Buscar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Exercício: CEL0241_EX_A5 
	1a Questão (Ref.: 201501661277)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 6)       Saiba  (2 de 2)
	
	Leia o seguinte relato e responda ao que se pede: No dia 9 de Janeiro de 1799 uma estranha criatura surgiu dos bosques próximos ao povoado de Saint-Serin, no sul da França. Apesar de andar em posição ereta se assemelhava mais a um animal do que a um ser humano, porém, imediatamente foi identificado como um menino de uns onze ou doze anos. Unicamente emitia estridentes e incompreensíveis grunhidos e parecia carecer do sentido de higiene pessoal, fazia suas necessidades onde e quando lhe apetecia. Foi conduzido para a polícia local e, mais tarde, para um orfanato próximo¿. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Victor_de_Aveyron Acesso em 20/08/2012, às 11h. Esse relato se refere ao Garoto Selvagem e sua condição física e psicológica no momento em que foi encontrado. Um drama que nos convida a refletir sobre os impactos do ambiente sobre a hereditariedade. Sendo assim, das alternativas abaixo, assinale a única correta que explica como a genética influencia o desenvolvimento humano.
	
	
	
	Todos os comportamentos humanos são previstos geneticamente, pois fazemos parte do mais desenvolvido grupo de mamíferos e estamos bastante adaptados a essa condição social.
	
	O padrão genético corresponde a maior parte da influência que existe no desencadear de nosso desenvolvimento cognitivo, pois há uma tendência a desenvolvermos exatamente as habilidades e dificuldades previstas geneticamente.
	
	A genética não tem qualquer importância no desenvolvimento humano , pois ele é resultante de uma soma de fatores internos e externos ao sujeito, que só será bem sucedida se houver equiparação na qualidade de ambos os fatores.
	
	Para se desenvolver, o sujeito precisa ter uma inter-relação de fatores endógenos e do ambiente sócio-cultural, sendo os últimos os responsáveis por toda a aprendizagem independente dos padrões de maturação neurológica e genética.
	 
	A genética é um fator importante, mas que deve estar relacionado com toda a influência sócio-cultural que o sujeito recebe no seu desenvolvimento, pois os fatores interagem e se influenciam reciprocamente.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501556766)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 6)       Saiba  (2)
	
	Segundo dados de pesquisa, com um ano de idade as emoções das crianças já são muito mais variadas e previsíveis do que no momento do nascimento, tão responsivas ao mundo externo quanto aos estados internos. Falando a respeito da importância das interações sociais nesse período, está INCORRETO afirmar que:
	
	
	
	o contexto social ensina às crianças quando e como expressar suas emoções. A referência social em relação aos pais e também às mães começa por volta dos 6 meses.
	
	as crianças pequenas também observam os traços de personalidade dos pais e procuram copiá-los, segundo a teoria da aprendizagem social.
	 
	logo após o nascimento, as crianças são incapazes de expressar angústia, tristeza e contentamento.
	
	a família é um grupo social que funciona como um dos elementos determinantes do desenvolvimento e aprendizagem.
	
	a autoconsciência desenvolve-se no segundo ano de vida e possibilita um novo conjunto de emoções.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501557357)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 6)       Saiba  (2)
	
	Na turma do Jardim II de uma escola, a professora propõe a seus alunos, todos com idades variando entre 4 e 5 anos, uma brincadeira de bola. Ela divide a turma em 2 times. É um jogo animado, até que a bola sai da quadra. João, que estava do lado direito da quadra, vê que a bola bateu no chão do time adversário antes de sair e, portanto, acha que a bola é do time dele. Pedro, o aluno do outro time e que estava do lado esquerdo da quadra, tem uma percepção diferente. Não há um acordo entre eles e ambos acham que estão com razão e não conseguem se colocar no lugar do outro. Levando-se em consideração a Teoria Piagetiana dos estágios de desenvolvimento, podemos supor que se tratam de crianças do estágio pré-operatório (2 a 7 anos) e esta "disputa" tem relação com uma característica fundamental deste estágio, a saber:
	
	
	
	antropomorfismo
	
	intuição
	
	animismo
	 
	egocentrismo
	
	irreversibilidade
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502398858)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 6)       Saiba  (2 de 2)
	
	                                       
         Analise se as ideias abaixo correspondem ao Desenvolvimento Físico, Cognitivo, Social ou da Personalidade da Primeira Infância (0 a 2 anos), e a seguir coloque Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas frases:
(   ) Após a primeira palavra, os bebês adicionam palavras lentamente durante alguns meses, e, então, de maneira acelerada. A maioria possui um vocabulário de cerca de 50 palavras, por volta dos 18 meses: Desenvolnvimento Cognitivo
(   ) Nos mesmos meses, o bebê está elaborando a primeira etapa de um senso do seIf (eu), o self subjetivo. O bebê entende a si mesmo como existindo separadamente e capaz de fazer as coisas acontecerem: Desenvolvimento da Personalidade
(   ) O rápido aperfeiçoamento das habilidades locomotoras e manipulativas ocorre nos dois primeiros anos. O bebê evolui do engatinhar para o andar e para o correr, e de uma habilidade de preensão deficitária para uma boa preensão: Desenvolvimento Físico
(   ) Pais, assim como mães, formam vínculos fortes com seus bebês, embora os pais evidenciem mais comportamentos de jogo com os filhos do que as mães: Desenvolvimento Social
Agora, assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
                              
        
 
	
	
	
	F, F, F, V
	 
	V, V, V, V
	
	 V, V, F, V
	
	F, V, V, F
	
	V, F, F, V
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502257862)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 6)       Saiba  (2)
	
	A creche Piscis, está em processo de planejamento e formação do seu berçário. Para tanto, vem estudando as características das crianças na faixa etária de 4 a 18 meses de idade para saber quais seriam os melhores elementos para composição desse espaço e dessa proposta pedagógica. Marque uma importante característica do desenvolvimento psicossocial desse bebê.
	
	
	
	Aquisição da fala
	
	Preferência por determinados paladares
	 
	Interação social com os colegas da mesma faixa etária
	
	Aumento do tamanho do cérebro e das conexões neurológicas
	
	Atividade psicomotora fina
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201501556764)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 6)       Saiba  (2 de 2)
	
	Está INCORRETO afirmar que: A importância de creches de qualidade com berçários que ofereçam atividades que estimulem o desenvolvimento dos bebês se dá pelo fato de os bebês...
	
	
	 
	serem muito pequenos e ainda não precisarem interagir com as pessoas que cuidam dela.
	
	possuírem a mesma motivação que faz as crianças parecerem pequenos cientistas e que elas procurem compreender tudo que descreve o mundo em que vivem.
	
	necessitarem de uma interatividade da linguagem inicial.
	
	necessitarem de uma relação concreta com estimulação sensório-motora.
	
	desenvolverem um conhecimento sobre as ofertas de objetos estimulantes com cores, tamanhos e texturas apropriadas.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201501556762)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 6)       Saiba  (2)
	
	Piaget descobriu que as crianças são na verdade aprendizes ativos. Ele acredita que o ser humano está sempre querendo entender o mundo e classificou a evolução da capacidade de compreensão em estágios universais, e afirmou que cada estágio apresenta a conquista de certas habilidades que aprimoram essa capacidade de compreensão. Pensando na aprendizagem dos bebês está INCORRETO afirmar que:
	
	
	
	eles coordenam e organizam noções
iniciais de categorias como macio, duro, achatado, redondo e flexível.
	
	a experiência com objetos e eventos diferentes também é essencial.
	
	as habilidades de percepção os ajudam a identificar dados que eles recebem de suas experiências diárias.
	 
	o bebê de 1 ano ainda não desenvolveu a representação mental.
	 
	até o primeiro ano de vida todos os bebês são capazes de classificar ou discriminar qualquer objeto.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502267252)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 6)       Saiba  (2)
	
	A criança passa por um período caracterizado pela inteligência totalmente prática, em que não consegue articular palavras e conceitos. Neste período está focada nas percepções e movimentos e começa a construir a noção de objeto permanente. Que período é este?
	
	
	
	pré-operatório
	
	operatório formal
	
	abstrato
	
	concreto
	 
	sensório-motor

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais