Buscar

conteudo on line 6

Prévia do material em texto

Aula 6: A PERCEPÇÃO NA SELEÇÃO E NO TREINAMENTO
	
		Ao final desta aula, você será capaz de:
1- Definir percepção;
2- Analisar fatores de influência no processo perceptivo;
3- Analisar o ajustamento que a percepção viabiliza das pessoas às situações;
4- Compreender a percepção social como lente que define a qualidade de relação das pessoas no trato interpessoal.
Introdução
A percepção de todos os processos psicológicos constitui o mais básico, viabilizando a captação de estímulos e o ajuste das pessoas aos mesmos.
Neste processo contam as nossas capacidades sensórias e o armazenamento de memória (as nossas experiências) que permitem a nós darmos significados a tudo o que entra em contato conosco.
Fatores de ordem interna, como a personalidade e emoções, e de ordem externa (os estímulos ambientais) influenciam, sobremaneira, o modo de percebermos as pessoas e as situações.
No meio corporativo, as percepções que temos uns dos outros, de nosso papel a desempenhar e até do valor que nos é atribuído exercem influência sobre nosso desempenho e sobre as relações estabelecidas com as pessoas.
O modo de percebermos os outros define se eles serão afetos ou desafetos no trato interpessoal, além de interferirem em nossa conduta nos meios aos quais nos inserimos.
Na seleção, bem como nos treinamentos corporativos, a percepção dos agentes e dos respectivos candidatos às vagas e/ou colaboradores conta muito para o êxito de cada um dos processos, bem como para o bom ajustamento às demandas envolvidas em cada um deles.
Estudaremos a percepção e seu universo de variáveis que definem nosso “trânsito” satisfatório ou não, focando a esfera organizacional.

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes