Buscar

GERENCIAMENTO DE CATEGORIAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GERENCIAMENTO DE CATEGORIAS
Andressa Scarmagnan dos Santos Langanz
Franciele Zandavalli
Maicon Tadler
Pâmela Rafaela Maia
O que é Gerenciamento de Categorias?
Gerenciamento por categorias é um processo de parceria entre varejista e fornecedor que consiste em definir categorias de produtos conforme as necessidades dos consumidores e gerencia-las como se fossem unidades estratégicas de negócios. 
Tem como objetivo aumentar as vendas e a lucratividade por meio de esforços para agregar maior valor ao consumidor final.
Origem da gestão por categoria
Alguns fatores explicam o surgimento do processo. Um deles é a maior concorrência no autosserviço e entre as industrias. Uma das variantes desta competição é o surgimento de novos produtos a cada ano.
Há dois fatores que impulsionaram o uso da ferramenta, afirma o executivo Daniel Sampietro: retração do faturamento por metro quadrado devido a maturidade de muitos mercados, a chegada de novos competidores e a expansão de redes; crescimento lento ou negativo de certas empresas; avanço de tecnologia da informação e mudanças no comportamento do público. 
Origem nos EUA em meados dos anos 80.
No começo dos anos 90, foi criada uma associação com o nome de “ECR - Efficient Consumer Response (Resposta Eficiente ao Consumidor) após a união de interreses da Walmart e da Procter & Gamble.  O ECR contribuiu bastante para a difusão do GC em todo o mundo.
Qual a importância das categorias
Um dos motivos é a definição da estratégia de exposição. Aumentar as vendas, o giro de estoque e do lucro. Melhorar a satisfação dos clientes e sua fidelidade.
O que a categoria representa para o supermercado depende da estratégia que o varejista define para ela. Há, entretanto, papéis comuns que são desempenhados na maioria das lojas.
DESTINO: reconhecido pelo mercado como alto mix, sortimento, não tem ruptura, alto preço; Engloba 5% a 7% das categorias.
ROTINA: alta frequência e intenção de compra, mas não exige tanta diferenciação. Desafio para farmácias que tem uma metragem reduzida. Estratégia clara de exposição e escolhas. Representam 55% a 60% das categorias.
CONVENIÊNCIA: categorias de impulso, somente os sortimentos mais procurados. Representam 15% a 20% das categorias.
SAZONAL: período do ano que influencia determinada compra. Por exemplo, vitamina C no inverno nas farmácias. Até 20% das categorias.
Para trabalhar com Gerenciamento por Categorias
Para que o processo de Gerenciamento por Categorias saia do papel é necessário, antes de tudo, que o varejo e os fornecedores passem a trabalhar as categorias, enxergando-as da mesma forma que o consumidor faz.
Mas a finalidade é a mesma, oferecer maiores espaços de circulação, ambientes mais iluminados, produtos agrupados por similaridade ou complementariedade, afim de facilitar e agilizar o processo de compra, oferecendo ao cliente a certeza de uma melhor compra e estimulando-o a voltar.
*Todas as etapas do processo de Gerenciamento por Categorias são baseados em dados do mercado, dados internos do varejo e pesquisas com o consumidor.
Algumas táticas da gestão por categoria abrangem os seguintes passos:
Sortimento: produtos com itens que irão compor o mix de produtos por categorias.
Preços: determinar ao consumidor o preço das categorias com base na análise de mercado.
Promoção: definir os tipos de negociações com os fornecedores, as bonificações, criando um calendário promocional do ano.
Apresentação de gondola: determinar como será apresentado o produto.
Árvore de decisão e atributos valorizados
São fatores de extrema importância no processo de implementação do gerenciamento, pois resultam de um maior conhecimento daquilo que o shopper deseja.
A árvore de decisão descreve o processo mental de escolha do shopper e parte de um problema que ele precisa solucionar – por exemplo: o que comprar para o lanche da tarde?
Considerações finais
O Gerenciamento por Categorias traz benefícios para o varejo e para os fornecedores tais como reduções significativas de custo e melhores resultados comerciais, focalizando as práticas de merchandising e marketing mais eficientes, sempre orientadas para o consumidor. Portanto, o grupo acredita que cada vez mais surgirá novas metodologias para aperfeiçoar a gestão por categorias e talvez uma delas possa ser com a combinação do neuromarketing.
Referências
http://www.sm.com.br/detalhe/categorias/o-be-a-ba-do-gerenciamento-por-categoria (Data de acesso: 06 set 2016.)
http://ecrbrasil.com.br/ecrbrasil/page/gerenciamentocategoria.asp (Data de acesso: 29 ago 2016.)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais