Buscar

Unidade 04 - Teoria do Conhecimento - Investigando o Saber - Filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TEORIA DO CONHECIMENTO: INVESTIGANDO O SABER.
Dentre as principais questões tematizadas na teoria do conhecimento podemos citar: As fontes primeiras de todo conhecimento ou o ponto de partida; o processo que faz com que os dados se transformem em juízos ou afirmações acerca de algo; a maneira como é considerada a atividade do sujeito frente ao objeto a ser conhecido; o âmbito do que pode ser conhecido segundo as regras da verdade etc.
SUJEITO E OBJETO: ELEMENTOS DO PROCESSO DE CONHECER.
Conhecer é representar cuidadosamente o que é exterior a mente.
Segundo a noção representacionista do conhecimento, quando conhecemos um pássaro, formamos uma representação, uma “imagem adequada” desse pássaro em nossa mente. 
Temos dois elementos básicos, aos quais pode-se dar maior importância, o sujeito conhecedor (idealismo) e o objeto conhecido (realismo).
REALISMO
As percepções que temos dos objetos são reais, ou seja, correspondem de fato às características presentes nestes objetos, na realidade.
No realismo mais ingênuo o conhecimento ocorre por uma apreensão imediata das características do objeto.
Outras formas mais criticas do realismo problematizam a relação sujeito-objeto, mas mantém a realidade básica de que o objeto é determinante no processo de conhecimento.
IDEALISMO
O sujeito é que predomina em relação ao objeto. A percepção da realidade é construída pelas nossas idéias, pela nossa consciência. Os objetos seriam construídos de acordo com a capacidade de percepção do individuo.
As formas que o sujeito percebe no pássaro são apenas idéias ou representações desses atributos.
CETICISMO ABSOLUTO: TUDO É ILUSÓRIO
O ceticismo diagnostica a impossibilidade de conhecermos a verdade. Para o ceticismo absoluto, o homem nada pode afirmar, pois nada pode conhecer com total certeza.
Pirro afirmava ser impossível ao homem conhecer a verdade devido a duas fontes primárias de erro.
Os sentidos: não são dignos de confiança.
A razão: as diferentes e contraditórias opiniões manifestadas pelas pessoas sobre os mesmos assuntos revelam os limites de nossa inteligência.
Os críticos consideraram-na uma doutrina radical, estéril e contraditória. Radical porque nega totalmente a possibilidade de conhecer. Estéril porque não leva a nada. Contraditória porque, ao dizer que nada é verdadeiro, acaba afirmando que pelo menos existe algo verdadeiro, isto é, o conhecimento de que nada é verdadeiro.
CETICISMO RELATIVO: O DOMÍNIO DO PROVÁVEL.
Nega parcialmente nossa capacidade de conhecer a verdade.
Subjetivismo: considera o conhecimento uma relação puramente subjetiva e pessoal entre o sujeito e a realidade percebida.
Relativismo: entende que não existem verdades absolutas, mas apenas verdades relativas, que têm uma validade limitada a um certo tempo.
Probabilismo: propõe que nosso conhecimento é incapaz de atingir a certeza plena.
Pragmatismo: propõe uma concepção de homens como seres práticos, ativos e não apenas como seres pensantes. O conceito de verdade deve ser outro: verdadeiro é aquilo que é útil, que dá certo, que serve aos interesses da pessoa na sua vida prática.
DOGMATISMO: A CERTEZA DA VERDADE.
Uma doutrina é dogmática quando defende, de forma categórica, a possibilidade de atingirmos a verdade.
Dogmatismo ingênuo: predominante no senso comum, confia plenamente nas possibilidades do nosso conhecimento.
Dogmatismo crítico: Defende nossa capacidade de conhecer a verdade mediante um esforço conjugado de nossos sentidos e de nossa inteligência.
CRITICISMO: BUSCA DE SUPERAÇÃO DE IMPASSE.
Representa uma tentativa de superação do impasse criado pelo ceticismo e pelo dogmatismo. Tal como o dogmatismo, acredita na possibilidade do conhecimento, mas se pergunta pelas reais condições nas quais seria possível esse conhecimento. Trata-se de uma posição crítica diante da possibilidade de conhecer.
Segundo Kant, o criticismo admite a possibilidade de conhecer, mas esse conhecimento é limitado e ocorre sob condições específicas.
EMPIRISMO E VALORIZAÇÃO DOS SENTIDOS.
O empirismo defende que todas as nossas idéias são provenientes de nossas percepções sensoriais (visão, audição, tato, paladar, olfato). 
Para Locke, nada vem a mente sem ter passado pelos sentidos. A mente é como um papel em branco desprovido de idéias. A experiência supre nosso conhecimento por meio de duas operações: sensação e a reflexão.
RACIONALISMO: A CONFIANÇA NA RAZÃO.
O racionalismo atribui exclusiva confiança na razão humana como instrumento capaz de conhecer a verdade. Porém, nunca devemos nos deixar persuadir pela evidência de nossa razão.
A experiência sensorial é uma fonte permanente de erros e confusões sobre a complexa realidade do mundo.
Os princípios lógicos fundamentais seriam inatos, isto é, eles já estão na mente do homem desde o seu nascimento.
APRIORISMO KANTIANO: ENTRE A EXPERIÊNCIA E A RAZÃO.
Um meio termo entre visões opostas.
Kant afirma que todo conhecimento começa com a experiência, mas que a experiência sozinha não nos dá o conhecimento. É preciso um trabalho do sujeito para organizar os dados da experiência.
A experiência forneceria a matéria do conhecimento (os seres do mundo), enquanto a razão organizaria essa matéria de acordo com suas formas próprias, estruturas existentes a priori do pensamento.

Outros materiais