Buscar

PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pesquisa e Prática em Educação II
Viviane da Costa
 Lopes
Aula 2
*
Objetivos aula 2
Analisar problemática do conhecimento científico ao longo do seu desenvolvimento;
Aprimorar as características do conhecimento científico.
*
*
O que é o conhecimento
o conhecimento humano, nas suas diferentes formas, é fruto das condições materiais do homem num determinado tempo histórico. Segundo Andery (2007, p. 13), assim como
os demais tipos de conhecimento
produzidos pelo homem,
a ciência também é 
determinada pelas 
necessidades materiais 
dos homens.
*
© Haywiremedia | Dreamstime.com
*
A produção do conhecimento científico não é, pois, prerrogativa do homem contemporâneo. Quer nas primeiras formas de organização social, quer nas sociedades atuais, é possível identificar a constante tentativa do homem para compreender o mundo e a si mesmo; 
*
*
é possível identificar, também, como marca comum aos diferentes momentos do processo de construção do conhecimento científico, a inter-relação entre as necessidades humanas e o conhecimento produzido; ao mesmo tempo em que atuam como geradoras de ideias e explicações, as necessidades humanas vão se transformando a partir, entre outros fatores, do conhecimento produzido.
*
*
*
Relação entre ciência e filosofia
Por que estudar a história da filosofia para compreender o desenvolvimento da ciência?
*
1) À medida em que diversas correntes da filosofia se propuseram a entender e a explicar a realidade, os sistemas de saber foram se renovando, chamando atenção para as ciências técnicas, para a natureza e à experiência vivida. 
*
*
	2) As ciências, por sua vez, tem sido um recurso dos filósofos para poder abalar os sistemas filosóficos estabelecidos (DUTRA, 2005). 
*
*
a ciência iniciou seus por volta do século V a.C., quando os filósofos pré-socráticos almejaram explicar racionalmente a natureza a partir dela própria, a partir da relação entre physis (natureza), arqué (elemento primordial), kosmos (ordem da natureza) e logos (pensamento). 
*
*
Coma crise do modelo naturalista dos filósofos pré- socráticos, surge a sofística, que passou a defender uma visão relativa do mundo, despertando dúvidas quanto à pretensão da filosofia de conhecer a verdade absoluta, favorecendo o surgimento do relativismo e do humanismo. 
*
*
Contra o movimento sofista, Sócrates contrapunha-se a todo tipo de relativismo e acreditava em valores e verdades permanentes. A visão dos sofistas sobre a possibilidade do conhecimento, assim como a visão de Sócrates sobre a verdade, será retomada com mais profundidade no capítulo 2 do nosso material. 
*
© Anastasios71 | Dreamstime.com
*
De acordo com Kerferd (2003, p. 12), os seguintes temas prevaleceram nos ensinamentos dos sofistas: a necessidade de aceitar o relativismo nos valores e noutras coisas, sem reduzir tudo ao subjetivismo; e a crença de que não há área da vida humana, ou do mundo como um todo, que seja imune à compreensão alcançada por meio de debate racional. 
 
*
*
A ciência na Idade Média
a fé prevalece como verdade e fundamento de todo conhecimento. 
Pensadores cristãos como Santo Agostinho e São Tomás de Aquino se aproximaram das obras clássicas da filosofia grega e 
selecionaram aspectos que 
diziam ser compatíveis com 
a religião cristã para explicar
racionalmente a fé. 
*
© Viktor Pravdica | Dreamstime.com
*
Santo Agostinho privilegiou a metafísica platônica, especialmente seu dualismo entre mundo espiritual e material; 
São Tomás de Aquino, a lógica aristotélica e seus recursos demonstrativos e sistemáticos. 
*
*
Modernidade
no período da Modernidade ocorre a revolução científica que ficou conhecida como “Revolução Copérnica”, resultante dos estudos de Nicolau Copérnico sobre a revolução dos corpos celestes em 1543.
*
*
 A tese central de Copérnico refutava a tese da Terra ser imóvel e ocupar lugar central no universo. Baseando-se em cálculos matemáticos, Copérnico criou o modelo heliocêntrico, em que defende a tese do Sol ser o centro e a Terra como um astro que gira ao redor do mesmo
*
© Mmgemini | Dreamstime.com 
*
De acordo com Marcondes (2002, p. 150), a ciência moderna surge “quando se torna mais importante salvar os fenômenos e quando a observação, a experimentação e a verificação de hipóteses tornam-se critérios decisivos, suplantando o aspecto metafísico”. 
*
*
a ciência, assim como os demais tipos de conhecimentos, é resultado da relação do homem com sua existência material. E como a história da humanidade é marcada por diferentes transformações, o mesmo se deu com a ciência propriamente. 
*
*
Definição de conhecimento científico
O conhecimento científico pode ser definido assim como o “aperfeiçoamento do conhecimento comum e ordinário obtido por meio de um procedimento metódico, o qual mobiliza explicações rigorosas e ou plausíveis sobre o que se afirma sobre um objeto da realidade” (GALLIANO, 1979, p. 21).
*
*
Conceituação da ciência:
 
toda ciência se compõe de um conjunto de hipóteses e teorias resolvidas e a resolver;
possui um objeto próprio de investigação que é um determinado setor da realidade recortado para fins de descrição e explicação;
possui um método, sem o qual as tarefas acima seriam impraticáveis.
*
*
Características do conhecimento científico
O surgimento do conhecimento científico coincide com a preocupação do homem em compreender e exercer algum tipo de domínio e controle sobre a natureza e ou as condições de sua existência;
É um tipo de conhecimento que exige o emprego de métodos, processos, técnicas de análise que fazem desse tipo de conhecimento ser analítico, comunicável, verificável, organizado e sistemático. 
*
*
Características principais do conhecimento científico de acordo com Chaui (2000, p. 317-318): 
 
Objetivo- procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas;
Quantitativo- busca medidas, padrões, critérios de comparação e avaliação para coisas que parecem ser diferentes. 
*
*
homogêneo- busca as leis gerais de funcionamento dos fenômenos, que são as mesmas para fatos que nos parecem diferentes. 
Diferenciadores- não reúnem nem generalizam por semelhanças aparentes, mas distinguem os que parecem iguais, desde que obedeçam a estruturas diferentes.  
*
*
Referências
 
ANDERY, Maria Amalia P. A. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond, 2007. 
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 2006.
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Atica, 2000. 
*
Prática e Pesquisa em Educação II
Viviane da Costa
Lopes
Atividade 2
*
*
Sobre as características do conhecimento científico, considere:
O surgimento do conhecimento científico coincide com a preocupação do homem em compreender e exercer algum tipo de domínio e controle sobre a natureza e ou as condições de sua existência;
 É um tipo de conhecimento que exige o emprego de métodos, processos, técnicas de análise que fazem desse tipo de conhecimento ser analítico, comunicável, verificável, organizado e sistemático.
É objetivo: procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas;
Toda ciência se compõe de um conjunto de hipóteses e teorias resolvidas.
*
*
*
Que alternativas estão corretas?
*
Todas as alternativas estão corretas.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais