Buscar

Prova Filosofia da Educação av1 2013 PD

Prévia do material em texto

Avaliação:  FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV1
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Cód.: 10961)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia atentamente a passagem abaixo: "No que diz respeito a todas as coisas que compreendemos, não consultamos a voz de quem fala, a qual soa por fora, mas verdade que dentro de nós preside a própria mente, incitados pelas palavras a consultá-las. Quem é consultado ensina verdadeiramente e este é Cristo, que habita, como foi dito, no homem interior (...) Quando, pois, se trata das coisas que percebemos pela mente, isto é, através do intelecto e da razão, estamos falando ainda em coisas que vemos como presentes na luz interior de verdade, pela qual é iluminado e frui o homem interior; mas também neste caso quem nos ouve conhece o que eu digo por sua própria contemplação e não através de minhas palavras, desde que ele também veja por si a mesma coisa com olhos interiores e simples".
O trecho acima de Santo Agostinho evidencia:
		
	
	A defesa de que a razão se opõe à fé e leva o homem ao erro e à ilusão.
	 
	Sua concepção de interioridade que prenuncia o conceito de subjetividade do pensamento moderno.
	
	A defesa de que a razão é um produto histórico e social humano.
	
	A valorização do mundo exterior ao homem para se chegar a Verdade, ou seja, a Deus.
	 
	A defesa de que a Verdade se encontra fora do espírito humano.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 8450)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	NÃO representa uma característica da filosofia socrática
		
	
	o pensamento como ponto central do conhecimento, pois a capacidade racional do homem permite a reflexão que gera o conhecimento de si mesmo.
	
	a preocupação com questões morais e políticas, pois a filosofia se volta para as questões humanas.
	
	o direcionamento da filosofia para a definição de virtudes políticas.
	
	a separação racional entre a opinião e a imagem das coisas.
	 
	o crédito às percepções e imagens sensoriais, pois demonstram com precisão a verdade das coisas.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 22424)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Várias diferenças marcam o Pensamento Mitológico do Pensamento Filosófico. Marque a ÚNICA alternativa ERRADA:
		
	
	A Mitologia não é ciência, pois seus conhecimentos são revelados e divinos.
	
	A Mitologia, antes do surgimento da Filosofia, respondia os questionamentos humanos através dos mitos.
	
	A Filosofia na Grécia Antiga era o conjunto de todas as ciências.
	 
	A Filosofia na Grécia Antiga não era considerada ciência.
	
	A Filosofia passou a buscar as respostas para os fenômenos naturais, através do pensamento racional (razão).
	
	
	 4a Questão (Cód.: 11715)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A filosofia, desde sua origem, traz contribuições importantes para a humanidade. Do ponto de vista da ciência nascente, caracteriza um legado da filosofia grega para o Ocidente europeu a ideia de que:
		
	 
	os princípios sobre os quais a natureza opera são necessários e universais.
	
	os governos devem ser fundamentados em políticas totalitárias.
	 
	a ciência é um discurso metodologicamente fundamentado.
	
	a vontade livre dos homens pode levar a um pensamento anarquista e irracional.
	
	os princípios da democracia devem ser aplicados a governos populares.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 8719)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para Platão, o conhecimento sensível é fonte de engano e de ilusão e, portanto, deve ser afastado da filosofia. As verdadeiras essências subsistem no que Aristóteles chamou de ¿Mundo das Formas¿. Quanto ao conceito de ¿ideia¿ ou ¿forma¿, marque a única alternativa que NÃO corresponde ao pensamento platônico.
		
	
	As ideias são entidades e a verdadeira substância.
	
	As ideias são o bem e o belo 'em si' e 'por si'.
	
	As ideias são as essências das coisas ou aquilo que faz com que cada coisa seja aquilo que é.
	 
	As ideias representam o modelo permanente das coisas sensíveis.
	 
	As ideias são representações puramente mentais.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 39056)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A experiência humana difere totalmente da atividade do animal, já que a ação do homem estrutura-se a partir de sua capacidade de reflexão, o que lhe permite diferentes formas de conhecimento da realidade. Indique V ou F para as assertivas abaixo, que se referem a diferentes formas de conhecimento, possíveis ao homem e marque a alternativa correta:
( ) O mito difere da ciência porque se restringe às fantasias, imaginação e emoção do homem para explicar a realidade.
( )O senso comum é um tipo de conhecimento que nasce de um acostumar-se a uma explicação ou compreensão do real.
( )O mito está presente tanto na consciência do homem primitivo quanto na do homem contemporâneo.
( ) A filosofia surge para substituir o mito, mas não consegue. Acaba apresentando as mesmas características do mito: a imaginação e a fantasia.
( ) O saber rigoroso e elaborado da ciência, a partir do século XVII, permitiu grandes transformações tecnológicas que mudaram a face do mundo.
		
	
	V - V - F - F - F
	
	F - V - V - V - F
	 
	V - V - V - F - V
	
	V - F - V - F - V
	
	F - F - V - V - V
	
	
	 7a Questão (Cód.: 8856)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A religião cristã, originária do judaísmo, surge e se desenvolve no contexto do helenismo. É precisamente da síntese entre o judaísmo, o cristianismo e a cultura grega que se origina a tradição cultural ocidental de que somos herdeiros até hoje.
Assinale a única alternativa FALSA.
		
	 
	De acordo com a tradição cristã, os filósofos gregos são vistos, em grande parte, principalmente Sócrates, Platão e alguns estoicos, como graves entraves ao desenvolvimento da filosofia cristã.
	
	Santo Agostinho, de tradição platônica, foi o grande formulador da conciliação entre teologia cristã e filosofia grega, entre fé e razão.
	
	Na formação da ortodoxia cristã, há um recurso frequente a elementos da filosofia grega em defesa dos pontos doutrinários, na fixação dos dogmas e na condenação das heresias.
	 
	A ação eficaz dos chamados ¿Santos Padres¿ fez com que o cristianismo fosse apresentando como ¿verdadeira filosofia¿, num esforço de cristianização da filosofia considerada pagã.
	
	O cristianismo difundiu-se progressivamente ao longo do século I através de núcleos de fiéis que surgiram nos principais centros urbanos como fruto de vários pregadores.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 22434)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A maioria dos filósofos concorda que os homens virtuosos possuem mais chances de serem felizes. Segundo Platão, o homem virtuoso precisa realizar as escolhas de vida de acordo com:
		
	
	os desejos.
	
	o pensamento sofista.
	 
	a razão.
	
	a religião da família.
	
	o pensamento mitológico.
	
	
	 9a Questão (Cód.: 8498)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	 Antes da entrada em cena da filosofia no mundo ocidental, os gregos e romanos baseavam seus conhecimentos em crenças mitológicas, isto é, tinham por base os mitos derrubados pela filosofia e pela ciência. E, desde então, a filosofia, assim como a ciência, evolui com vistas ao benefício da humanidade.
 Acerca do alcance da filosofia e da ciência, marque a opção que reflete adequadamente a relação entre estes conhecimentos e a vida cotidiana, em especial no Brasil.
		
	
	A força do progresso e da técnica a ele associada, como consequência do desenvolvimento da filosofia e da ciência, destituiu a vida cotidiana de todos os mitos.
	
	Não há mais mitos, pois os conhecimentos filosófico e científico são os princípios sobre os quais se assentam as práticas e posturas humanas de um modo geral.
	 
	Apesar de todo progresso filosófico e científico, a vida cotidiana, de um modo geral, ainda é pautada em mitos, que apenas se metamorfosearam, mudaram de natureza.
	
	Aos poucos, vem-se observandoa derrubada dos mitos, pois, além da filosofia e da ciência, outras práticas, tais como a religiosa, colaboram para o fim da alienação.
	 
	Mesmo que a filosofia e a ciência tenha evoluído, uma parte pequena da humanidade não consegue ter acesso aos benefícios destes conhecimentos e ainda se deixa levar por mitos.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 8336)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Filosofia estabeleceu um novo critério para alcançar a "verdade", não mais recorrendo aos mitos e ao discurso religioso. Através da intuição racional e da lógica, os filósofos creem encontrar as causas explicativas da "realidade" no próprio mundo, e não fora dele. A origem de todas as coisas fundamenta-se num princípio originário ou "arché".
Assinale a única afirmação ERRADA.
		
	
	Anaxímenes escolhe o ar infinito como princípio primordial, porque se presta melhor às variações e transformações necessárias à diversidade das coisas.
	
	Anaximandro defendeu que o princípio primordial de toda a realidade será o á-peiron, que significa o infinito (privado de limites).
	
	Para Pitágoras os números são o princípio de todas as coisas. Se o número é ordem, tudo é ordem ou kósmos, em grego.
	 
	Heráclito, ¿o obscuro¿, indicou o fogo como princípio da physis, apesar de seu pensamento marcar um retrocesso às explicações derivadas da religião pública e da mitologia.
	
	Tales identificou a água como princípio, pois constatou que o elemento líquido está presente em todo lugar em que há vida.

Continue navegando