Buscar

1.2 Fecundação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

OBSTETRÍCIA VETERINÁRIA
Fecundação
A fecundação corresponde à interação/união de dois gametas haploides, dando origem a um indivíduo diploide, havendo um diálogo complexo entre oócito (OOC) e espermatozoide (STZ), de modo que o OOC ativa o metabolismo do STZ (evento necessário para a fecundação), e o STZ retorna a mensagem ativando o metabolismo do OOC (evento necessário para o início do desenvolvimento). É um processo que vai desde a maturação o STZ até a ativação do zigoto. A fecundação pode ser interna ou externa, sendo que nos mamíferos é interna e ocorre na ampola da tuba uterina (ATU), ambiente que contém características especiais para que ocorra a fecundação. 
A fecundação possui duas funções básicas: transmitir genes dos pais para a prole (função sexual) e iniciar no citoplasma do ovo reações que permitem o desenvolvimento (função reprodutiva).
Pode-se dividir a fecundação nas seguintes fases:
# Ligação do STZ à zona pelúcida (ZP) do OOC;
# Reação acrossomal;
# Fusão das membranas gaméticas;
# Singamia e ativação do zigoto.
O STZ interage molecularmente com a ZP através de sítios de ligação: a galactoziltransferase do STZ reconhece o terminal N-acetilglucosamina da ZP. Quando isso ocorre, ativa a reação acrossomal, que consiste em uma série de reações bioquímicas, culminando na despolarização da membrana do STZ, com influxo de sódio e cálcio, e na liberação de várias enzimas pelo estímulo do sódio, enquanto que o cálcio impede a liberação precoce do material genético. As enzimas geralmente são proteolíticas, que digerem a ZP e, assim, permite a entrada do STZ no OOC.
Os microvilos da membrana plasmática do OOC começam a envolver o STZ até que esteja completamente envolto por citoplasma, de modo que o STZ penetre no OOC. Nessa fase ocorre também o bloqueio à poliespermia: de forma rápida pela mudança na carga elétrica da membrana oocitária, que fica semelhante à dos STZ, repelindo-os, e de modo lento pela migração e exocitose de grânulos da cortical, que irão enrijecer a membrana.
Quando o STZ penetra no oócito, a meiose reinicia, havendo exocitose do segundo corpúsculo polar (que é excesso de material genético) e que servirá de nutriente para o zigoto, assim como o primeiro corpúsculo polar. O material genético materno e paterno alinham-se, formando os dois pró-núcleos que se unem, através da fusão de suas cariotecas, formando o zigoto e dando início ao processo de divisão celular. A ativação do zigoto é a última fase da fecundação. O citoplasma do zigoto então começa a gerenciar as reações embrionárias.

Outros materiais