Apol 3   Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação e Liderança e Coaching
4 pág.

Apol 3 Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação e Liderança e Coaching


DisciplinaAdministração Financeira e Contabilidade Pública38 materiais941 seguidores
Pré-visualização1 página
Apol 3- Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação e Liderança e Coaching
Questão 1/5
Leia o conto abaixo, intitulado o \u201cCorvo e a Raposa\u201d: 
Um dia um corvo estava pousado no galho de uma árvore com um pedaço de queijo no bico quando passou uma raposa.
Vendo o corvo com o queijo, a raposa logo começou a matutar um jeito de se apoderar do queijo. Com esta ideia na cabeça, foi para debaixo da árvore, olhou para cima e disse:
\u2013 Que pássaro magnífico avisto nessa árvore! Que beleza estonteante! Que cores maravilhosas! Será que ele tem uma voz suave para combinar com tanta beleza! Se tiver, não há dúvida de que deve ser proclamado rei dos pássaros.
Ouvindo aquilo o corvo ficou que era pura vaidade. Para mostrar à raposa que sabia cantar, abriu o bico e soltou um sonoro: Cróóó!
O queijo veio abaixo, claro, e a raposa abocanhou ligeiro aquela delícia, dizendo:
\u2013 Olhe, senhor Corvo, estou vendo que voz o senhor tem, o que não tem é inteligência!
Conclusão do conto, sob o olhar da negociação:
O plano estratégico da raposa tinha por objetivo que o corvo soltasse o queijo que estava em seu bico, utilizando-se da tática do engodo e do empoderamento, fazendo com que o corvo se sentisse envaidecido, ou seja, acreditando na comunicação enganosa de que possuía um lindo canto.
Frete a afirmação acima, analise as alternativas abaixo, verificando quais são os comportamento e habilidade que se transformaram em técnicas pela \u201craposa\u201d para o atingimento de seu objetivo.
I \u2013 Boa e adequada postura
II \u2013 Estar atento a sua própria expressão e a do outro
III \u2013 Buscar empatia
IV \u2013 Possuir um roteiro (organização das ideias, definição do que se pretende desenvolver na negociação).
V \u2013 conhecer bem a outra parte envolvida na negociação.
Após analisar as alternativa  acima, assinale a CORRETA.
	
	A
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	B
	Apenas as afirmativas  II  e  III estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.
	
	D
	Apenas as afirmativas I e V estão corretas.
	
	E
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Questão 2/5
Estudamos o autor Elfenbein (2008), que juntamente com os seus colegas pesquisaram as características que afetam minimamente uma negociação. Enfim, essas características encontram-se os traços de personalidade. Baseando-se nos achados desse autor podemos classificar as alternativas abaixo como \u201cVerdadeiras\u201d e \u201cFalsas\u201d.
( ) A crença que o negociador possui sobre a negociação poderá ter um impacto positivo na sua fala, postura e expectativa, tendendo a negociar melhor.
( ) Os negociadores que durante o estudo de Elfenbein estavam mais preocupados com seus próprios resultados alcançaram um desempenho mais elevado nas negociações.
( ) Os egoístas parecem ser totalmente capazes de detectar emoções de seus homólogos. Os egoístas fazem mais concessões quando a outra parte expressa desapontamento com a oferta.
( ) Os negociadores altamente inteligentes não criam maior valor a negociação do que os menos inteligentes.
( ) O fato dos negociadores serem criativos, não aumenta os resultados de uma negociação.
Agora assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
	
	A
	V,V,V,F,V
	
	B
	V,F,F,V,F
	
	C
	V,F,V,V,F
	
	D
	F,V,V,F,F
	
	E
	V,F,V,F,F
Questão 3/5
Negociamos a todo tempo em todo momento, desde a tenra idade e além da vida adulta. Negociar é também uma arte, mas requer habilidades que podem e deverão ser desenvolvidas pelo negociador e, em especial, pelo de conflitos, fazendo com que ele adote um estilo próprio de negociar.  Sparks (2012) classifica quatro estilos primários de negociadores, com seus respectivos impulsos e crenças. Nas alternativas abaixo, atribua \u201cV\u201d para as afirmativas verdadeiras e \u201cF\u201d para as falsas, depois assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
I. O estilo Restritivo, reflete um perfil pouco cooperativo e passivo,  espera que outros tomem a iniciativa em seu próprio interesse.
II. O estilo Ardiloso, visivelmente prefere uma interdependência ganha-perde e se atém a detalhes e rotinas na hora de fechar um negócio.
III. O estilo Amigável, busca ser simpático e cooperativo a fim de fechar o melhor acordo possível.
IV. O estilo Confrontador, concorda com todos tópicos específicos durante o processo de negociação até estabelecer um acordo sólido.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	B
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas a afirmativa IV  está correta.
	
	D
	Apenas as afirmativas I , II e III estão corretas.
	
	E
	Todas as afirmativas estão corretas
Questão 4/5
O processo de Coaching também é um extraordinário aliado quando o objetivo é desenvolver a capacidade de tomar decisões. Por meio de suas técnicas e ferramentas, o método auxilia a pessoa a identificar os fatores que a bloqueiam e impedem de assumir suas deliberações. O processo é tão poderoso porque além de desvendar as origens do problema, também atua no desenvolvimento de novas habilidades e competências técnicas, emocionais e comportamentais. O objetivo, com isso, é permitir que indivíduo conquiste: maior autoconfiança, autoestima, automotivação e possa, finalmente, se reconhecer como alguém capaz de tomar as próprias decisões.
Disponível em: MARQUES, José Roberto.  Como o coaching  pode ajudar na tomada de decisões. http://www.jrmcoaching.com.br/blog/como-o-coaching-pode-ajudar-na-tomada-de-decisoes/ Acesso em: 07 / 03 / 2016 às 20h40
Com base no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A função do coaching é desenvolver as capacidades das pessoas a fim de tomarem decisões seguras.
II. O coaching tem como principal foco de atuação as pessoas.
III. O processo de coaching contribui para o desenvolvimento das habilidades e competências dos integrantes da organização.
É correto o que se afirma em: 
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	I e III, apenas.
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	I, II e III.
Questão 5/5
O papel que se espera da comunicação hoje vai mais além. Ela deve, efetivamente, servir de suporte para um modelo de gestão bem estruturado e com capacidade de levar a empresa a enfrentar os desafios cada vez mais competitivos de uma sociedade. Deve também ser o norteador na negociação com os funcionários, as diferentes áreas, o cliente externo, os acionistas, tornando-se mais exigente na qualidade e na observância dos direitos. Da comunicação, espera-se que cumpra o seu verdadeiro papel social: o de envolver emissor e receptor em um diálogo aberto e democrático, em que a estratégia de gestão da empresa seja construída com base em princípios sociais e éticos.
Disponível em: CARDOSO de Oliveira Onésimo. Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos. 
http://www.scielo.br/pdf/%0D/rap/v40n6/10.pdf. Acesso em: 08 / 03 / 2016 às 16h58. Adaptado.
Com base no texto analise as seguintes afirmações.
I. A comunicação é necessária apenas para lidar com os clientes do mercado.
II. Uma boa gestão empresarial dispensa os gastos com comunicação.
III. A comunicação é necessária para gerir bem os negócios da empresa.
IV. O conteúdo da comunicação empresarial deve considerar todos os envolvidos no processo de produção e comercialização.
Assinale a opção correta:
	
	A
	 I, apenas.
	
	B
	 III, apenas.
	
	C
	 III e IV apenas.
	
	D
	 I e II apenas.
	
	E
	 I, II, III e IV