Buscar

av politicas publicas 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação: FUNDAMENTOS DE POLÍTICA PÚBLICA
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 
	Professor:
	MARCELO JOSE PINHO BARBOSA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 28/03/2016 19:13:32 
	
	 1a Questão (Ref.: 201507852511)
	3a sem.: Aula 2
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Qual é a base da teoria das escolhas?
		
	
Resposta: O individuo pode escolaher de forma coletiva visando o bem de toda a sociedade ou de forma egoista para as suas necessidades pessoais.
	
Gabarito: É a noção de individualismo metodológico, como ferramenta metodológica principal dos estudos em microeconomia.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201507804949)
	9a sem.: discursiva aulas 6 a 10
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Utilizando a formulação proposta por Montesquieu , conceitue os componentes do modelo de Tripartição de poderes proposto pelo autor:
		
	
Resposta: Os poderes não possuem hierarquia entre eles, mas devem agir harmonicamente a favor do cidadão.
	
Gabarito: ¿Existem em cada Estado três tipos de poder: o poder legislativo, o poder executivo das coisas que emendem do direito das gentes e o poder executivo daquelas que dependem do direito civil. Com o primeiro, o príncipe ou o magistrado cria leis por um tempo ou para sempre e corrige ou anula aquelas que foram feitas. Com o segundo, ele faz a paz ou a guerra, envia ou recebe embaixadas, instaura a segurança, previne invasões. Com o terceiro, ele castiga os crimes, ou julga as querelas entre os particulares. Chamaremos a este último poder de julgar e ao outro simplesmente poder executivo do Estado." 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201507852217)
	1a sem.: aula 1
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O papel do estado como indutor do desenvolvimento econômico, tendo como propósito a promoção do bem comum, determina o planejamento de forma a possibilitar a formulação de programas para prever, e em consequência, para atender as futuras necessidades do país. Planejar, portanto, significa dar mais transparência e consistência à própria ação, fixando metas e prazos para orientação e prevendo os meios necessários para alcança-las. Nas alternativas a seguir, indique a única que está relacionada a esta ideia de planejamento:
		
	
	Divulgadas, pelo IBGE, documento que contém dados dos resultados do censo demográfico 2010 das estáticas de óbitos do registro civil e do sistema de informações sobre mortalidade do Ministério da Saúde. A publicação traz comparações com os indicadores das tábuas de 1980, apresentando um panorama das mudanças nos níveis e padrões de mortalidade em 30 anos. Nesse período, a expectativa de vida do brasileiro aumentou em mais de 11 anos. Disponível no site: http://conteudo.ebcservicos.com.br/programas/a-voz-do-brasil/transcricoes/a-voz-do-brasil-02-08-2013 
	
	A Receita Federal lançou em todo o país a Declaração Eletrônica de Bens de Viajante (e-DBV) em substituição à Declaração de Bagagem Acompanhada (DBA) e Declaração Eletrônica de Porte de Valores (e-DPV). O objetivo é facilitar o retorno dos viajantes que podem preencher e transmitir o relatório ainda no exterior, com até trinta dias de antecedência, e efetuar o pagamento antecipado do imposto de importação por home banking, agilizando a passagem pela Aduana. A taxa também pode ser paga com cartões de débito nos locais em que o serviço estiver disponível. Disponivel no site: http://odia.ig.com.br/noticia/economia/2013-08-17/receita-implanta-declaracao-eletronica-de-bagagens.html 
	
	Ministro da Agricultura anuncia mais oito estados livres da febre aftosa. Novas áreas livres são AL, CE, MA, PB, PE, PI, RN e norte do PA.Medida não acaba com a necessidade de vacinação contra a doença. ¿Quando esses estados forem certificados pela OIE, 78% do território nacional será reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa, diminuindo as restrições de trânsito interno e possibilitando a abertura de vários mercados ainda inacessíveis para os produtos dessa zona¿, disse o ministro, segundo informou a assessoria de imprensa do ministério. Disponivel no site: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2013/08/ministro-da-agricultura-anuncia-mais-oito-estados-livres-da-febre-aftosa.html 
	
	O ministro dos Transportes, César Borges, disse que o valor previsto no Orçamento do governo para 2014 destinado à elaboração do projeto executivo do trem de alta velocidade (TAV) é de R$ 267 milhões. ¿Vamos trabalhar para reduzir, mas é o máximo a ser gasto em 2014¿, disse Borges. O governo não tem uma estimativa para o gasto total com os estudos da obra do trem-bala, que deverá ligar as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas (SP). De acordo com o ministro, o que está previsto no Orçamento poderá ou não ser gasto, dependendo das licitações que serão feitas. Outros valores também poderão ser alocados nos próximos anos, se houver necessidade. O projeto executivo é o conjunto de estudos técnicos detalhados que servem para embasar a obra. disponivel no site: http://odia.ig.com.br/noticia/brasil/2013-08-16/governo-diz-que-gasto-com-projeto-do-trem-bala-sera-de-r-267-milhoes.html 
	
	Petrobras confirma potencial da área de Muriú, no litoral de Sergipe.Estatal comprovou a extensão da descoberta de óleo leve e gás. Profundidade final do poço, a 83 km de Aracaju, alcançou 5.627 metros. disponivel no site: http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/08/petrobras-confirma-potencial-da-area-de-muriu-no-litoral-de-sergipe.html 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201507787761)
	2a sem.: aula 2
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Segundo Weber, a obediência que baseia-se no reconhecimento das características extraordinárias do líder é conhecido(a) como dominação legítima do tipo: 
		
	
	Racional Legal
	
	Ortodoxa
	
	Tradicional
	
	Coligada
	
	Carismática
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201508344126)
	sem. N/A: AULA 3
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Sobre as perspectivas teóricas em relação a escolha e decisão, seguem as seguintes afirmativas: 
I. Um indivíduo é um ator social quando ele representa algo para a sociedade (para o grupo, a classe, o país), encarna uma ideia, uma reivindicação, um projeto, uma promessa, uma denúncia. 
II. A idéia de ator social não se limita somente a pessoas ou grupos sociais. Instituições também podem ser atores sociais: um sindicato, partidos políticos, jornais, rádios, igrejas etc.
III. O grupo social é o conjunto de seres humanos que interagem de modo sistemático entre si. É uma coletividade identificável, estruturada e contínua de pessoas que desempenham papéis recíprocos em conformidade com normas, interesses e valores com vista à persecução de objetivos comuns.
A opção que apresenta somente as afirmativas corretas é: 
		
	
	I, II e III.
	
	I e III.
	
	III.
	
	II.
	
	I.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201508358377)
	sem. N/A: AULA 4
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Sobre a mídia e as políticas públicas, seguem as seguintes afirmativas: 
I. Em termos ideais, Habermas conceitua a esfera pública como reino da vida social onde a troca de informação e pontos de vista sobre questões comuns, interessam e podem tomar lugar até que a opinião pública seja formada. 
II. As mídias não são eficazes da esfera pública, tendo em vista que as sociedades modernas permitem a todos os cidadãos para que seja presentes nas instâncias político governativas. 
III. Dado que as sociedades modernas não permitem mais do que relativamente poucos cidadãos presentes nas instâncias político governativas, as mídias tornaram-se a instituição-mor da esfera pública.
A opção que apresenta somente as afirmativas corretas é:
		
	
	I, II e III.
	
	II.
	
	III.
	
	I.
	
	I e III.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201508344143)
	sem. N/A: AULA 5
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Sobre os principaisconceitos de políticas públicas, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Políticas públicas são a soma das atividades dos governos, que agem diretamente ou através de delegação, e que influenciam a vida dos cidadãos.
	
	As definições de políticas públicas, mesmo as minimalistas, guiam o nosso olhar para o locus onde os embates em torno de interesses, preferências e ideias se desenvolvem, isto é, os governos.
	
	Políticas públicas são um conjunto de ações do governo que irão produzir efeitos específicos.
	
	Políticas públicas não são pautadas no que o governo escolhe fazer, mas sim em um conjunto de fatores sociais e interpessoais públicas que não dependem da sociedade.
	
	Políticas públicas são definidas como um campo dentro do estudo da política que analisa o governo à luz de grandes questões públicas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201507804957)
	6a sem.: aula 6
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	a estrutura tripartida de governo comporta tensões e disputas que são especialmente visíveis na execução da política pública. Ela foi proposta por:
		
	
	Platão
	
	Montesquieu
	
	Sófocles
	
	Aristóteles
	
	Robespierre
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201508344165)
	sem. N/A: AULA 7
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Sobre a análise de políticas públicas, seguem as seguintes afirmativas: 
I. A ação política é uma ação de alocação de recursos escassos para alcançar uma finalidade. Assim, a política pública possui essencialmente uma natureza econômica. 
II. Uma não-decisão é a ausência de decisão sobre uma questão que foi incluída na agenda política, tendo como resultado a aceleração do processo decisório.
III. Várias das atividades e projetos do setor público são investimentos cujos retornos podem ser medidos ou estimados e portanto podem ser calculados os benefícios reais obtidos (numa avaliação posterior de um projeto) ou prováveis de serem obtidos (numa proposta ainda não implementada).
A opção que apresenta somente as afirmativas corretas é: 
		
	
	I e III
	
	I, II e III
	
	I
	
	II
	
	III
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201508426734)
	sem. N/A: AULA 10
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Sobre a execução e a avaliação de políticas públicas, seguem as seguintes afirmativas: 
I. A avaliação política consiste em atribuir valor às políticas, às suas consequências, ao aparato institucional em que elas se dão e aos próprios atos que pretendem modificar o conteúdo dessas políticas. 
II. É necessário estabelecer critérios de avaliação que nos permitam dizer se e porque uma política é preferível à outra. 
III. Na medida em que envolve princípios políticos, cuja relevância é dada por sua conexão com alguma concepção de Bem-Estar humano, e as prioridades a serem observadas entre eles, a análise de avaliação terá sempre um caráter complexo e controverso. 
A opção que apresenta somente as afirmativas corretas é: 
		
	
	I e III
	
	I
	
	II
	
	III
	
	I, II e III
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 11/03/2016 até 29/03/2016.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Outros materiais