Buscar

Av2 - PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0291_AV2_2013» PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	JULIO CESAR JOSE RODRIGUES JUNIOR
	Turma:
	Nota da Prova: 5,5 de 8,0         Nota do Trab.:        Nota de Partic.: 2        Data: 
	
	 1a Questão (Ref.: 201301962988)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Entre as propriedades mecânicas dos materiais podemos citar a tenacidade, resiliência e a ductilidade. Em relação a essas propriedades podemos afirmar que:
		
	
	A ductilidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a resiliência representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	
	A resiliência mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a ductilidade representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	
	A ductilidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a resiliência mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a tenacidade representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	
	A tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a ductilidade mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a resiliência representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	 
	A tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a resiliência mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a ductilidade representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301931583)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os materiais sólidos podem ser classificados de acordo com a regularidade segundo a qual seus átomos ou íons estão arranjados em relação aos outros. Aqueles materiais em que este arranjo se mostra regular e repetido podem ser classificados como:
		
	
	cristalográficos
	
	amorfos
	
	polimorfos
	
	semi-cristalinos
	 
	cristalinos
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302059783)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A liga Cobre-chumbo (Cu-Pb) apresenta teores de chumbo entre 0,8 e 1,2% e apresenta mais uma vertente na exploração de obtenção de ligas a partir do cobre.
Com relação às liga mencionada anteriormente, NÂO podemos afirmar:
		
	
	A liga Cu-Pb é utilizada em conectores, componentes de chaves e motores, parafusos e outros componentes usinados de alta condutividade elétrica.
	
	A liga Cu-Pb é usada na fabricação de componentes da construção elétrica que necessitam de elevada condutividade elétrica conjugada com alta usinabilidade.
	 
	A adição de Pb tem o objetivo de aumentar a usinabilidade do cobre.
	 
	Adição de chumbo ao cobre cria partículas duras que dificultam a usinabilidade do material, dificultando a obtenção de componentes eletro-eletrônicos, mas conferindo alta condutividade a liga.
	
	Na liga Cu-Pb, as partículas de chumbo distribuídas no cobre têm a capacidade de atuar como lubrificantes entre o cavaco e a ferramenta, reduzindo o desgaste da ferramenta por atrito.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301964443)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nas cidades onde ocorrem grandes nevascas costuma-se utilizar sal para derreter o gelo mais rapidamente, evitando problemas com seu acumulo nas ruas. Ao se adcionar sal ao gelo, ocorre uma redução do ponto de fusão da água, fazendo com que o gelo derreta em temperaturas menores que a temperatura de fusão padrão (próximo a 0 ºC). Como nas cidades onde ocorrem as nevascas as temperaturas, geralmente, se mantem em níveis negativos por certo tempo, o gelo não iria derreter, pois isso so aconteceria ao atingir temperatura de fusão. Com adição de sal essa fusão pode ocorrer em temperaturas inferiores a 0 ºC, evitando o acumulo de gelo nas ruas. Assim, considere uma nevasca ocorrida em uma determinada cidade na qual a temperatura se mantem em -10 ºC. Com base no diagrama de fases H2O-NaCl, qual seria a concentração aproximada de sal para derreter o gelo sem grandes desperdícios do mesmo?
 
		
	
	26% de sal.
	
	11% de sal.
	
	19% de sal.
	
	6% de sal.
	 
	15% de sal.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301962972)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Defina tenacidade e diga qual a importância desse parâmetro para cálculos de engenharia.
		
	
Resposta: A tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia até a sua fratura, e a sua importância é que ela indica onde o material pode ser usado.
	
Gabarito: É a propriedade que mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura. É importante quando se deseja utilizar materiais que absorvam grande quantidade de energia antes de fraturar, dessa forma se fazendo uma seleção dos materiais mais apropriados.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301964318)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os materiais formados frequentemente por óxidos, carbetos e/ou nitretos e que são tipicamente isolantes elétricos e térmicos, são resistentes a alta temperatura e ambientes a abrasivos; são extremamente duros, porém frágeis são classificados como:
		
	
	Metais;
	
	Compósitos;
	 
	Cerâmicas;
	
	Materiais avançados.
	
	Polímeros;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302059769)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O alumínio é um metal leve, macio e resistente, que junto com os elementos Cu, Mn, Mg, Si, Zn e Ni origina ligas de amplo emprego industrial.
Com relação as ligas de alumínio, NÃO podemos afirmar:
		
	
	Possuem excelente maquinabilidade.
	
	Possuem excelente condutibilidade térmica e elétrica.
	 
	São geralmente obtidas por fusão em fornos especiais.
	
	Possuem grande resistência à Corrosão.
	 
	Possuem alta resistência mecânica, porém nenhuma é mais resistente que o aço.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301957387)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O tratamento térmico de têmpera é comumente utilizado na indústria mecânica para aumentar a dureza de componentes frabicados de aço. Quando o processo de têmpera produz tensões residuais internas no material, essas são aliviadas através de outro tratamento térmico, denominado revenido, o qual além de aliviar tensões aumenta:
		
	
	torna o material menos resistentes aos choques
	
	preserva as propriedades mecânicas do material
	 
	aumenta a ductibilidade do material
	
	aumenta a fragilidade do material
	 
	aumenta a dureza do material
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301929253)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O objetivo da cementação dos aços comuns é:
		
	 
	aumentar a resistência ao desgaste
	
	aumentar o teor de carbono superficial
	
	aumentar a tenacidade do núcleo
	 
	diminuir a resistência à tração
	
	diminuir a dureza superficial
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302062336)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Os diagramas de fase ou diagramas de equilíbrio indicam as fases que se encontram em equilíbrio em função da temperatura, pressão e composição da substância considerada.
Sabe-se que em países frios, existe a prática de se misturar salmoura a água para que a mistura gelo+sal se torne líquida a temperatura ambiente.
Considerando o diagrama a seguir, que mostra o sistema água + salmoura + gelo e que a temperatura ambiente é de -10oC, indique a quantidade de sal a ser jogada na rua para que não haja gelo
 
 
.
		
	
Resposta: De acordo com o gráfico, a quantidade de sal (NaCl) a ser jogada na rua, para que não hajagelo, é de 15%.
	
Gabarito:
Solução entre 15% e 25% de NaCl.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes