Buscar

UTA LINGUISTICA FASE 1

Prévia do material em texto

Centro Universitário
Internacional Uninter
TALITA LOPES PRECIOSO,1061742,LETRAS
PORTFÓLIO
UTA- LINGUISTICA
FASE 1
LENÇÓIS PAULISTA
2016
Centro Universitário
Internacional Uninter
TALITA LOPES PRECIOSO,1061742,LETRAS
PORTFÓLIO
UTA- LINGUISTICA
FASE 1
Relatório de portifólio da UTA- Linguistica-
FASE 1 apresentado ao curso de Licenciatura
Letras- Língua Portuguesa e Literaturas do
Centro Universitário Internacional UNINTER.
Tutor local: Andreia
Centro associado: Lençóis Paulista
LENÇÓIS PAULISTA
2016
 A linguagem é a capacidade de se comunicar. O homem já nasce com essa capacidade, a menos que possua sérios problemas neurológicos ou psíquicos. Ela vem da necessidade de se comunicar, essa necessidade é algo aprendido. 
 No dia a dia o homem faz o uso da linguagem oral e da linguagem não oral. Sendo a linguagem oral a fala e a escrita, e a não oral imagens, sons, símbolos, gestos e etc. Podendo ser mista ou não mista. A mista mistura tanto a linguagem oral quanto a linguagem não oral, e a não mista apenas a linguagem oral.
 A linguagem é de imensa riqueza, com muitos valores e inseparável do homem o seguindo em todos os seus atos. Ela pode ser usada para muitas coisas, não só para comunicar, mas expressar sentimento, informar, influenciar e diversas outras coisas.
 O que impulsiona o desenvolvimento da mesma é a necessidade de ser ouvido e entendido.
 Desde os primórdios da humanidade o homem buscou ser compreendido, buscando diversas formas de se comunicar. 
 O desenvolvimento da linguagem é pessoal, e está ligado ao lugar onde o individuo está inserido. 
 Mas toda essa comunicação/linguagem precisou ser estudada, esse estudo leva o nome de linguística. 
 Para os estudiosos da linguística, os chamados linguísticos, ela se divide em duas faces básicas, a do significado: que é relativo ao conceito, isto é, o que realmente aos coisas significam; e significação: que é a materialização do conceito, é a relação entre as palavras e o que elas significam.
 A semântica se ocupa do estudo das significação da palavras, frases e textos de uma língua. A semântica está entrelaçada com a pragmática, que é o estudo da linguagem em seu uso na comunicação. A pragmática então, estuda não só a semântica das frases, mas também o seu uso no contexto social. 
 Os significados das palavras se manifestam em diversos tipos:
Significado e mundo externo – o significa tomado como a relação entre a expressão linguística e o mundo externo, a conclusão se dá com seu acordo com a realidade;
Significado e uso- a relação ao contexto imediato da situação de fala, vai além do significado é dependente da situação do contexto;
Significado e mente- o significado não vem da relação com o mundo, mas sim de dentro para fora, com base e experiência no mundo vivenciado, forma-se a memoria que ampara o falar e o pensar.
Portanto, a linguística é a ciência que estuda a linguagem verbal e não verbal humana. Sua função é estudar toda e qualquer manifestação da língua.
 Em uma entrevista realizada com educadores envolvidos com o contexto educacional atual, foram lhe apresentados duas tirinhas de charges, para que eles, considerando nosso contexto educacional atual, refletissem e atribuíssem um significado a elas.
 Os entrevistados refletiram e chegaram a conclusão de que em ambas as tirinhas, a linguagem não tem um significado de mundo para os personagens. Tanto o livro que Mafalda está lendo onde ela não entende algumas palavras, quanto na pergunta do professor de Calvine que lhe pergunta sobre o primeiro presidente. Ambas relatam e evidenciam alguns modelos de ensino/educação ainda presente em nosso cotidiano, uma linguagem distancia do vivenciado pelos alunos, levando a um ensino sem significado para os alunos, onde fica difícil a assimilação por falta de base concreta e próxima dos alunos. 
 Os professores entrevistados fizeram uma reflexão, e notaram que muitas vezes, eles também acabam fazendo o que viram nas tirinhas, utilizando uma linguagem pouco apalpável para os alunos, sem grandes significados para eles, quando eles poderiam utilizar uma maneira mais simples e próxima para transmitir a mesma coisa.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes