Buscar

CCE0216_AV2_201301929271 » GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201302108409)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O crime previsto no art. 38 da Lei no 9.605/98 (¿destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente¿) é considerado crime
		
	
	formal, porque independe de resultado jurídico.
	
	de perigo abstrato, porque a conduta é punível, mesmo que não haja destruição ou dano.
	 
	de perigo concreto, porque a tentativa de destruição ou dano é punível.
	
	de mera conduta, não admitindo tentativa, nem modalidade culposa.
	 
	material, porque depende de resultado naturalístico.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302110266)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Periodicamente a Polícia Ambiental faz blitz fiscalizando o volume de sons produzido pelas diversas casas noturnas de Macapá e Santana. Qual dos institutos abaixo normatiza a respeito desse tema?
		
	
	Lei nº 919/2005.
	 
	Constituição do Estado do Amapá.
	 
	Lei nº 1.149/2007.
	
	Lei nº 165/94.
	
	Instrução Normativa nº 001/99.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302107542)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Lei Federal nº 6938/81, da Política Nacional do Meio Ambiente, criou o SISNAMA ¿ Sistema Nacional do Meio Ambiente ¿ que é constituído de órgãos e entidades da União, dos Estados dos Municípios e do Distrito Federal e das Fundações instituídas pelo Poder Público. É formado:
		
	
	por representantes da sociedade civil organizada.
	
	por universidades, organizações-não-governamentais, entidades de classe e representantes da sociedade de todos os estados brasileiros.
	
	por representantes legais do Ministério do Meio Ambiente e das secretarias estaduais e municipais de meio ambiente.
	
	pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente e pelos conselhos estaduais e municipais.
	 
	pelo Conselho do Governo, Conselho Nacional do Meio Ambiente, Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Instituto Chico Mendes e pelos órgãos seccionais e locais.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302208110)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Por causa de pressões sociais, comerciais e das lições aprendidas na década de 1980, a International Organization for Standartization (ISO) anunciou no Rio de Janeiro em 1982, a decisão de desenvolver uma série de normas sobre gestão ambiental. Essa série é:
		
	
	OHAS
	 
	ISO 14000
	
	ISO 9001
	
	ISO 9000
	
	ISO 21300
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302110770)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Surge a necessidade de averbar a Reserva Legal no Registro Imobiliário, quando existe a pretensão do proprietário em explorar a propriedade suprimindo vegetação nativa ou florestas já existentes. No que tange a finalidade da averbação da reserva legal, assinale a altermativa Falsa.
		
	 
	Surge a necessidade de averbar a Reserva Legal no Registro Imobiliário, quando existe a pretensão do proprietário em explorar a propriedade sem suprimir a vegetação nativa ou florestas já existentes.
	
	Surge a necessidade de averbar a Reserva Legal no Registro Imobiliário, quando existe a pretensão do proprietário em explorar a propriedade suprimindo vegetação nativa ou florestas já existentes.
	
	A Reserva Legal é pré-requisito para a exploração da Floresta ou outra forma de vegetação nativa existentes no imóvel rural, sendo que o proprietário deve averbála com antecedência, no Registro de Imóveis, antes da supressão da mata.
	
	A finalidade da averbação da Reserva Legal na matrícula do imóvel é registar a reserva legal, para que futuros proprietários saibam onde está localizada e seus limites, já que essas áreas podem ser demarcadas em qualquer lugar da propriedade. Uma vez demarcada, fica proibida a sua alteração por qualquer motivo.
	
	A averbação da Reserva Florestal não é pré-requisito para o ingresso de qualquer título no Registro Imobiliário, nem para o lançamento em forma de registro ou averbação nas matrículas dos imóveis;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302208098)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A forma como uma organização administra as relações entre suas atividades e o meio ambiente que as abriga, observadas as expectativas das partes interessadas, é a definição de:
		
	
	ISO 9000
	
	Passivo ambiental
	 
	Sistema de Gestão Ambiental
	 
	Gestão ambiental
	
	Desenvolvimento sustentável
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302108114)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sobre a gestao ambiental no Brasil, assinale a alternativa correta.
		
	
	A implantacao da serie ISO 14.000 vem sendo cada vez mais utilizada em funcao das exigencias do IBAMA e orgaos ambientais estaduais.
	 
	Dentre os instrumentos da Politica Nacional do Meio Ambiente, destacam-se: planejamento e fiscalizacao do uso dos recursos naturais, recuperacao de areas degradadas e controle e zoneamento das atividades potencial ou efetivamente poluidoras
	
	O licenciamento ambiental da regiao de fronteira com paises vizinhos deve ser realizado numa parceria entre o IBAMA e o orgao ambiental do pais vizinho
	
	As Areas de Protecao Ambiental (APAs) sao espacos protegidos, criados por decreto, com o intuito de constituirem areas intocaveis para a preservacao de ecossistemas representativos ameacados.
	 
	Em sua origem, a auditoria ambiental e um instrumento de gestao adotado voluntariamente por empresas e instituicoes para avaliar o nivel de implementacao dos respectivos sistemas de gestao ambiental
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302107699)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre o licenciamento ambiental e o estudo de impacto ambiental (EIA) no Brasil, considere as seguintes afirmativas:
1. E possivel a dispensa de licenciamento ambiental para obras publicas potencialmente poluidoras mas de relevante interesse social.
2. O estudo de impacto ambiental e obrigatorio somente nos procedimentos de licenciamento ambiental de atividades potencialmente causadoras de significativa degradacao do meio ambiente.
3. No procedimento de licenciamento ambiental, sao expedidas, em regra, licenca previa, licenca de instalacao e licenca de operacao.
4. O documento que resume de forma objetiva as conclusoes do estudo de impacto ambiental (EIA), elaborado em linguagem corrente e adequada a sua compreensao pelas comunidades afetadas, e denominado RIMA (relatorio de impacto ambiental). Assinale a alternativa correta.
		
	 
	Somente Somente as afirmativas 2, 3 e 4 sao verdadeiras
	
	Somente as afirmativas 1 e 3 sao verdadeiras
	
	Somente as afirmativas 1, 2 e 4 sao verdadeiras
	 
	Somente as afirmativas 2 e 3 sao verdadeiras
	
	as afirmativas 1 e 4 sao verdadeiras.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302115025)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Numa situação real ocorreu uma relação de causa e efeito, isto é, um nexo causal entre a atividade considerada lesiva ao meio ambiente e a degradação ambiental, real ou potencial, para que a responsabilidade do poluidor torne-se evidente, esteja ele direta ou indiretamente ligado ao ato poluidor.
Dentre os princípios previstos na Legislação Ambiental, em qual deles este exemplo pode ser enquadrado?
		
	
Resposta: Perigo Abstrato, pois, a conduta é punível, mesmo que não haja destruição ou dano ao meio ambiente.
	
Gabarito: Princípio da Responsabilidade Objetiva
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302075334)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	O que é passivo ambiental?
		
	
Resposta: Passivo ambiental, nada mais é do que as não conformidades que uma empresa possa vir a ter com a ISO 14001, ou com o SGA, esses passivos ambientais, impedem uma empresa de obter a certificação ISO 14001, além de, deixá-la menos competitiva no mercado, visto que hoje em dia a exigência por parte dos consumidores por produtos e serviços ecologicamente corretos está muito maior. Ex: A não coleta seletiva de lixo, a não destinação adequada para cada tipo de resíduo, a não efiênciaenrgética, falta de iniciativas alternativas como adoção do uso de energia solar por exemplo.
	
Gabarito: O passivo ambiental representa os danos causados ao meio ambiente, representando, assim, a obrigação, a responsabilidade social da empresa com aspectos ambientais. Uma empresa tem Passivo Ambiental quando ela agride, de algum modo e/ou ação, o meio ambiente, e não dispõe de nenhum projeto para sua recuperação, aprovado oficialmente ou de sua própria decisão.

Outros materiais