Buscar

ativ und 3 DIR TRAB

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PERGUNTA 1
NO TOCANTE À TRANSFERÊNCIA DO EMPREGADO, É CORRETO DIZER:
	
	a.
	O ADICIONAL DE 25% SOMENTE É DEVIDO EM CASO DE TRANSFERÊNCIA DEFINITIVA.
	
	b.
	PAGANDO O EMPREGADOR O ADICIONAL DE 25%, AS DESPESAS RESULTANTES DA TRANSFERÊNCIA CORRERÃO POR CONTA DO EMPREGADO.
	
	c.
	CONDIÇÃO MERAMENTE IMPLÍCITA DE TRANSFERÊNCIA NÃO É SUFICIENTE PARA QUE O EMPREGADOR POSSA ALTERAR O LOCAL DE TRABALHO DO EMPREGADO.
	
	d.
	NÃO SE CONSIDERA TRANSFERÊNCIA, PARA EFEITOS LEGAIS, A MUDANÇA DO LOCAL DE TRABALHO QUE NÃO ACARRETA NECESSARIAMENTE MUDANÇA DO DOMICÍLIO DO EMPREGADO.
	
	e.
	O ADICIONAL DE 50% SOMENTE É DEVIDO EM CASO DE TRANSFERÊNCIA DEFINITIVA.
1 pontos   
PERGUNTA 2
Washington, adolescente com 14 (quatorze) anos, movido pelo desejo de ajudar seus genitores no sustento do núcleo familiar pobre, pretende iniciar atividade laborativa como ensacador de compras na pequena mercearia Tudo Tem, que funciona 24h, localizada em sua comunidade. Recentemente, esta foi pacificada pelas Forças de Segurança Nacional. Tendo como substrato a tutela do Estatuto da Criança e do Adolescente no tocante ao Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho, assinale a alternativa correta.
	
	a.
	Washington poderá ser contratado como ensacador de compras, mesmo não sendo tal atividade de aprendizagem, pois, como já possui 14 (quatorze) anos, tem discernimento suficiente para firmar o contrato de trabalho e, assim, prestar auxílio material aos seus pais, adotando a louvável atitude de preferir o trabalho às ruas.
	
	b.
	Como a comunidade onde reside Washington foi pacificada pelas forças de paz, não há falar em local perigoso ou insalubre para o menor; assim, poderá o adolescente exercer a carga horária laborativa no período das 22h às 24h, sem qualquer restrição legal, desde que procure outra atividade laborativa que seja de formação técnico-profissional.
	
	c.
	Washington não poderá trabalhar na mercearia como ensacador de compras, pois tal atividade não é enquadrada como de formação técnico-profissional; portanto, não se pode afirmar que o menor exercerá atividade laborativa na condição de aprendiz.
	
	d.
	Na condição de aprendiz, não é necessário que o adolescente goze de horário especial compatível com a de acesso e frequência obrigatória ao ensino regular.
	
	e.
	Washington poderá trabalhar normalmente como celetista.
1 pontos   
PERGUNTA 3
A empresa A pretende conceder férias coletivas a todos os seus empregados em dois períodos anuais, sendo um de dez dias corridos e outro de vinte dias corridos; A empresa B pretende conceder férias coletivas apenas para um setor da empresa em dois períodos anuais de quinze dias corridos cada; A empresa C pretende conceder férias coletivas para todos os seus empregados em dois períodos anuais, sendo um de doze dias corridos e outro de dezoito dias corridos cada. Nestes casos,
	
	a.
	Apenas as empresas B e C estão agindo de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho.
	
	b.
	Apenas as empresas A e C estão agindo de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho.
	
	c.
	Todas as empresas estão agindo de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho.
	
	d.
	Todas as empresas não estão agindo de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, tendo em vista que as férias coletivas não poderão ser fracionadas.
	
	e.
	Apenas a empresa A está agindo de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho.
1 pontos   
PERGUNTA 4
João da Silva ajuizou reclamação trabalhista em face da empresa Alfa Empreendimentos Ltda., alegando ter sido dispensado sem justa causa. Postulou a condenação da reclamada no pagamento de aviso prévio, décimo terceiro salário, férias proporcionais acrescidas do terço constitucional e indenização compensatória de 40% (quarenta por cento) sobre os depósitos do FGTS, bem como na obrigação de fornecimento das guias para levantamento dos depósitos do FGTS e obtenção do benefício do seguro-desemprego. Na peça de defesa, a empresa afirma que o reclamante foi dispensado motivadamente, por desídia no desempenho de suas funções (artigo 482, alínea "e", da CLT), e que, por essa razão, não efetuou o pagamento das verbas postuladas e não forneceu as guias para a movimentação dos depósitos do FGTS e percepção do seguro-desemprego. Considerando que, após a instrução processual, o juiz se convenceu da configuração de culpa recíproca, assinale a:
	
	a.
	A culpa recíproca é modalidade de resilição unilateral do contrato de trabalho.
	
	b.
	O reclamante tem direito a 50% do valor do aviso prévio, do décimo terceiro salário e das férias proporcionais.
	
	c.
	O reclamante não poderá movimentar a conta vinculada do FGTS.
	
	d.
	O reclamante não tem direito ao pagamento de indenização compensatória sobre os depósitos do FGTS.
	
	e.
	O reclamante terá direito a demissão por justa causa e todas as verbas trabalhistas inerentes ao referido contrato.
1 pontos   
PERGUNTA 5
Karina e Mariana residem no pensionato de Ester, local em que dormem e realizam as suas refeições, já que Gabriela, proprietária do pensionato, contratou Abigail para exercer as funções de cozinheira. Jaqueline reside em uma república estudantil que possui como funcionária Helena, responsável pela limpeza da república, além de cozinhar para os estudantes moradores. Abigail e Helena estão grávidas. Neste caso,
	
	a.
	Nenhumas das empregadas são domésticas, mas ambas terão direito a estabilidade provisória decorrente da gestação.
	
	b.
	Ambas são empregadas domésticas e terão direito a estabilidade provisória decorrente da gestação.
	
	c.
	Somente Helena é empregada doméstica, mas ambas terão direito a estabilidade provisória decorrente da gestação.
	
	d.
	Somente Abigail é empregada doméstica, mas ambas terão direito a estabilidade provisória decorrente da gestação.
	
	e.
	Ambas são empregadas domésticas, mas não terão direito a estabilidade provisória decorrente da gestação.
1 pontos   
PERGUNTA 6
Maria foi contratada para cuidar de Sílvia que se encontra enferma. Trabalhou por 12 meses na residência de Sílvia, cumprindo jornada de 8 horas diárias com uma hora de intervalo e duas folgas semanais; foi dispensada sem justa causa, recebendo apenas os salários do período. A empregadora não incluiu a empregada no regime do FGTS. Em relação aos direitos trabalhistas de Maria, é coreto afirmar que terá direito.
	
	a.
	Ao aviso-prévio, férias de 30 dias acrescidas de 1/3, 13º salário, depósitos do FGTS com multa rescisória de 40% do FGTS.
	
	b.
	Ao aviso-prévio, férias de 30 dias acrescidas de 1/3 e 13º salário.
	
	c.
	Ao aviso-prévio, férias de 30 dias acrescidas de 1/3 e 13º salário e multa por atraso no pagamento das verbas rescisórias.
	
	d.
	As férias de 20 dias úteis acrescidas de 1/3, 13º salário, depósitos do FGTS e multa rescisória de 40% do FGTS.
	
	e.
	O aviso-prévio, férias de 20 dias úteis acrescidas de 1/3, 13º salário, depósitos do FGTS com multa rescisória de 40% do FGTS.
1 pontos   
PERGUNTA 7
A empresa Alfa foi sucedida pela empresa Beta, ocupando o mesmo local, as mesmas instalações e fundo de comércio, bem como mantendo as mesmas atividades e empregados. Em relação aos contratos de trabalho dos empregados da empresa sucedida, assinale a alternativa correta.
	
	a.
	As obrigações anteriores recairão sobre a empresa sucedida, e as posteriores sobre a sucessora.
	
	b.
	Serão automaticamente extintos, fazendo surgir novas relações contratuais,
	
	c.
	As cláusulas e condições estabelecidas no contrato de trabalho serão obrigatoriamente repactuadas entre os empregados e o novo empregador individual.
	
	d.
	Os contratos se manterão inalterados e seguirão seu curso normal.
	
	e.
	A transferência de obrigações depende das condições em que a sucessão foi pactuada.
1 pontos   
PERGUNTA 8
O EMPREGADO DOMÉSTICO INCLUÍDO NO FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO, DESPEDIDO SEM JUSTA
CAUSA:
	
	a.
	TEM DIREITO AO LEVANTAMENTO DOS DEPÓSITOS DO FGTS E À INDENIZAÇÃO DE 40%.
	
	b.
	TERÁ DIREITO AO LEVANTAMENTO DOS DEPÓSITOS DO FGTS, MAS NÃO TERÁ DIREITO À INDENIZAÇÃO DE 40%
	
	c.
	TERÁ DIREITO AO SEGURO DESEMPREGO, MAS NÃO TERÁ DIREITO AOS 40% DA INDENIZAÇÃO
	
	d.
	TERÁ DIREITO AO LEVANTAMENTO DOS DEPÓSITOS DO FGTS, AO SEGURO DESEMPREGO, MAS NÃO TERÁ DIREITO À INDENIZAÇÃO DE 40%
	
	e.
	NÃO TERÁ DIREITO AO LEVANTAMENTO DOS DEPÓSITOS DO FGTS
1 pontos   
PERGUNTA 9
Por razões de interesses econômicos, os proprietários da empresa Tetra Serviços Ltda. transferiram o negócio para terceiros. Houve alteração da razão social, mas não ocorreu alteração de endereço, do ramo de atividades, nem de equipamentos. Manteve-se o mesmo quadro de empregados. Tal situação caracterizou a sucessão de empregadores. Neste caso, quanto aos contratos de trabalho dos empregados da empresa sucedida.
	
	a.
	Os contratos de trabalho se manterão inalterados e seguirão seu curso normal.
	
	b.
	A transferência de obrigações depende das condições em que a sucessão foi pactuada.
	
	c.
	As obrigações anteriores recairão sobre a empresa sucedida, e as posteriores sobre a sucessora.
	
	d.
	Todas as cláusulas e condições estabelecidas no contrato de trabalho deverão ser repactuadas entre os empregados e o novo empregador.
	
	e.
	Serão automaticamente extintos, fazendo surgir novas relações contratuais.
1 pontos   
PERGUNTA 10
CONFORME O PREVISTO NOS ARTIGOS 472 E 473 DA CLT, O EMPREGADO PODERÁ DEIXAR DE COMPARECER AO SERVIÇO, SEM PREJUÍZO DO SALÁRIO:
	
	a.
	ATÉ 3 (TRÊS) DIAS CONSECUTIVOS, EM CASO DE FALECIMENTO APENAS DO CÔNJUGE, ASCENDENTE, DESCENDENTE, IRMÃO; POR 1 (UM) DIA, EM CADA 6 (SEIS) MESES DE TRABALHO, EM CASO DE DOAÇÃO VOLUNTÁRIA DE SANGUE DEVIDAMENTE COMPROVADA.
	
	b.
	POR 5 (CINCO) DIAS, EM CASO DE NASCIMENTO DE FILHO, NO DECORRER DA PRIMEIRA QUINZENA; ATÉ 1 (UM) DIA PARA O FIM DE SE ALISTAR ELEITOR.
	
	c.
	ATÉ 60 (SESSENTA) DIAS, DECORRENTE DE AFASTAMENTO SOLICITADO POR AUTORIDADE COMPETENTE DIRETAMENTE AO EMPREGADOR, EM REPRESENTAÇÃO FUNDAMENTADA, COM AUDIÊNCIA DA PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO, QUE PROVIDENCIARÁ DESDE LOGO A INSTAURAÇÃO DE INQUÉRITO ADMINISTRATIVO.
	
	d.
	ATÉ 2 (DOIS) DIAS CONSECUTIVOS, EM CASO DE FALECIMENTO DO CÔNJUGE, ASCENDENTE, DESCENDENTE, IRMÃO OU PESSOA QUE DECLARADA EM SUA CTPS, VIVA SOB SUA DEPENDÊNCIA ECONÔMICA; NOS DIAS EM QUE ESTIVER COMPROVADAMENTE REALIZANDO PROVAS DE EXAME VESTIBULAR PARA INGRESSO EM ESTABELECIMENTO DE ENSINO SUPERIOR.
	
	e.
	ATÉ 10 DIAS PARA OS NUBENTES.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais