Buscar

Cap 16 Administração da Produção e Operações Herique l. Corrês

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cap 16
Porque gestão de estoques?
Pois eles se encontram no topo da agenda de preocupações dos gestores tanto de operação quanto financeiro que se preocupam com os custos e atrasos causados por estoques mal geridos.
Conceitos de gestão de estoque.
Funções do estoque: estoques são considerados acúmulos de recursos materiais entre fases especificas de processos de transformação. Esses acúmulos podem ser usados para o bem ou para o mal proporcionando independência as fases dos processos entre as quais se encontram quanto maiores os estoques entre duas fases mais independentes entre si são essas fases.
Estoques de materiais (insumos)- servem para regular diferentes taxas de suprimento – pelo fornecedor- e de demanda- pelo processo de produção.
Estoques de produto- servem para regular diferenças entre as taxas de produção e de demanda do mercado.
Razoes para o surgimento e manutenção de estoques.
Eles como mostrado anteriormente tem como função a regulação das taxas de suprimento e consumo de cada item.
Falta de coordenação- a falta de coordenação entre as fases de um processo de transformação torna impossível ou inviável coordenar as fases do processo de forma a alterar suas curvas de suprimento e consumo para que estas sejam iguais, dispensando a necessidade de estoques.
Incerteza- há possibilidade de se coordenar perfeitamente as taxas de suprimento e consumo entre as determinadas etapas de um processo desde que haja informação sobre essas taxas.
Nos casos em que as taxas futuras não são previsíveis ou sua previsão estão sujeitas a erros consideráveis se tem uma situação de incerteza sobre as taxas de consumo e suprimento, fazendo-se necessário que haja estoque.
Especulação- em certas situações a formação de estoques não se da para minimizar problemas, mas sim com a intenção de haver a criação de valor e realização de lucro. Estoques especulativos não são analisados por fugirem do escopo principal do livro. 
Disponibilidade no canal de distribuição- algumas situações logísticas demandam que os produtos estejam a disposição do cliente continuamente,para que isso ocorra os canais de distribuição devem estar sempre cheios, os estoques para preencher os canais de distribuição são consideravelmente grandes.
Tipos de demanda que afetam os itens de estoque.
Demanda independente- para alguns itens há necessidade de ser realizada uma previsão futura de consumo, pois e impossível ou freqüentemente não esta sob controle da empresa o controle sobre a demanda.
Demanda dependente- é a demanda que age sobre produtos que podem ser controlados e previstos sua quantidade futura pela empresa.
Tipos de estoque:
Estoques de matérias-primas e componentes comprados;
Estoques de materiais em processo;
Estoques de produtos acabados;
Estoques de materiais para MRO (manutenção, reparo e operação).

Outros materiais