Buscar

simulado historia da educaçao

Prévia do material em texto

Leia o fragmento de texto:
“O estudo da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 8)
Para compreender a importância da história da educação é necessário reconhecer que a construção histórica, em suas especificidades, traz tensões, conflitos, dilemas e desafios no âmbito das práticas e cultura escolar. 
Sobre essas especificidades no período Medieval e no Renascimento (início da Idade Moderna), enumere na ordem sequencial, as concepções referentes a cada momento histórico  e suas características.
1 – Período Medieval
2 – Renascimento
(  ) As escolas elementares tiveram significativa expansão.
(  ) Uma das características mantida pelo método escolástico era a permanência da oralidade e a memorização das obras estudadas.
(  ) A forma dominante de transmissão do conhecimento era a transmissão oral e a educação pautada na formação do homem de fé e nos valores cristãos.
(  ) As propostas pedagógicas das instituições tiveram influência do humanismo.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 – 1 – 1 – 2
	
	B
	2 , 1 , 1 , 2
	
	C
	2, 2,  1,   2
	
	D
	1 , 1 , 2 , 2
	
	E
	2 , 2, 1,  1

Outros materiais