Buscar

FORUM CRIMINOLOGIA Aulas 9 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FORUM CRIMINOLOGIA Aulas 9 
Aprendemos o conceito de vitimologia, sendo esta a parte da vitimologia que estuda os fenômenos relacionados á vitima seu comportamento e uma possível contribuição para com seu vitimizador.
As escolas com conceitos e aplicações práticas distintas são elas: 
Escola Assistencialista: Logo após a segunda guerra mundial e pela ausência de qualquer estudo ou mecanismo de proteção as vitimas, Benjamim Mendelson idealizou tal escola por volta do ano 1950. Esta escola defende que todo ser humano que em determinado momento se encontre em situação de vulnerabilidade. 
E desta forma abarca não só vitimas de crimes, menores abandonados, mas também tribos, raças, e ate um individuo em população carcerária, ou ela toda, diante das condições sub humanas em que se encontram. Tem por objetivo não só denunciar, trazer a dona tais diferenças dos vulneráveis, bem como influenciar o legislativo de forma a criar leis que possa trazer uma condição mais digna possível para tais grupos.
TEORIA DA VITIMA POR TENDENCIA OU CRIME PRECIPITADO PELA VITIMA- esta escola defende que algumas vitimas tem determinadas características e ou atitudes que as coloca em situação de uma maior vulnerabilidade. Tais como: ansiedade, agressividade, masoquismo, ego frágil e carência. Em certos casos se aproximam muito de certo determinismo, como mulheres que são estupradas, que possivelmente são habituadas a usarem roupas curtas e apertadas. Vitimas de crimes contra o patrimônio, geralmente pessoas descuidadas com seus pertences e com bens de valores elevados. Tais atitudes podem influenciar diretamente para o acontecimento do fato em que tais são vitimas.
AULA 10
Aprendemos sobre mídia e política criminal. Os meios de comunicações e a mídia num todo visa o lucro, e desta forma acabam por comprometerem as informações e noticias ali vinculado, uma vez que vendem tais informações de forma sempre tendenciosa, fazendo com que seus receptores as recebam não como noticias, mas como verdades absolutas, passando muitas das vezes a defenderem causas que desconhecem por completo, sendo manipulados por este sistema.
Detectados o interesse do homem por violência e catástrofes, distorcem a verdade, semeiam o medo e insegurança, enfatizam a situação na qual o autor do fato se encontra e não a circunstancia do crime, ou seja, vendem literalmente o caos.
Para sanar a sensação de insegurança, cria-se leias frágeis e de pouco eficácia, para maquiar e apaziguar uma população amedrontada. Criado desta forma LEIS PENAIS SIMBOLICA.

Outros materiais