Buscar

Lista de Exercicios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O que é um sistema OLAP. 
R: OLAP (On-Line Analytical Processing) representa um conjunto de tecnologias projetadas para suportar análise e consultas. Sistemas OLAP ajudam analistas e executivos a sintetizarem informações sobre a empresa, através de comparações, visões personalizadas, análise histórica e projeção de dados em vários cenários. Sistemas OLAP são implementados para ambientes multi-usuário, arquitetura cliente-servidor e oferecem respostas rápidas e consistentes às consultas iterativas executadas pelos analistas, independentemente do tamanho e complexidade do banco de dados.
Quais as variações e aplicações do OLAP? Ex. MOLAP 
 As ferramentas ROLAP, MOLAP, HOLAP E DOLAP possibilitam diferentes formas de organizar os dados antes de apresentá-los ao usuário final. A ROLAP (Relational On Line Analytical Processing) é empregada para uma análise mais exploratória dos dados, sendo bastante utilizada pela área de marketing.
A ferramenta MOLAP (Multidimensional On Line Analytical Processing) permite análises mais simples e rápidas, mas também apresenta limitação de tamanho, tendo estrutura similar ao de uma planilha, com linhas e colunas. A HOLAP (Hybrid On Line Analytical Processing) resultou da combinação entre as ferramentas MOLAP e ROLAP, extraindo o que a de melhor de ambas. As ferramentas DOLAP (Desktop Online Analytical Processing) permitem o processamento da máquina cliente (que pode ser um PC comum), sem problemas de tráfego de rede e nem problemas de escalabilidade. Elas disparam uma instrução SQL (Structure Query Language) de uma máquina cliente qualquer (como um simples PC, por exemplo) para o servidor e recebem o microcubo de volta para ser analisado no PC. A única desvantagem é que o microcubo não pode ser muito grande.
Qual finalidade de se usar data marts? 
R: Data mart (repositório de dados) é sub-conjunto de dados de um Data warehouse (ou DW, armazém de dados). Geralmente são dados referentes a um assunto em especial (ex: Vendas, Estoque, Controladoria) ou diferentes níveis de sumarização (ex: Vendas Anual, Vendas Mensal, Vendas 5 anos), que focalizam uma ou mais áreas específicas. Seus dados são obtidos do DW, desnormalizados e indexados para suportar intensa pesquisa. Data marts extraem e ajustam porções de DWs aos requisitos específicos de grupos/departamentos.
O que é Data Mining? 
R: Data Mining ou Mineração de Dados consiste em um processo analítico projetado para explorar grandes quantidades de dados (tipicamente relacionados a negócios, mercado ou pesquisas científicas), na busca de padrões consistentes e/ou relacionamentos sistemáticos entre variáveis e, então, validá-los aplicando os padrões detectados a novos subconjuntos de dados.
Explique o que é Data Warehouse. 
R: Data warehouse é um depósito de dados digitais que serve para armazenar informações detalhadas relativamente a uma empresa, criando e organizando relatórios através de históricos que são depois usados pela empresa para ajudar a tomar decisões importantes com base nos fatos apresentados.
Qual a principal diferença entre Data Warehouse e Banco de dados convencional. 
R: Um banco de dados é usado para armazenar dados, enquanto warehouse é usado principalmente para facilitar a elaboração de relatórios e análise.
 
O que é tabela Fato e Dimensão? 
R: A Dimensão possui característica descritiva dentro do DW. Ela qualifica as informações provenientes da tabela Fato. Através dela é possível analisar os dados sob múltiplas perspectivas. Por exemplo, podemos ter Dimensões como Produto, Região e Tempo em um DW.
A Fato possui característica quantitativa dentro do DW. A partir dela são extraídas as métricas que são cruzadas com os dados das Dimensões, concebendo, assim, informações significativas para a análise do usuário. A Fato armazena as medições necessárias para avaliar o assunto pretendido. O conteúdo histórico no DW, contendo longo período de tempo, ficam depositadas na Fato.
O que é ERP e quais são as vantagens. 
R: ERP é um sistema de informática responsável por cuidar de todas as operações diárias de uma empresa, desde o Faturamento até o balanço contábil, de Compras a fluxo de caixa, de apuração de impostos a Administração de Pessoal, de inventário de estoque às contas a receber, do ponto dos funcionários a controle do maquinário da fábrica, enfim, todo o trabalho administrativo e operacional feito numa empresa. O ERP é um sistema amplo de soluções e informações. Um banco de dados único, operando em uma plataforma comum que interage com um conjunto integrado de aplicações, consolidando todas as operações do negócio em um simples ambiente computacional.

Outros materiais