Buscar

AV2- GERENCIAMENTO DE RISCOS AMBIENTAIS

Prévia do material em texto

BDQ Prova
Página 1 de 4
http://bquestoes.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview_aluno.asp
http://bquestoes.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview_aluno.asp04/12/2013
Avaliação: CCE0213_AV2_200907041577 » GERENCIAMENTO DE RISCOS AMBIENTAIS
Tipo de Avaliação: AV2
Aluno: 200907041577 - JAIRLE DE SOUZA SANTOS
Professor: ANTONIO DICKSON OLIVEIRA SOBRINHO	Turma: 9005/E
Nota da Prova: 8,0 de 8,0	Nota do Trab.:	Nota de Partic.: 2	Data: 23/11/2013 16:30:44
1a Questão (Ref.: 200907084729)	Pontos: 0,5 / 0,5
Assinale a opção incorreta quanto as metodologias de análise de riscos:
 Análise de perigos e operabilidade (HazOp) Análise por árvore de falhas
 Análise de modos e efeitos de falhas (FMEA) 
BDQ Prova
Página 1 de 4
http://bquestoes.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview_aluno.asp
http://bquestoes.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview_aluno.asp04/12/2013
 Análise dos 3 Rs
 Análise preliminar de perigos (APP)
2a Questão (Ref.: 200907084730)	Pontos: 0,5 / 0,5
Assinale a alternativa incorreta quanto a APP:
 Marginal
 Catastrófica
 Crítica
BDQ Prova
Página 1 de 4
http://bquestoes.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview_aluno.asp
http://bquestoes.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview_aluno.asp04/12/2013
 Indutiva
BDQ Prova
Página 1 de 4
http://bquestoes.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview_aluno.asp
http://bquestoes.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview_aluno.asp04/12/2013
 Desprezível
3a Questão (Ref.: 200907088004)	Pontos: 0,5 / 0,5
Considerando a amplitude na análise de Riscos Ambientais, dividimos o estudo em três grandes grupos de interesse. Identifique-os abaixo.
 Ecologia, veterinária e relações internacionais. Saúde humana, segurança e ecologia.
 Informação, saúde humana e tecnologia. Comércio, segurança e meio ambiente.
 Ecologia, tecnologia e segurança.
4a Questão (Ref.: 200907133714)	Pontos: 0,5 / 0,5
Os principais produtores da cadeia biológica marinha são:
 medusas e corais;
 
 protozoários e copépodes;
 organismos da fauna planctônica;
 organismos da fauna bentônica. 
 diatomáceas e dinoflagelados;
5a Questão (Ref.: 200907110547)	Pontos: 1,0 / 1,0
O Terminal de Barcaças foi construído às margens do rio Caravelas para atender ao transporte de toras de eucalipto em navios-barcaça até às fábricas de uma empresa no norte do Espírito Santo. No entanto, o acesso ao terminal já está assoreado. Para atender
à empresa, o IBAMA renovou licença de operação para a dragagem emergencial de 250 mil metros cúbicos de sedimentos e garantia do acesso ao Canal do Tomba.
Internet: <www.seculodiario.com.br> (com adaptações).
Considerando que o referido terminal é próximo ao banco de Abrolhos, onde existe um parque nacional marinho, julgue os itens seguintes.
 Em casos de aplicação da compensação ambiental, a unidade de conservação a ser beneficiada deve ser de proteção integral.
 O abastecimento de barcaças na área do referido terminal é alternativa bastante viável e benéfica ao ambiente, visto que se otimiza o uso de combustível, evitando-se riscos ambientais adicionais.
 A dragagem para desobstruir o acesso ao terminal poderá provocar impactos negativos ao turismo, mas, com relação aos corais de Abrolhos, o impacto será positivo, visto que os sedimentos em suspensão, em decorrência da dragagem, serão aporte de nutrientes para os corais.
 A dragagem aumentará a taxa de produtividade primária dos fitoplânctons na região.
 Em respeito à Política Nacional do Meio Ambiente, em um projeto de execução de dragagem, deve ser previsto o monitoramento das taxas tanto de deposição de sedimentos quanto da velocidade e do sentido das correntes marinhas.
6a Questão (Ref.: 200907110529)	Pontos: 1,0 / 1,0
O processo de mudanças progressivas em qualquer comunidade é conhecido como sucessão. O entendimento do processo de sucessão é ferramenta essencial para a implantação e o manejo de projetos em silvicultura. A remoção da cobertura vegetal
em comunidades florestais naturais em decorrência de incêndios, da colheita de madeira e da abertura de clareir dá início ao processo de recolonização da área, o qual indica a capacidade de resiliência dos ambientes. Esse processo, em condições naturais, não é essencialmente unidirecional, e o resultado final pode ser uma comunidade estruturalmente semelhante, mas floristicamente distinta da original, porém, em geral, fortemente influenciada pelas comunidades vizinhas remanescentes. Intervenções com técnicas silviculturais, como limpezas, plantios de enriquecimento e queimas periódicas, entre outras, podem direcionar o processo, desde que haja o monitoramen das etapas que se sucedem. A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
 A regeneração natural por meio do banco de sementes e da chuva de sementes tem pequena importância no processo de sucessão, pois a comunidade que retorna é composta principalmente por espécies inéditas no ambiente.
 Teoricamente, a seqüência natural de comunidades que se sucedem no processo referido no texto seria: comunidade inicial ÷ comunidades intermediárias ÷ comunidades tardias ÷ comunidade clímax. Nessa seqüência, ocorreria também o aumento da biomassa, da complexidade florística e estrutural e da complexidade nas relações biológicas locais.
 As clareiras resultantes da queda de árvores exercem papel fundamental na renovação das florestas e na manutenção da sua diversidade. Seu efeito principal é a facilitação da penetração da luz até os níveis mais baixos da floresta, estimulando o crescimento de arvoretas e o florescimento de plantas arbustivas e herbáceas.
 Em teoria, uma estratégia para a aceleração do processo de sucessão em área desmatada consiste, nas etapas iniciais, no plantio de enriquecimento com espécies tardias ou clímax, a pleno sol, evitando-se, dessa forma, a longa seqüência de comunidades pioneiras e intermediárias.
 Nas etapas iniciais da sucessão, o resultado líquido da fotossíntese é maior que o do processo de respiração, resultando em acúmulo de biomassa, o que significa crescimento na floresta. A organização florística e estrutural resulta da competição e de outros processos bióticos e abióticos.
7a Questão (Ref.: 200907084723)	Pontos: 1,5 / 1,5
Percebe-se atualmente, que grande parte da contaminação ambiental brasileira se origina nas atividades industriais. Dentro de um caráter preventivo, o controle na fonte implica na colocação de filtros em seus efluente evitando-se a contaminação da atmosfera, ou de um curso d¿água, o que tornaria muito mais complexa sua correção. Discuta se essa atitude é a mais completa perante o gerenciamento de riscos.
Resposta: O ideal seria que não houvesse contaminação, embora nós ainda não detenhamos de tanta tecnologia par captação de recursos necessários à nossa sobrevivência, faz dessa atitude uma boa opção para diminuir os efeito causados por essas atividades industriais. Evitar riscos a saúde humana, é um dos fundamentos do gerenciamento de risco.
Gabarito: Essa conduta, embora correta, não é completa, pois parte do princípio de que a atividade industrial é necessariamente poluidora e o controle deve ser focalizado em seu efluente. Contudo, a fonte não é a chaminé ou o efluente líquido ou seus resíduos sólidos, necessita-se verificar na indústria a real fonte de liberação dos agentes.
8a Questão (Ref.: 200907084718)	Pontos: 0,5 / 0,5
Quando falamos no comprometimento da estabilidade do ecossistema (capacidade de absorver um dano sem alterar-se) podendo levá-lo à perturbação ou à degradação, estamos falando em que fator analisado no gerenciamento de riscos ambientais?
 
 planejamento
 Dano ambiental
 Viabilidade financeira gestão de pessoas
 Energia
9a Questão (Ref.: 200907133634)	Pontos: 0,5 / 0,5
O mundo todo demonstra grandepreocupação com a floresta amazônica, entre outras razões, por seu desaparecimento significar a extinção de muitas espécies ali endêmicas. Entretanto, um outro bioma brasileiro qu contém grande parte das espécies de vertebrados na lista das ameaçadas de extinção é(são):
 a mata atlântica. o cerrado.
 a caatinga.
 o pantanal.
 os campos sulinos.
10a Questão (Ref.: 200907088012)	Pontos: 1,5 / 1,5
Exemplifique um acidente ambiental recente e faça um comentário analítico.
Resposta: Vazamento de petróleo em uma plataforma marítima. Onde a falta de gerenciamento de riscos causou grandes danos ao meio ambiente. Varias espécies marinhas morreram, e também contaminou o solo, quando o óleo chegou à costa, levando um enorme risco à saúde humana. Houve ainda uma demora para conter esse vazamento, o que implicou em danos ainda maiores.
BDQ Prova
Pagina 4 de 4
htt ://b uestoes.estacio.br/bd
rova resultado 	rev1ew aluno.as
04112/2013
Gabarito: Deslizamentos de encostas ocorridos em jan/11 na Regiao Serrana do Estado do Rio de Janeiro. E sabic que vivemos em tempo de mudanc;as climaticas decorrentes da interferencia humana no meio ambiente. 0 alto fndice pluviometrico, a ocupac;ao das encostas eo desmatamento foram causas significativas para o acidente ocorrido.
Perfodo de nao visualizac;ao da prova: desde 21/11/2013 ate 03/12/2013.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes