos de átomo.
Considerando a teoria cristalográfica, assinale a opção que está CORRETA.
		
	
	O número de coordenação de uma célula CS é 8.
	
	O número de coordenação de uma célula CFC é 20.
	
	O número de coordenação de uma célula CFC é 10.
	
	O número de coordenação de uma célula CCC é 12.
	
	O número de coordenação de uma célula CFC é 12.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201001391515)
	1a sem.: CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Os materiais formados frequentemente por óxidos, carbetos e/ou nitretos e que são tipicamente isolantes elétricos e térmicos, são resistentes a alta temperatura e ambientes a abrasivos; são extremamente duros, porém frágeis são classificados como:
		
	
	Materiais avançados. 
	
	Metais; 
	
	Cerâmicas; 
	
	Compósitos; 
	
	Polímeros; 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201001485579)
	2a sem.: Estrutura Cristalina dos Materiais
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Um modelo físico muito comum e de fácil entendimento para explicar a constituição da estrutura da matéria é o átomo de Bohr, que considera a estrutura atômica como uma miniatura do sistema solar , ou seja, composto de NÚCLEO (sol) em órbitas circulares ou elípticas onde se localizam os ELÉTRONS (planetas). Considerando a teoria atômica relacionada ao modelo anteriormente mencionado, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	Na ligação metálica, os elétrons são compartilhados por vários átomos. Assim admite-se que o átomo encontra-se constantemente no estado de perder, ganhar e dividir elétrons-valência com os átomos adjacentes.
	
	Na ligação covalente, um átomo compartilha seus elétrons com outros átomos adjacentes.
	
	Na ligação iônica, os átomos dos elementos de valência facilmente liberam esses elétrons, tornando-se íons carregados positivamente.
	
	Vários materiais cerâmicos possuem como base de agregação atômica a ligação iônica.
	
	Na ligação de Van der Waals, ocorre influência mútua das ondas eletrônicas estacionarias, ocorrendo compartilhamento dos elétrons de forma semelhante a ligação covalente.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201001486853)
	4a sem.: Diagramas de Equilíbrio
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Embora estejamos mais acostumados com o conceito de soluções líquidas, há também as soluções sólidas, ou seja, a mistura de dois ou mais elementos, existindo um solvente (aquele em maior quantidade, também chamado de hospedeiro) e os solutos, aqueles em menor quantidade. Há a formação de uma solução sólida quando o soluto (ou solutos) não altera a estrutura cristalina do solvente e se distribuem uniformemente, mantendo a homogeneidade do todo.
Considerando as características das soluções, identifique a afirmação CORRETA. 
		
	
	É possível alterar as propriedades do material alternando a forma e distribuição das fases através de processos termo-químicos.
	
	As fases sólidas são representadas nos diagramas de fase por letras gregas. Suas propriedades ou características mudam lentamente com o tempo, ou seja, o estado de equilíbrio nunca é alcançado.
	
	Através da adição de elementos de liga a um material puro, este poderá fazer parte da rede cristalina, sempre ocupando posições atômicas, nunca intersticiais. 
	
	A capacidade de uma dada fase em dissolver um elemento de liga ou impureza tem limite. Esse limite é chamado limite de solubilidade. Uma vez excedido este limite, precipita-se uma nova fase, mais rica nos elementos de liga ou impurezas que não foram dissolvidos.
	
	Fase é a porção de matéria fisicamente homogênea e perfeitamente distinguível. A interação entre duas ou mais fases em um material permite a obtenção de propriedades diferentes.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201001389184)
	3a sem.: ESTRUTURA CRISTALINA
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	1-     Considerando a célula unitária abaixo, se as esferas apresentam raio de 0,15 nm, qual o seu fator de empacotamento atômico? (Dado: VE= 1,33πR3).
		
	
	2,57% 
	
	0,25%
	
	0,38%
	
	38%
	
	25,7% 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201001486858)
	4a sem.: Diagramas de Equilíbrio
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Ao sofrer deformação mecânica, o aço tem sua microstrutura alterada, podendo originar grãos alongados a partir de grãos com simetria equiaxial Isto ocorre quando um aço, por exemplo, é submetido aos processos de fabricação de laminação e forjamento a frio. Com relação aos processos de deformação mecânica dos materiais, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	Uma vez a estrutura encruada, só podemos recuperá-la a partir da fundição do material novamente.
	
	Laminação é o processo de deformação plástica no qual o metal tem sua forma alterada ao passar entre rolos e rotação. 
	
	A ductilidade diminui com o aumento do grau de encruamento do material.
	
	limite de resistência do metal aumenta com o grau de encruamento do material.Forjamento é o processo de deformação plástica de metais por prensagem ou martelamento.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201001390008)
	2a sem.: ESTRUTURA CRISTALINA
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Se o raio atômico do magnésio é 0,160 nm, calcule o volume de sua célula unitária na estrutura CCC e CFC.
		
	
	0,093 nm e 0,050 nm.
	
	0,050 nm e 0,093 nm.
	
	0,136 nm e 0,666 nm.
	
	0,369 nm e 0,452 nm.
	
	0,452 nm e 0,369 nm. 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201001391640)
	4a sem.: DIAGRAMA DE EQUILIBRIO DE FASES
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Nas cidades onde ocorrem grandes nevascas costuma-se utilizar sal para derreter o gelo mais rapidamente, evitando problemas com seu acumulo nas ruas. Ao se adcionar sal ao gelo, ocorre uma redução do ponto de fusão da água, fazendo com que o gelo derreta em temperaturas menores que a temperatura de fusão padrão (próximo a 0 ºC). Como nas cidades onde ocorrem as nevascas as temperaturas, geralmente, se mantem em níveis negativos por certo tempo, o gelo não iria derreter, pois isso so aconteceria ao atingir temperatura de fusão. Com adição de sal essa fusão pode ocorrer em temperaturas inferiores a 0 ºC, evitando o acumulo de gelo nas ruas. Assim, considere uma nevasca ocorrida em uma determinada cidade na qual a temperatura se mantem em -10 ºC. Com base no diagrama de fases H2O-NaCl, qual seria a concentração aproximada de sal para derreter o gelo sem grandes desperdícios do mesmo?
 
		
	
	11% de sal. 
	
	6% de sal. 
	
	15% de sal. 
	
	26% de sal. 
	
	19% de sal.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes