Buscar

MODELO DE DEFESA PRELIMINAR FUNCIONARIO PÚBLICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MODELO DE DEFESA PRELIMINAR - FUNCIONÁRIO PÚBLICO
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da __Vara Criminal da Comarca da _______ do Estado de _________
__
__
__
__
__
__
__
__
___
__
Autos nº....
	Antônio, já qualificado na denúncia oferecida pelo digníssimo Promotor de Justiça, por seu advogado que ao final subscreve (mandato incluso, doc. …), vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, apresentar DEFESA PRELIMINAR, com fulcro no artigo 514 do Código de Processo Penal, pelas razões de fato e de direito a seguir expostas.
DOS FATOS
	
O acusado “Antônio”, funcionário público municipal, ocupa o cargo de motorista, foi denunciado como incurso nas penas do artigo 312, parágrafo 2º, do Código Penal, porque após o encerramento de seu horário de trabalho, utilizou o carro da Prefeitura do Município em que trabalha para realizar um serviço particular. 
Horas depois, sem que a ausência do automóvel tivesse sido notada, devolveu o veículo à garagem, com o tanque de combustível cheio. Seu superior tomou conhecimento desta conduta e levou o fato à autoridade policial. 
DIREITO
	Como bem passaremos a demonstrar, a denúncia deve ser rejeitada pelo Meritíssimo Juiz a quo, uma vez que não houve tipicidade nem perfeita adequação do caso concreto à descrição do delito em tela.
	Com efeito, o artigo 312, do Código Penal assim descreve a conduta tipificada como peculato:
“Art. 312 - Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio.
	Note-se que não configura o crime aplicado, uma vez que o agente não empregou o verbo apropriar-se. Não houve uma vontade dirigida para o plano da má-fé, conforme reconhece o TJ-MS, em um caso semelhante:
APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO CIVIL PÚBLICA - IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA - UTILIZAÇÃO DE VEÍCULOS E SERVIDORES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM EVENTO PARTICULAR - ART. 10, XIII, DA LEI 8.429/92 - AUSÊNCIA DE MÁ-FÉ - RECURSO CONHECIDO E NÃO PROVIDO. A aplicação do art. 10, XIII, da Lei 8.429/92 só se justifica no caso de a órbita da improbidade ser gravemente atingida. Se os atos apontados como improbos, quando muito, importaram em má-gestão, sem vontade dirigida para o plano da má-fé, não há justificativa para a atuação judicial.
(TJ-MS - APL: 08000669720118120018 MS 0800066-97.2011.8.12.0018, Relator: Des. Oswaldo Rodrigues de Melo, Data de Julgamento: 03/12/2013, 3ª Câmara Cível, Data de Publicação: 20/02/2014).
	Nesse mesmo interim, sustentam o TJ-PR a atipicidade do crime quando não houve prejuízo ao erário:
APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO CIVIL PÚBLICA POR ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. UTILIZAÇÃO DE VEÍCULO PÚBLICO POR PARTICULARES. CONJUNTO PROBATÓRIO QUE DEMONSTROU O PAGAMENTO DAS DESPESAS PELOS USUÁRIOS. AUSÊNCIA DE PREJUÍZO AO ERÁRIO. NÃO CONFIGURAÇÃO DE ATO DE IMPROBIDADE. RECURSO CONHECIDO E PROVIDO. Não há falar em improbidade administrativa quando não houve prejuízo ao erário, pois o conjunto probatório revelou que, embora o veículo público tenha sido utilizado para o transporte de particulares, estes efetuaram pagamento por tal utilização, arcando com as despesas dela decorrentes.
(TJ-PR - AC: 3218102 PR 0321810-2, Relator: Luiz Mateus de Lima, Data de Julgamento: 15/08/2006, 5ª Câmara Cível, Data de Publicação: DJ: 7204)
	Do exposto, insta mencionar V. Eª, não haver tipicidade na conduta do acusado, uma vez que o mesmo não atuou com o necessário dolo para a configuração do delito. Portanto, restando configurada a atipicidade da conduta do Acusado, não há falar em crime.
	Nessa oportunidade, faz-se mister ingressar à colocação do entendimento da súmula 330 do STJ, pela oportunidade de uma defesa preliminar pelo aludi-o art. 514 do CPP. 
DO PEDIDO
	Diante do exposto, requer seja reconhecida a atipicidade da conduta e rejeitada a denúncia oferecida pelo Promotor de Justiça, com fulcro no artigo 395, inciso, III do Código de Processo Penal, como medida de inteira JUSTIÇA!
	Nestes Termos,
	Pede Deferimento.
	Local .... data ...
______________________
 	 ADVOGADO...
 	 OAB/... nº ...
Rol de testemunhas: 
1) ..., residente na Rua ..., número ...;
2) ..., residente na Rua ..., número ...;
3) ..., residente na Rua ..., número ...;
4) ..., residente na Rua ..., número ...;
5) ..., residente na Rua ..., número ...;
6) ..., residente na Rua ..., número ...;
7) ..., residente na Rua ..., número ...;
8) ..., residente na Rua ..., número ...;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes