Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
apol 03...

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5
O termo Educação Corporativa refere-se ao processo educacional dos empregados de uma organização, os quais acontecem sob responsabilidade da própria empresa.
Sobre as ferramentas utilizadas pela educação corporativa analise as afirmativas a seguir:
I. Os programas de treinamento e desenvolvimento não fazem parte da estratégia de educação corporativa.
II. O custeio de cursos de graduação e pós-graduação não fazem parte da estratégia de educação corporativa e sim de remuneração, pois trata-se de um benefício.
III. Universidade corporativa é sinônimo de educação corporativa.
IV. Os programas de treinamento são estratégias utilizadas pela educação corporativa.
	
	A
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	E
	Apenas a afirmativa IV está correta.
Questão 2/5
Suzana trabalha no departamento de compras na empresa Botelho &Silva há cinco anos. Ela gostava muito de seu trabalho, principalmente por que o seu gestor, Juarez, era uma ótima pessoa para se trabalhar. Estavam totalmente acostumados com o ritmo um do outro. Suzana dizia que conhecia o humor de Juarez até pelo jeito que ele olhava para as pessoas. Juarez foi promovido há quatro meses, e Cristiano assumiu o seu lugar. Suzana diz que o seu trabalho é muito frustrante agora. “Juarez e eu estávamos no mesmo ritmo. Dançávamos a mesma música. Gostávamos das mesmas coisas. Não é assim com Cristiano. Ele me pede algo e eu faço e ele me diz que está errado. Estou acreditando que ele pensa algo e diz outro. Fazendo um balanço, acho que ele não passa um dia sem gritar comigo por alguma coisa. Eu não consigo me comunicar com ele. Acredito que tem pessoas que se comunicam facilmente e esse não é o caso de Cristiano.
Analisando o caso de Suzana e Cristiano por meio do que estudamos no processo do conflito podemos afirmar que:
I- Os comentários de Suzana demonstram que ela abriu um conflito com Cristiano porque não aceita ser supervisionada por alguém que não tenha o mesmo perfil do Juarez.
II- As variáveis pessoais são as fontes do conflito entre Cristiano e Suzana. Realmente Suzana não gostou da troca de chefia imediata e tem refutado todas as tentativas de aproximação de Cristiano.
III- A comunicação é a fonte de conflito entre Cristiano e Suzana, ela representa as forças opostas que surgem de dificuldades semânticas, mal-entendidos e “ruídos” nos canais de comunicação.
	
	A
	As assertivas I, II e III estão Corretas.
	
	B
	As assertivas I, II e III estão Incorretas.
	
	C
	As assertivas I e II estão Corretas.
	
	D
	As assertivas I e III estão Corretas.
	
	E
	A assertiva III está Correta.
A figura a seguir apresenta um profissional desgastado e estressado com a baixa remuneração e as péssimas condições de vida no seu trabalho.
http://qvtpjes.blogspot.com.br/2014/03/condicoes-de-trabalho-e-o-processo-de.html
 
Você é gestor de Recursos Humanos, formado no Uninter, foi contratado pela empresa para atuar em prol de ações que melhorem a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT).
De acordo com o conteúdo abordado na aula 6 e no livro base, assinale quais seriam os aspectos importantes para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, considerando o Modelo de QVT de Nadler e Lawler:
I – Oferecer ao colaborador mais participação nos processos de decisão.
II – Inovar no sistema de recompensa para influenciar o clima organizacional.
III – Melhorar o ambiente quanto a condições físicas e psicológicas.
IV - Oferecer retorno extrínseco pelo trabalho realizado.
V – O colaborador deverá conhecer o resultado do trabalho realizado.
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	I e V
	
	B
	II e IV
	
	C
	I, II e III
	
	D
	II, III, IV
	
	E
	III, IV e V
	
Questão 4/5
Estudamos no tema mediação de conflitos e negociação que existem algumas técnicas para abordarmos situações conflituosas. A autora Caroselli (2012) apresenta técnicas e instrumentos que podemos lançar mão para chegarmos a um bom termo nestas situações.
Leia o diálogo exposto abaixo que foi adaptado de um caso apresentado por Caroselli (2012),  e que se estabeleceu entre Maria e Sérgio. Maria trabalha no departamento de contabilidade há 03 anos e Sérgio é seu supervisor imediato deste a sua entrada na empresa.
 
Funcionária: Não gosto de ser criticada na frente dos outros.
Supervisor: Você está exagerando, Maria. Está acontecendo alguma outra coisa na sua vida que pode estar lhe incomodando?
Funcionária: Não, nada está acontecendo na minha vida que tem me incomodado, além é claro do modo que como você tem realizado a avaliação pública do meu desempenho. Porém tenho certeza de que podemos resolver esse problema.
Supervisor:  Podemos considerar que já foi resolvido.
Funcionária: Mesmo assim, gostaria de marcar uma reunião com você para falarmos sobre isso.
Supervisor: Nenhum de nós tem tempo para uma coisa tão pequena. Para mim está resolvido.
Funcionária: Sérgio isso tem acontecido diversas vezes, então não considero tão insignificante, ainda mais que também acontece com os outros colegas de trabalho. Veja, depois de tanto tempo trabalhando juntos, acredito que podemos conversar e resolver essa questão antes que isso se torne mais sério.
Agora responda qual a alternativa que apresenta a técnica utilizada por Maria.
	
	A
	Maria utilizou a técnica KIND, pois o conflito que surgiu foi  nos níveis hierárquicos  que se encontram abaixo ou no meio da pirâmide organizacional. Também ela estabeleceu uma data para que se encontrem e resolvam o conflito estabelecido.
	
	B
	Maria utilizou o resultado E-N-D,  pois ela procurou entende o seu supervisor e não atribuiu a ele intenções negativas ao seu comportamento. Bem como determinou medidas que cada um deveria tomar para seguir no relacionamento sem prejuízos.
	
	C
	Maria utilizou de uma técnica diversiva, tentou interromper o comportamento inadequado do Sérgio por meio de perguntas que o remeteu a uma reflexão sobre o tipo de ação que tem optado frente ao desempenho de seus subordinados.
	
	D
	Maria utilizou a abordagem AWE-FILL, pois requer o desenvolvimento de um novo hábito e  de estratégia para redução do conflito. Exige uma mudança mental do Sérgio. Ela praticou com o seu supervisor as etapas nesta abordagem: afirmar, retroceder, encorajar, preencher.
	
	E
	Maria não utilizou de nenhuma técnica que foi trabalhada pela autora Caroselli, pois pelo tipo de comentário e intervenção utilizada por ela, o conflito tende a aumentar e provavelmente pelo nível de subordinação existente é passível de uma advertência
Questão 5/5
A avaliação 360º é uma avaliação que considera múltiplas fontes de informação a respeito do desempenho de um empregado.
V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas e, então, assinale a alternativa correta:
 
(   ) Permite capturar diversos aspectos do comportamento do avaliado, oferecendo uma perspectiva mais ampla a respeito do desempenho.
(   ) Possibilita o desenvolvimento profissional
(   ) Favorece o aprendizado permanente
(   ) A avaliação de clientes gera desmotivação, pois o mesmo não possui condições de avaliar o dia-a-dia de trabalho do empregado
	
	A
	V, V, V, V
	
	B
	V, F, V, F
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	V, V, V, F
	
	E
	F, V, F, F