A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

Pré-visualização | Página 1 de 2

Exercício: CEL0241_EX_A2 
	1a Questão (Ref.: 201501557370)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 8)       Saiba  (1)
	
	Há várias teorias de aprendizagem e cada uma explica de forma diferente como a criança passa para estágios mais sofisticados de inteligência e desenvolvimento. Leia o texto abaixo e marque a questão que preenche corretamente as lacunas. "As diferentes etapas cognitivas apresentam características próprias e cada uma delas constitui um determinado tipo de equilíbrio. Ao longo do desenvolvimento mental, passa-se de uma para outra etapa, buscando um novo e mais completo equilíbrio que depende, entretanto, das construções passadas." A teoria acima se refere à teoria de desenvolvimento humano, proposta por _______________ e trata do conceito de __________________________.
	
	
	
	Jean Piaget - Egocentrismo
	
	Lev Vygotsky - Zona de desenvolvimento proximal
	
	Carl Rogers - Empatia
	 
	Jean Piaget - Estágios de desenvolvimento cognitivo
	
	B. F. Skinner - Condicionamento Operante
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501768517)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 8)       Saiba  (1)
	
	A ABORDAGEM BEHAVIORISTA DE SKINNER ESTEVE (E AINDA ESTÁ) MUITO PRESENTE NOS MEIOS EDUCACIONAIS. ELA PODE SER NOTADA, POR EXEMPLO, QUANDO SE PROPÕE AO ALUNO:
	
	
	
	ELEMENTOS NUCLEARES DE APRENDIZAGEM QUE SERÃO SUBMETIDOS A TRANSFORMAÇÕES, PRODUZINDO CONSTRUÇÕES OPERATÓRIAS.
	
	BUSCA DO CONHECIMENTO DE MANEIRA AUTÔNOMA, DE MODO A QUE MANTENHA A CAPACIDADE DE APRENDER A APRENDER.
	 
	ESTÍMULOS PARA APRENDER, DELE ESPERANDO A RESPOSTA ADEQUADA, RECOMPENSADA COM REFORÇOS POSITIVOS.
	
	RELAÇÕES INTERPESSOAIS COOPERATIVAS ENTRE SUPERIORES E COLABORADORES, DE MODO QUE A MEDIAÇÃO SEJA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM.
	
	SITUAÇÕES-PROBLEMA PARTINDO DA REALIDADE FÍSICA E SOCIAL, A SEREM ANALISADAS E RESOLVIDAS COLETIVAMENTE, COM POSTERIOR EXPLANAÇÃO TEÓRICA DO PROCESSO.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501557130)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 8)       Saiba  (1)
	
	De acordo com Vygotsky, aprendizagem e desenvolvimento são processos distintos, porém indissociáveis, não podem existir separadamente. A aprendizagem promove o desenvolvimento que, por sua vez, possibilita novas aprendizagens. Porém, essa relação dialética só é possível com a presença de:
	
	
	
	uma prática pedagógica que busque levar ao desenvolvimento de operações mecânicas para a formação de hábitos, que constituem a fixação e o reforço.
	 
	uma prática pedagógica que tenha com base as próprias experiências do aluno, visto que o professor não ensina, apenas cria condições para que os alunos aprendam.
	
	uma prática pedagógica que se preocupe com o cumprimento do planejamento, mesmo que os alunos não estejam motivados e interessados em construir seu próprio desenvolvimento.
	 
	uma prática pedagógica que veja a escola como um espaço que precisa ser vivenciado, onde o processo de ensino-aprendizagem envolve diretamente a interação entre sujeitos.
	
	uma prática pedagógica em que o professor seja o manipulador da informação, cabendo-lhe treinar o aluno para eliciar um comportamento significativo.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502230924)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 8)       Saiba  (1)
	
	De acordo com os estudos de Vygotsky, marque a alternativa correta:
	
	
	
	A aprendizagem é mecânica
	 
	As mudanças que ocorrem em cada um de nós têm sua raiz na sociedade e na cultura
	
	Desenvolvimento e aprendizagem são inatos
	
	A criança não sofre influência do meio.
	
	Desenvolvimento é fruto de maturação biológica
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501556935)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 8)       Saiba  (1)
	
	De acordo com as teorias behavioristas, escolha a alternativa CORRETA:
	
	
	 
	O conhecimento é resultado de objetivos e estímulos comportamentais preestabelecidos.
	
	O que mais influencia na aprendizagem humana é a história do sujeito.
	
	O conhecimento é construído a partir das experiências culturais do sujeito.
	 
	O desenvolvimento e a aprendizagem são de base inata e biológica.
	
	A aprendizagem é, sobretudo, determinada pela herança genética.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201501556934)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 8)       Saiba  (1)
	
	Para compreender as concepções vygotskyanas sobre o funcionamento psicológico, é necessário ter claro um conceito central de sua teoria, a Mediação. Nesse sentido, Vygotsky define que:
	
	
	 
	a mediação é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação; a relação deixa, então, de ser direta e passa a ser mediada por um professor ou colega mais experiente.
	
	a mediação não se processa como forma de intervenção de um elemento intermediário numa relação, o aluno aprende sozinho.
	
	a mediação refere-se à diretividade do professor, de modo que o aluno possa ter a certeza que internalizou o conceito.
	
	a mediação consiste na ação do professor ao deixar que o aluno construa seu próprio conhecimento de maneira espontânea, não interferindo em seu processo para que a criatividade do aluno não seja tolhida.
	
	a mediação consiste no processo estímulo-resposta, sem a intervenção de um elo a mais nas relações organismo/meio.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201501557084)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 8)       Saiba  (1)
	
	"Peixe fora d'água". A exemplo de muitos outros, Lindolfo mudou do campo para a cidade. Ao fazer onze anos, 'toda uma vida', segundo seu pai, Lindolfo emigrou com sua família porque as dívidas não lhe permitiam que seu pai prosseguisse trabalhando na terra herdada dos seus avós. Na cidade, Lindolfo foi matriculado na escola do bairro onde sua mãe conseguira trabalho de doméstica e juntos percorriam o mesmo caminho todos os dias... Para Lindolfo foi muito difícil a adaptação ao novo meio e à escola: seu jeito de falar com um sotaque diferente e termos próprios provocavam deboches e brincadeiras maliciosas. Embora Lindolfo tivesse uma relação cordial com o professor, ele se sentia como um "peixe fora d'água" em sua turma. Muitas das coisas tratadas na aula não lhe interessavam ou ele não as compreendia bem. Um dia o professor indicou o estudo de um animal nativo como trabalho de pesquisa. Lindolfo sentiu que toda a sua infância estava presente em sua memória, mas não dispunha de material para ilustrar o que desejava comunicar, mas, com entusiasmo, pôs-se a desenhar um tatu, animal que ele conhecia muito bem. Lindolfo conhecia o habitat natural do tatu e costumava vigiar suas saídas para procurar alimento; muitas vezes observou com emoção os passeios da mãe tatu com suas crias. Nesta aula, Lindolfo foi o primeiro voluntário para contar e explicar tudo o que sabia sobre o tatu. Todos ficaram impressionados com seu conhecimento e, a partir deste dia Lindolfo passou a ser visto e tratado como membro da turma. Você, sendo um professor "vygotskyano", analise as afirmativas abaixo:
I. Na visão vyotskyana, cabe ao educador o papel de interventor, desafiador e provocador de situações que levem os alunos a aprenderem a aprender, buscando articular a experiência cotidiana dos alunos.
II. O trabalho didático deve, portanto, propiciar a construção do conhecimento pelo aluno. Aprender é, de certa forma, descobrir com seus próprios instrumentos os pensamentos e conhecimentos institucionalizados socialmente.
III. A intervenção pedagógica é um processo de muita importância para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno. Nesse processo, o educador não precisa provocar desempenhos avançados tampouco aproximar essas experiências da vivência cotidiana dos alunos.
IV. A escola e o educador que desejam alcançar sucesso de todos os alunos terão de se imbuir desta prática