Buscar

Contágio: Um Filme Sobre uma Epidemia Global

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Contágio. Dir. Steven Soderbergh. Warner Bros. EUA, 2011.
 O filme contágio é dirigido por Steven Soderbergh sendo protagonizado por Matt Damon, Jude Law, Kate Winslet, Laurence Fishburne, Marion Cotillard e Gwyneth Paltrow. Estreou no dia 9 de setembro de 2011 nos Estados Unidos, e 28 de outubro no Brasil no mesmo ano.
 A obra se inicia mostrando uma executiva, Beth, que está a trabalho na China, tendo contato com a cultura e comida local e com pessoas de diversos países. Ao chegar em casa nos EUA, ela reencontra seu marido e filhos. Não se sentindo bem, acredita que está sofrendo de cansaço da viagem, mas pouco tempo depois acaba entrando em convulsão. Enviada ao hospital, ela é atendida mas falece pouco tempo depois, sem que os médicos consigam fazer nada e nem ao menos fechar um diagnóstico. Seu marido descobre ser imune ao vírus e luta para manter sua única filha longe da contaminação. Casos semelhantes começam a aparecer em Tóquio, na Europa e em Hong Kong. No desenrolar da história aparece um jornalista americano que prevê a catástrofe que se aproxima, assistindo o vídeo da morte de uma das primeiras vítimas da doença na Ásia, antes que a doença se espalhasse globalmente. 
 Com o passar do tempo novos personagens surgem e com eles novas vítimas. O chefe do CDC designa Kate, uma de suas peritas em doenças infecciosas para tentar controlar a doença e descobrir onde ela pode ter se originado. Kate acaba vindo a ser também uma das vítimas da doença e assim como os outros infectados em pouco tempo vem a óbito. 
 De uma etapa a outra, muitas pessoas morrem e o pânico instala-se em todas as áreas afetadas. O filme mostra todos os lados que participam de um evento dessas proporções, desde uma população desesperada que saqueia comércios em busca de mantimentos, como também farmácias e laboratórios em busca de medicamentos para cura. 
 O governo e a OMS buscam rastrear a origem do vírus e como acontece sua forma de transmissão, onde cientistas e médicos trabalham incessantemente em seus laboratórios, buscando isolar o vírus, estudá-lo, e conseguir cultivá-lo em laboratório, ou descobrir uma forma de enfraquecê-lo e desenvolver uma vacina. Há também a busca pelo “paciente zero”, que é a primeira pessoa a ser infectada, para isso, descobrir a origem do vírus.
 Rumores de que a America e Europa estariam desenvolvendo uma vacina que seria destinada preferencialmente em suas populações, deixando asiáticos e africanos por último, leva ao sequestro uma epidemiologista americana enviada China para estudar o evento. Seu objetivo era ter prioridade no acesso vacina quando esta estivesse disponível.
 Mais de 26 milhões de pessoas morreram à espera da vacina.
 O final do filme nos mostra a origem do vírus, que a partir de um pedaço de banana que foi parcialmente comido por um morcego e em seguida por um porco vai parar na cozinha do restaurante. Quando Beth apertou a mão do cozinheiro no cassino em Macao, contraiu o vírus.
 Este foi um excelente filme, onde nos mostra uma simulação do que aconteceria se um novo vírus que se espalha pelo ar surgisse e se alastrasse de forma muito rápida por todo o mundo. Esta obra nos lembra muito a realidade que vivenciamos com a doença conhecida como H1N1 (gripe Influenza tipo A ou gripe suína) que se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010, fazendo com que cientistas se mobilizassem rapidamente para encontrar a cura e paralisar as mortes da população.

Outros materiais