Buscar

Resumo V1 Tecnicas de Estudo e Pesquisa

Prévia do material em texto

Capítulo I: O processo de construção do conhecimento científico
Conhecimento Científico: Resultado do trabalho executado pelo o homem para compreender a natureza e a realidade social, transformando-as de acordo com suas necessidades. Sua base é a pesquisa científica.
O senso comum: Tipo de conhecimento adquirido no cotidiano através das experiências. Sua base é a própria realidade social.
Características do senso comum:
Superficial - conforma-se com a aparência, com aquilo que se pode comprovar simplesmente estando junto das coisas.
Sensitivo - referente a vivências, estados de ânimo e emoções da vida diária.
Subjetivo - é o próprio sujeito que organiza suas experiências e conhecimentos.
Assistemático - a organização da experiência não visa a uma sistematização das ideias, nem da forma de adquiri-las, nem na tentativa de validá-las.
Acrítico - verdadeiros ou não, a pretensão de que esses conhecimentos o sejam não se manifesta sempre de uma forma crítica.
O objeto de investigação do cientista social: está localizado na realidade social da qual ele também participa. Ou seja, as Ciências Sociais estudam e analisam o comportamento dos grupos em sociedade: seus valores, crenças, visões de mundo, sua relação com os outros grupos sociais etc.
Corrente Positivista: criada no século XIX propõe a compreensão da realidade social a partir do uso da metodologia das Ciências Naturais, ou seja, a sociedade deve ser percebida como uma totalidade que pode ser quantificada e explicada de modo objetivo.
Corrente Qualitativista: opõe-se ao modelo de pesquisa proposto pelo Positivismo, pois sua maior preocupação é o entendimento dos diferentes significados construídos pelos grupos sociais para a vida em sociedade.
Dados Quantitativos: Definem formas diferentes de entender a realidade. O seu uso deve ser definido a partir das necessidades colocadas pela pesquisa.
Conhecimento pelas causas: a ciência se caracteriza por demonstrar as razões dos enunciados, relacionando o fenômeno às suas causas.
Profundidade e generalidade de suas conclusões: a ciência exprime suas conclusões em enunciados gerais que traduzem a relação constante do binômio causa-efeito; generalizando o porquê de atingir a constituição íntima e a causa comum a todos os fenômenos da mesma espécie, conferindo à ciência a prerrogativa de fazer prognósticos seguros.
Finalidade teórica e prática: temos que da pesquisa fundamental e da descoberta da verdade decorrem inúmeras consequências práticas.
Objeto formal: é a maneira na ciência atinge seu objeto material (realidades físicas), com o controle experimental das causas reais próximas (evidência dos fatos e não das ideias).
Método e controle: é uma investigação rigorosamente metódica e controlada, derivando-se daí a razão da confiança nas conclusões científicas.
Exatidão: a ciência pode demonstrar, por via de experimentação ou evidência dos fatos objetivos observáveis e controláveis, o mérito de seus enunciados.
Aspecto social: a ciência é uma instituição social, com os cientistas membros de uma sociedade universal para a procura da verdade e melhoria das condições de vida da humanidade.
A naturalidade Científica: para se fazer uma análise desapaixonada de qualquer tema, é necessário o pesquisador manter certa distância emocional do assunto abordado. 
É preciso que o pesquisador tenha consciência da possibilidade de interferência de sua formação moral, religiosa, cultural e de sua carga de valores para que os resultados da pesquisa não sejam influenciados além do aceitável.
Conclusão
O conhecimento científico e o senso comum são formas distintas de entender a realidade social.
O contexto histórico-social define o objeto de estudo das ciências sociais.
O modelo de pesquisa quantitativa aborda a realidade social de forma objetiva e quantificável.
O modelo de pesquisa qualitativista investiga a realidade social, considerando aquilo que é específico, através do aprofundamento dos dados.
Capítulo II: O processo de construção do conhecimento científico
O ponto de partida da pesquisa é a meta ou objetivo. 
Desenvolve-se um modelo que será estudado.
Coleta das informações out utilização dos dados coletados.
Comparação dos dados e o modelo no processo de avaliação.
O modelo de pesquisa exige determinadas formas de execução, estas formas são os caminhos escolhidos pelo pesquisador para chegas aos dados necessários à elaboração do trabalho.
Etapas de Uso do Método na Pesquisa:
Tema da Pesquisa: É a escolha e determinação do assunto. O tema deve de ser de interesse do pesquisador e original.
Formulação do problema: A identificação do problema da pesquisa é a principal etapa de todo o processo.
Delimitação do Objeto de Estudo: Delimitação do tema, determinar o objeto central de uma investigação científica.
Formulação das Hipóteses: Hipótese são as soluções experimentais do problema. A hipótese de uma pesquisa é a ideia que será submetida a uma série de questionamento.
Levantamento dos dados: Definição das técnicas utilizadas pelo pesquisador de acordo com trabalho desejado.
Análise e Interpretação dos Dados: Classificação e organização dos dados levantados.
Metodologia cientifica: Indica caminhos, Define Instrumentos, determina critérios científicos.
Pesquisa Quantitativa: Representa a intenção de garantir a precisão dos resultados, evitar distorções de análise e interpretação. É aplicado em estudos descritivos, para descobrir e classificar a relação entre as variáveis.
 É comum no mercado, e prioriza apontar numericamente a frequência e a intensidade dos comportamentos dos indivíduos de um determinado grupo, ou população.
Ex.: Investigação de dados socioeconômico, níveis de renda em relação ao perfil profissional, mapeamento do comportamento sociais.
Ferramentas: Questionários, formulários, análise de fichas de inscrição dos alunos.
Pesquisa Qualitativa: está relacionada no levantamento de dados sobre as motivações de um grupo, em compreender e interpretar determinados comportamentos, a opinião e as expectativas dos indivíduos de uma população.
Os recursos mais usados na pesquisa qualitativa são as entrevistas semiestruturadas em profundidade, observação em campo (observar o comportamento do consumidor, por exemplo), entrevistas por telefone, etc.
Capitulo III: As Técnicas de Estudo e Pesquisa
Procedimentos para estudo de um texto: 
Leitura global do texto para proporcionar ao leitor uma visão ampla do tema.
Divisão do texto em partes ou unidade.
Sublinhar as partes mais importantes do texto.
Sintetizar as partes mais importante do texto.
Técnica de fichamento: Registro dos textos trabalhados, deve ser arquivado em documentação pessoal para pesquisa em outro momento.
Fichamento: Reunião das principais ideias do autor descrito no texto.
Documentação bibliográfica: Deve apresentar Indicação Bibliográficas, Resumo do Texto e Observações.
O arquivo de conteúdos temáticos: Tem como objetivo o levantamento e a classificação de material para a pesquisa dentro de uma determinada área. Corresponde assegurar a manutenção de informações não apenas extraídas de leitura, mas também de aulas, conferências, seminários, trabalhos, debates de grupos de estudo, etc.
O registro temático deve conter: Data/Local, Fonte e o Resumo.
Conteúdo temático: Mecanismos funcionais que permitem organizar material pessoal na vida acadêmica.
As técnicas de estudo têm como função principal dinamizar o processo de ensino e aprendizagem.
Para um melhor aproveitamento da leitura dos textos procure sempre:
Fazer uma primeira leitura global;
Dividir o texto em partes;
Marcar os pontos principais;
Relacionar todas as partes do texto;
Fichar o conteúdo dos textos;
Registrar todas as informações necessárias para a sua compreensão;
Utilizar a leitura textual, temática e interpretativa para um entendimento mais amplo dos textos.
Capítulo IV: As fontes da pesquisa
Pesquisa bibliográfica: É a quese efetua tentando resolver um problema ou adquirir novos conhecimentos a partir de informações publicadas em livros ou documentos similares (catálogos, folhetos, artigos etc.). Seu objetivo é desvendar, recolher e analisar as principais contribuições teóricas sobre um determinado fato, assunto ou ideia.
Ficha catalográficas: Autor, Título e Assunto.
Deve utilizar inicialmente as informações que estão à disposição: autor, assunto, título. A partir destes indicativos, comece a aprofundar nas buscas. 
Se você ainda não conhece os autores que abordam o seu tema de pesquisa, comece sua busca pelo assunto.
Indique primeiro as palavras-chave, em seguida busque as palavras afins.
Parta, então, para a busca por área, conectando as diferentes informações encontradas.
A partir deste momento, aparecerão vários autores diretamente ligados ao seu tema. Relacione os principais e comece a averiguar os livros.
Através da ficha bibliográfica, catalogue os autores e o material encontrado nos livros. Faça primeiro uma abordagem inicial através do índice e da introdução (nesta parte do livro, normalmente, o autor apresenta seus objetivos, fontes utilizadas, referências teóricas, metodologia aplicada ao tratamento das fontes, etc.) deste material, em seguida selecione os mais pertinentes e execute uma leitura completa.
Biblioteca: Autor, Título, Assunto = Levantamento Bibliográfico = Ficha Bibliográfica.
Internet: Busca Articulada Através de Sites = Catalogação das Fontes.
Capítulo V: A elaboração do projeto de pesquisa
A pesquisa social: é uma atividade acadêmica extremamente importante para a compreensão da realidade social. 
O projeto caracteriza-se: como um instrumento fundamental para o pesquisador. Sua principal função é demarcar a direção a ser seguida em busca da realização dos objetivos propostos pela pesquisa.
O projeto de pesquisa é organizado da seguinte forma: 
O que pesquisar?
Como pesquisar?
Quais os objetivos da pesquisa?
Quais as nossas referências teóricas?
Como organizaremos nossas atividades em função do tempo previsto para a realização da pesquisa?
Quais os recursos necessários para a elaboração da pesquisa? 
A Delimitação do Tema e do Problema da Pesquisa: Nessa etapa, partimos de uma determinada área de interesse para a definição do objeto de estudo, é realizado um recorte da realidade social com a qual desejamos trabalhar, formulando um problema, uma indagação que norteará o processo de investigação científica. Ex.: ÁREA DE INTERESSE: o ensino profissionalizante e seu papel no processo de formação de jovens aprendizes.
Referencial Teórico: Definição da estrutura teórica da pesquisa, ou seja, apresentamos quais são os autores diretamente relacionados ao nosso tema de pesquisa com os quais optamos por trabalhar, nossas referências conceituais e nossas categorias de análise.
 Ex.: para a realização dessa pesquisa partimos da noção de “campo” definida por Bourdieu (1989) como sendo um espaço marcado pela luta concorrencial dos atores sociais que delimitam diversos espaços ocupados, caracterizando suas posições na construção de determinadas relações sociais.
Construção das Hipóteses: A realização de uma pesquisa exige do pesquisador uma postura crítica e questionadora sobre a parte da realidade social com a qual vai operar. As hipóteses da pesquisa constituem-se como pressupostos iniciais que viabilizarão um diálogo entre o pesquisador e o seu objeto de estudo
Ex.: o pressuposto inicial desta pesquisa é de que o processo de aprendizagem nestes cursos profissionalizantes caracteriza-se como uma forma de preparação na vida do jovem, capacitando o para o exercício da vida profissional, assim como para a sua entrada no mundo adulto, inserindo-o em um conjunto de relações sociais com as quais este jovem interage (FARIAS, 1997).
Justificativa: A justificativa deve conter o interesse do pesquisador pelo seu tema. Deve apresentar quais as contribuições teóricas e práticas produzidas pelo seu estudo, demonstrando a relevância da sua investigação e como esta análise contribui para a ampliação do campo de estudos deste tema. 
Objetivos: Essa etapa define quais as intenções da pesquisa e como elas devem ser realizadas na prática, ou seja, o que pretendemos com o nosso estudo, através do exercício de investigação da realidade social. 
Metodologia: Nosso objetivo aqui é apresentar o modo como a pesquisa será realizada, ou seja, quais as fontes utilizadas e qual a forma de tratamento dos dados levantados. A metodologia não só contempla a fase de exploração de campo (escolha do espaço da pesquisa, escolha do grupo de pesquisa, estabelecimento dos critérios de amostragem e construção de estratégias para entrada em campo) como a definição de instrumentos e procedimentos para análise dos dados.
Aspectos Éticos: De acordo com a Resolução 196 do (CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE, 1996), todas as pesquisas envolvendo seres humanos devem seguir parâmetros éticos e serem avaliadas por um Comitê de Ética em Pesquisa. É importante ressaltar que esse documento não restringe pesquisas envolvendo seres humanos apenas como aquelas realizadas na área da saúde, mas todas as modalidades de pesquisa que, direta ou indiretamente, incluam seres humanos, como aplicação de questionários ou entrevistas.
Assim, ao planejar sua pesquisa, o autor deve incluir informações sobre os aspectos éticos da metodologia empregada. 
Orçamento: Nessa fase devemos indicar os gastos necessários para a realização da pesquisa. Essa é uma etapa que se aplica aos projetos que buscam financiamento junto aos órgãos ou entidades de pesquisa (CNPq, CAPES, FAPERJ, instituições de ensino superior, empresas, etc.).
Cronograma de Atividades: O processo de execução da pesquisa necessita ser dimensionado em termos de tempo. Aqui, apresentamos o conjunto de atividades desenvolvidas pelo pesquisador de acordo com a delimitação do período de tempo necessário para a realização dessas atividades.
Referências: Na apresentação das etapas do projeto, observa-se a citação rápida dos autores que compõem as referências teóricas. Tais citações são breves, porém, ao final do projeto, elas devem seguir os procedimentos de relação desses autores de forma abrangente, seguindo as normas da ABNT, contemplando não só os autores citados como também aqueles que fazem parte do nosso quadro de análise.
Linguagem, Redação e organização do texto: Recomenda-se que um texto científico apresente sua redação de forma impessoal, evitando-se a primeira pessoa.
É importante dar ao texto que se escreve elegância, precisão, objetividade e clareza.
Após o trabalho pronto (e mesmo durante cada passo), se a ideia que o pesquisador quis transmitir não ficou clara, o conteúdo deverá ser reformulado.
O domínio de ortografia e gramática é de suma importância. Um trabalho, por melhor que esteja quanto aos aspectos técnicos, se cheio de erros ortográficos (por exemplo), não passa credibilidade.

Outros materiais