Buscar

DISCURSIVAS ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA PORTUARIA

Prévia do material em texto

DISCURSIVAS ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA PORTUARIA
1a Questão (Ref.: 201402320252) Pontos: 0,5  / 1,0 
Defina Área do Porto Organizado.
Resposta: O Porto Organizado é o porto em que são realizadas as operações de importação e exportação de mercadorias, onde as mercadorias dão entrada ou saída, havendo toda uma logística e organização para que isso aconteça. O porto organizado conta com armazéns, postos reguladores, trabalhadores, autoridade Federal, etc., todo o necessário para a rápida e eficiente movimentação de mercadorias, recebimento e saída das mesmas no país ou região.
Gabarito: É a área compreendida pelas instalações portuárias, quais sejam, ancoradouros, docas, cais, pontes e píeres de atracação  e  acostagem,  terrenos,  armazéns,  edificações  e  vias  de  circulação  interna,  bem  como  pela infraestrutura de proteção e acesso aquaviário ao porto, tais como guias­correntes, quebramares, eclusas, canais, bacias de evolução e áreas de fundeio, que devam ser mantidas pela Administração do Porto.
  2a Questão (Ref.: 201402850757) Pontos: 0,0  / 1,0 
Qual a finalidade dos Porteineres?
Resposta: A finalidade dos porteiners é abrigar os conteineres, é a área onde os conteineres ficam armazenados e organizados.
Gabarito: São utilizados para o deslocamento vertical e horizontal especificamente em terminais de contêineres e que oferecem segurança para a carga durante a operação de transbordo.
3a Questão (Ref.: 201307189150) Pontos: 1,5  / 1,5
 Defina Operação Portuária.
Resposta: Operação portuária se define pelo conjunto de operações realizadas em um porto, desde a entrada do navio em suas águas, passando por atracação, inspeção, movimentação de carga, controle aduaneiro, entre outras, até a sua partida, seja ao porto de origem ou a outro destino, com ou sem mercadorias a bordo. Tem suas atividades controladas pela autoridade portuária e pode envolver vários outros profissionais, como estivadores e capatazes, por exemplo.
Gabarito: Operação Portuária é o conjunto de todas as operações necessárias para realizar a passagem da mercadoria desde o transporte marítimo até o transporte terrestre e vice­versa.
4a Questão (Ref.: 201307719719) Pontos: 1,5  / 1,5 
Explique o modelo de gestão do Porto Proprietário (Landlord Port).
Resposta: O modelo de gestão Porto Proprietário (Landlord Port), modelo utilizado pelos portos brasileiros, se caracteriza por ser administrado e operado pelo Estado, que arrenda suas instalações para empresas operarem.
Gabarito: A Autoridade Portuária é proprietária da área do porto e da sua infraestrutura. Entretanto, terrenos e instalações na área do porto, assim como a infraestrutura portuária, são arrendados para operadores privados. A vantagem deste modelo é a unicidade de comando dos fatores produtivos (cais, equipamentos, trabalhadores portuários, etc.) e a principal desvantagem é o risco de criar uma sobrecarga portuária em resultado da pressão dos privados para o acesso à atividade de exploração de um terminal.
	 5a Questão (Ref.: 201301819992)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Cite 2 tipos de obras portuárias destinadas à acostagem de embarcações.
		
	
Resposta: Pier, Cais, Pontes
	
Gabarito: Cais, píer, dársena, dolfim, pontes de atracação e bóias de amarração.
	 6a Questão (Ref.: 201301829330)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Qual é o porto brasileiro responsável pela maior parte do escoamento do minério de ferro produzido no país?
		
	
Resposta: Porto de Tubarão, onde se dá o carregamento contínuo em equipamentos que deslizam e/ou se movem para o carregamento nos porões dos navios.
	
Gabarito: Porto de Tubarão.
7a Questão (Ref.: 201207228500) Pontos: 1,5 / 1,5 
Podemos afirmar que na movimentação de Granéis Sólidos da classe Minérios, operando com Ship Loaders (carregadores de navios), do tipo móvel:
Resposta: É feito o carregamento continuo.
Gabarito: A instalação se move no cais para efetuar o carregamento nos porões do navio.
 8a Questão (Ref.: 201207217981) Pontos: 0,0 / 1,5 
Cite 2 tipos de obras portuárias destinadas à proteção e abrigo das embarcações dentro da área portuária.
Resposta: Pier Dolfin
Gabarito: Molhes, quebra-mares, espigões e guias-corrente.
	 9a Questão (Ref.: 201301349814)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	É fato que o tipo de carga transportada (granéis sólidos, granéis líquidos e gasosos, carga geral ou carga conteinerizada) e o sentido da operação (importação, exportação, transbordo,...) são relevantes na caracterização portuária, uma vez que influenciam na escolha da infraestrutura e localização do terminal, além de influir no porte dos navios atendidos. Nesse contexto, nota-se uma crescente especialização dos terminais portuários com base nos fatores citados. Conforme o produto manuseado, os  terminais podem ser classificados em "de Carga Geral", por operarem com cargas variadas, tais como caixas, caixotes, amarrados, engradados, e barris.
Neste sentido, torna-se fundamental focar alguns aspectos relevantes por ocasião da escolha dos equipamentos a serem utilizados neste tipo de terminal. Com base no exposto, comente o principal fator-base para tal escolha.
		
	
Resposta: O fator determinante é a movimentação rápida e segura da mercadoria, onde deve ser escolhidos os melhores equipamentos para que os custos e o tempo envolvidos sejam diminuidos.
	
Gabarito: A escolha deve ser baseada na versatilidade do equipamento, de modo que o escolhido possa operar com o maior número possível de tipos de carga diferentes.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A escolha deve ser baseada na versatilidade do equipamento, de modo que o escolhido possa operar com o maior número possível de tipos de carga diferentes.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301254004)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Nas operações com granéis líquidos, como são classificadas as instalações de armazenamento?
		
	
Resposta: Cargas liquidas que são compostos por dutos, sistema de segurança máxima, capacidade para aquecimento e resfriamento, bombeamento e sucção.
	
Gabarito: Classificam-se os produtos segundo o seu grau de inflamabilidade.
	 11a Questão (Ref.: 201207233432)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Foi publicado recentemente em um periódico de reconhecimento nacional o seguinte texto referindo-se ao porto de Santos: "A estimativa é que sejam movimentados 2.877.766 de TEU em 2011 contra os 2.722.25 de TEU operados em 2010".
Qual o significado da sigla TEU usada no texto supracitado?
		
	
Resposta: Refere- se a movimentação de contêineres no porto.
	
Gabarito:
TEU - Tweenty-foot Equivalent Unit - Unidade de 20 pés ou eqüivalente. Esta sigla é muito usada para indicar a capacidade dos navios, ou para estatísticas de movimentação de containeres. Exemplo: "navio de 1.000 TEU" significa um navio com capacidade para transportar 1.000 unidades de containeres de 20 pés. Um TEU tem dimensões de 6,058 x 2,438 x 2,438 m.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): TEU - Tweenty-foot Equivalent Unit - Unidade de 20 pés ou eqüivalente. Esta sigla é muito usada para indicar a capacidade dos navios, ou para estatísticas de movimentação de containeres. Exemplo: "navio de 1.000 TEU" significa um navio com capacidade para transportar 1.000 unidades de containeres de 20 pés. Um TEU tem dimensões de 6,058 x 2,438 x 2,438 m.
	 12a Questão (Ref.: 201207227361)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Os principais modelos de administração portuária existentes no mundo são Porto Proprietário (Landlord Port), Porto Instrumento (Tool Port) e Porto de Serviço (Operating Port). Qual desses modelos foi implantado no Brasil através da Lei 8.630?
		
	
Resposta: Porto Propietário
	
Gabarito: Porto Proprietário (Landlord Port)
13a Questão (Ref.: 201402390142) Pontos: 1,5 / 1,5 
Defina Operação Portuária. 
Resposta: É toda operação que é executada em um porto ou terminal portuario com o obejtivo de movimentar e transportar produtos de um transportemaritimo ou aquaviario(lago, rios) para o transporte o terrestre(qualquer modal terrestre) e vice-e-versa. 
Gabarito: 
Operação Portuária é o conjunto de todas as operações necessárias para realizar a passagem da mercadoria desde o transporte marítimo até o transporte terrestre e vice-versa.
 
 14a Questão (Ref.: 201402383609) Pontos: 1,0 / 1,5 
Cite 2 características físicas de um pátio para armazenagem e movimentação de contêineres em um terminal portuário. 
 
Resposta: Area adequada em tamanho e ambiente para colocação do conteiner; Composto por equipamentos instalados e adequados para a movimentação dos conteineres; 
 
Gabarito: Elevada resistência estrutural do piso, pintura da posição das pilhas de contêineres no piso, arruamentos com pelo menos 14,0 metros de largura; espaço suficiente para as manobras de recebimento e entrega.
15a Questão (Ref.: 201402092016) Pontos: 1,5 / 1,5 
Cite um aspecto geo-econômico de caráter imprescindível a que um terminal marítimo de alcance nacional possa vir a ser reconhecido internacionalmente como Hub-Port. 
Resposta: A proximidade do porto em relação às principais rotas de navegação ou sua área de abrangência marítima. 
Gabarito: Estar localizado no entorno de um grande centro produtor e/ou consumidor de bens industrializados 
 16a Questão (Ref.: 201402102525) Pontos: 1,5 / 1,5 
Podemos afirmar que na movimentação de Granéis Sólidos da classe Minérios, operando com Ship Loaders (carregadores de navios), do tipo móvel: 
Resposta: A instalação se move no cais para efetuar o carregamento nos porões do navio. 
Gabarito: A instalação se move no cais para efetuar o carregamento nos porões do navio.
18a Questão (Ref.: 201210086873) Pontos: 1,5 / 1,5 
Cite quatro modelos típicos de gestão portuária. 
Resposta: PORTO PROPRIPRIETÁRIO, PORTO DE INSTRUMENTO, PORTO DE SERVIÇO E PORTO DE SERVIÇO PRIVADO. 
 
Gabarito: Gestão total pelo Estado; Gestão do Estado e operação por empresas privadas, em livre concorrência; Contrato de prestação de serviços, concessão ou licença de curto/médio prazo; Concessão de longo prazo; Venda ao setor privado. 
 
 19a Questão (Ref.: 201210613690) Pontos: 0,5 / 1,5 
Explique o modelo de gestão do Porto Proprietário (Landlord Port). 
Resposta: PORTO PROPRIETÁRIO OU PORTO LOCADOR (LANDLORD PORT) - É o modelo utilizado no Brasil. É um modelo de gestão controlado pelos governos: Federal, Estadual e Municipal. 
Gabarito: A Autoridade Portuária é proprietária da área do porto e da sua infraestrutura. Entretanto, terrenos e instalações na área do porto, assim como a infraestrutura portuária, são arrendados para operadores privados. A vantagem deste modelo é a unicidade de comando dos fatores produtivos (cais, equipamentos, trabalhadores portuários, etc.) e a principal desvantagem é o risco de criar uma sobrecarga portuária em resultado da pressão dos privados para o acesso à atividade de exploração de um terminal. 
Fundamentação do(a) Professor(a): A Autoridade Portuária é proprietária da área do porto e da sua infraestrutura. Entretanto, terrenos e instalações na área do porto, assim como a infraestrutura portuária, são arrendados para operadores privados. A vantagem deste modelo é a unicidade de comando dos fatores produtivos (cais, equipamentos, trabalhadores portuários, etc.) e a principal desvantagem é o risco de criar uma sobrecarga portuária em resultado da pressão dos privados para o acesso à atividade de exploração de um terminal.
20a Questão (Ref.: 201301414333) Pontos: 1,5 / 1,5 
SABEMOS QUE NEM TODOS OS IMPACTOS GERADOS PELO DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE PORTUÁRIA SÃO NEGATIVOS, POIS EXISTEM TAMBÉM OS IMPACTOS POSITIVOS, UMA VEZ QUE OS PORTOS SÃO UM DOS GRANDES RESPONSÁVEIS PELA EFETIVIDADE DA GLOBALIZAÇÃO, PRINCIPALMENTE ECONÔMICA, POIS GERAM ABERTURA COMERCIAL, AUMENTANDO IMPORTAÇÕES E EXPORTAÇÕES E IMPULSIONANDO O CRESCIMENTO ECONÔMICO DO PAÍS. DIANTE DESSE CONTEXTO, CITE E COMENTE OS PRINCIPAIS IMPACTOS POSITIVOS GERADOS PELA ATIVIDADE PORTUÁRIA.
Resposta: Maior atividade empresarial, geraçao de novos postos de trabalho, melhorias nas infraestruturas da regiao e seus acessos, etc
Gabarito: - GARANTIA DA GLOBALIZAÇÃO, UMA VEZ QUE OS PORTOS PROPORCIONAM A INTERLIGAÇÃO ENTRE OS PAÍSES, AUMENTANDO AS EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES ENTRE ELES. - GERAÇÃO DE EMPREGOS; - DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE TURÍSTICA DE CRUZEIROS; - LUCROS PESSOAIS (MELHORES CONDIÇÕES DE RENDA, "AQUECIMENTO" DA ECONOMIA DE OUTROS SETORES DA SOCIEDADE); - IMPACTO FISCAL (PAGAMENTO DE IMPOSTOS AOS GOVERNOS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL).
21a Questão (Ref.: 201301243812) Pontos: 0,0 / 1,5 
Como se calcula a Taxa de Ocupação Mensal de um Berço de Atracação?
Gabarito: Estabecendo a relação entre o tempo efetivo de horas em que o berço esteve com navios atracados e o tempo total de horas no mês.
Fundamentação do(a) Professor(a): Estabecendo a relação entre o tempo efetivo de horas em que o berço esteve com navios atracados e o tempo total de horas no mês.
22a Questão (Ref.: 201402198326) 
"Um porto inicia-se por um lugar específico, um ambiente aquático tranquilo e com profundidades adequadas, o suficiente para o repouso de uma embarcação.....São estruturas que se destinam à atracação das embarcações, à armazenagem da carga em terra e à circulação desta da entrada do porto até a beira do cais ou vice-versa." (PORTO, 2007, p.85) 
Com base nessa definição, descreva os principais fatores relacionados às expressões sublinhadas. 
Gabarito: 
O aluno deverá tangenciar: 
Porto é o lugar abrigado, dotado de instalações adequadas para apoiar a navegação e realizar as operações de carga, descarga e guarda de mercadorias, embarque e desembarque de passageiros. Nesse contexto, há que se ter a preocupação com os fatores naturais limitadores da atividade como, por exemplo, ventos, ondas, correntes e grandes variações de maré. Caso não haja condições naturais favoráveis, pode-se fazer uso de obras de engenharia (de abrigo e de acostagem) para minimizar os impactos desses agentes. 
Outro fator importante está relacionado ao tipo de embarcação e ao tipo de carga com se opera, pois esses demandaram necessidades específicas como grandes retro-áreas, coberturas, equipamentos específicos e pessoal habilitado.
23a Questão (Ref.: 201402101270) 
Como a dinâmica do espaço econômico nacional influenciou a configuração atual da hierarquia portuária brasileira, a qual é caracterizada pela emergência e consolidação de portos voltados para o escoamento de commodities na Região Norte, como o Porto de Itaqui, Vila do Conde e Trombetas? 
Gabarito: Com a expansão da agricultura moderna para o centro-oeste do país e da mineração para a Amazônia oriental.
	 24a Questão (Ref.: 201407433422)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Explique o que é o Hinterland de um porto.
		
	
Resposta: área de movimentação interna; área de escoamento da carga; área de movimentação e fluidez da carga.
	
Gabarito: Alcance da área de influência terrestre do porto, considerando a origem das cargas de exportação e o destino final das cargas importadas. Quanto menores os custos de transbordo, maior o hinterland portuário.
	
	
	 25a Questão (Ref.: 201407433714)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Explique o que significa REINTEGRAÇÃO de áreas portuárias ao tecido urbano de uma cidade. Cite um exemplo brasileiro ou estrangeiro.
		
	
Resposta: Consiste na adaptação da antiga área portuária ativa, para outras finalidades como por exemplo área de lazer e ou área de comercio. Exemplo: porto de Orlando
	
 1a Questão (Ref.: 201402198326) 
"Um porto inicia-se por um lugar específico, um ambiente aquático tranquilo e com profundidades adequadas, o suficiente para o repouso de uma embarcação.....São estruturas que se destinam àatracação das embarcações, à armazenagem da carga em terra e à circulação desta da entrada do porto até a beira do cais ou vice-versa." (PORTO, 2007, p.85)Com base nessa definição, descreva os principais fatores relacionados às expressões sublinhadas. 
	 
	 
	Gabarito: 
O aluno deverá tangenciar: 
Porto é o lugar abrigado, dotado de instalações adequadas para apoiar a navegação e realizar as operações de carga, descarga e guarda de mercadorias, embarque e desembarque de passageiros. Nesse contexto, há que se ter a preocupação com os fatores naturais limitadores da atividade como, por exemplo, ventos, ondas, correntes e grandes variações de maré. Caso não haja condições naturais favoráveis, pode-se fazer uso de obras de engenharia (de abrigo e de acostagem) para minimizar os impactos desses agentes. 
Outro fator importante está relacionado ao tipo de embarcação e ao tipo de carga com se opera, pois esses demandaram necessidades específicas como grandes retro-áreas, coberturas, equipamentos específicos e pessoal habilitado. 
9a Questão (Ref.: 201402101270)
Como a dinâmica do espaço econômico nacional influenciou a configuração atual da hierarquia portuária brasileira, a qual é caracterizada pela emergência e consolidação de portos voltados para o escoamento de commodities na Região Norte, como o Porto de Itaqui, Vila do Conde e Trombetas?
Gabarito: Com a expansão da agricultura moderna para o centro-oeste do país e da mineração para a Amazônia oriental.
 
1
a
 Questão
 
(
Ref.: 
201301414333)
Pontos:
 
1
,
5
 
 / 
1
,
5
SABEMOS QUE NEM TODOS OS IMPACTOS GERADOS PELO DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
PORTUÁRIA SÃO NEGATIVOS, POIS EXISTEM TAMBÉM OS IMPACTOS POSITIVOS, UMA VEZ QUE
OS PORTOS SÃO UM DOS GRANDES RESPONSÁVEIS PELA EFETIVIDADE DA GLOBALIZAÇÃO, PRINCIPALMENTE ECONÔMICA, POIS GERAM ABERTURA COMERCIAL, AUMENTANDO
IMPORTAÇÕES E EXPORTAÇÕES E IMPULSIONANDO O CRESCIMENTO ECONÔMICO DO PAÍS. DIANTE DESSE CONTEXTO, CITE E COMENTE OS PRINCIPAIS IMPACTOS POSITIVOS GERADOS PELA ATIVIDADE PORTUÁRIA.
Resposta: Maior atividade empresarial, geraçao de novos postos de trabalho, melhorias nas infraestruturas da regiao e seus acessos, etc
Gabarito: - GARANTIA DA GLOBALIZAÇÃO, UMA VEZ QUE OS PORTOS PROPORCIONAM A
INTERLIGAÇÃO ENTRE OS PAÍSES, AUMENTANDO AS EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES ENTRE
ELES. - GERAÇÃO DE EMPREGOS; - DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE TURÍSTICA DE
CRUZEIROS; - LUCROS PESSOAIS (MELHORES CONDIÇÕES DE RENDA, "AQUECIMENTO" DA ECONOMIA DE OUTROS SETORES DA SOCIEDADE); - IMPACTO FISCAL (PAGAMENTO DE IMPOSTOS AOS GOVERNOS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL).
3a Questão (Ref.: 201301243812)	Pontos: 0,0 / 1,5
Como se calcula a Taxa de Ocupação Mensal de um Berço de Atracação?
Gabarito: Estabelecendo a relação entre o tempo efetivo de horas em que o berço esteve com navios atracados e o tempo total de horas no mês.
3 Explique o modelo de gestão do Porto Proprietário (Land port)
Resposta: PORTO PROPRIETÁRIO OU PORTO LOCADOR (LANDLORD PORT) - É o modelo utilizado no Brasil. É um modelo de gestão controlado pelos governos: Federal, Estadual e Municipal. 
 
 
Gabarito: A Autoridade Portuária é proprietária da área do porto e da sua infraestrutura. Entretanto, terrenos e instalações na área do porto, assim como a infraestrutura portuária, são arrendados para operadores privados. A vantagem deste modelo é a unicidade de comando dos fatores produtivos (cais, equipamentos, trabalhadores portuários, etc.) e a principal desvantagem é o risco de criar uma sobrecarga portuária em resultado da pressão dos privados para o acesso à atividade de exploração de um terminal. 
 
8
a
 
Questão
 
(Ref.: 201402092016)
 
Pontos:
 
1
,
5
 
 
/
 
1
,
5
 
Cite um aspecto geo-econômico de caráter imprescindível a que um terminal marítimo de alcance nacional possa vir a ser reconhecido internacionalmente como Hub-Port. 
 
 
Resposta: A proximidade do porto em relação às principais rotas de navegação ou sua área de abrangência marítima. 
 
 
Gabarito: Estar localizado no entorno de um grande centro produtor e/ou consumidor de bens industrializados 
 
 
 
9
a
 
Questão
 
(Ref.: 201402102525)
 
Pontos:
 
1
,
5
 
 
/
 
1
,
5
 
Podemos afirmar que na movimentação de Granéis Sólidos da classe Minérios, operando com Ship Loaders (carregadores de navios), do tipo móvel: 
 
 
Resposta: A instalação se move no cais para efetuar o carregamento nos porões do navio. 
 
 
Gabarito: A instalação se move no cais para efetuar o carregamento nos porões do navio. 
1 Questão (Ref.: 201402390142) Defina Operação Portuária. 
a
Pontos:
 
1
,
5
 
 
/
 
1
,
5
 
 
 
 
Resposta: É toda operação que é executada em um porto ou terminal portuario com o obejtivo de movimentar e transportar produtos de um transporte maritimo ou aquaviario(lago, rios) para o transporte o terrestre(qualquer modal terrestre) e vice-e-versa. 
 
 
Gabarito: 
Operação Portuária é o conjunto de todas as operações necessárias para realizar a passagem da mercadoria desde o transporte marítimo até o transporte terrestre e vice-versa. 
 
 
 
2
a
 
Questão
 
(Ref.: 201402383609)
 
Pontos:
 
1
,
0
 
 
/
 
1
,
5
 
Cite 2 características físicas de um pátio para armazenagem e movimentação de contêineres em um terminal portuário. 
 
 
 
Resposta: Area adequada em tamanho e ambiente para colocação do conteiner; Composto por equipamentos instalados e adequados para a movimentação dos conteineres; 
 
 
Gabarito: Elevada resistência estrutural do piso, pintura da posição das pilhas de contêineres no piso, arruamentos com pelo menos 14,0 metros de largura; espaço suficiente para as manobras de recebimento e entrega
	 1a Questão (Ref.: 201407433422)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Explique o que é o Hinterland de um porto.
		
	
Resposta: área de movimentação interna; área de escoamento da carga; área de movimentação e fluidez da carga.
	
Gabarito: Alcance da área de influência terrestre do porto, considerando a origem das cargas de exportação e o destino final das cargas importadas. Quanto menores os custos de transbordo, maior o hinterland portuário.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407433714)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Explique o que significa REINTEGRAÇÃO de áreas portuárias ao tecido urbano de uma cidade. Cite um exemplo brasileiro ou estrangeiro.
		
	
Resposta: Consiste na adaptação da antiga área portuária ativa, para outras finalidades como por exemplo área de lazer e ou área de comercio. Exemplo: porto de Orlando
	
Gabarito: Adaptação para outras finalidades de antigas áreas portuárias que se tornaram obsoletas e deixaram de atender às atuais necessidades de um porto. Estação das Docas em Belém (PA); Puerto Madero (Buenos Aires); La Rambla (Barcelona); Nova Iorque, Londres, etc.
	 9a Questão (Ref.: 201301349814)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	É fato que o tipo de carga transportada (granéis sólidos, granéis líquidos e gasosos, carga geral ou carga conteinerizada) e o sentido da operação (importação, exportação, transbordo,...) são relevantes na caracterização portuária, uma vez que influenciam na escolha da infraestrutura e localização do terminal, além de influir no porte dos navios atendidos. Nesse contexto, nota-se uma crescente especialização dos terminais portuários com base nos fatores citados. Conforme o produto manuseado, os  terminais podem ser classificados em "de Carga Geral", por operarem com cargas variadas, tais como caixas, caixotes, amarrados, engradados, e barris.
Neste sentido, torna-se fundamental focar alguns aspectos relevantes por ocasião da escolha dos equipamentos a serem utilizados neste tipo de terminal. Com base no exposto, comente o principal fator-base para tal escolha.
		
	
Resposta: O fator determinante é a movimentação rápida e segura da mercadoria, onde deve ser escolhidos os melhores equipamentos para que os custos e o tempo envolvidos sejam diminuidos.
	
Gabarito: A escolha deve ser baseada na versatilidade do equipamento, de modo que o escolhido possa operar com o maiornúmero possível de tipos de carga diferentes.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A escolha deve ser baseada na versatilidade do equipamento, de modo que o escolhido possa operar com o maior número possível de tipos de carga diferentes.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301254004)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Nas operações com granéis líquidos, como são classificadas as instalações de armazenamento?
		
	
Resposta: Cargas liquidas que são compostos por dutos, sistema de segurança máxima, capacidade para aquecimento e resfriamento, bombeamento e sucção.
	
Gabarito: Classificam-se os produtos segundo o seu grau de inflamabilidade.
	 8a Questão (Ref.: 201301819992)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Cite 2 tipos de obras portuárias destinadas à acostagem de embarcações.
		
	
Resposta: Pier, Cais, Pontes
	
Gabarito: Cais, píer, dársena, dolfim, pontes de atracação e bóias de amarração.
	 10a Questão (Ref.: 201301829330)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Qual é o porto brasileiro responsável pela maior parte do escoamento do minério de ferro produzido no país?
		
	
Resposta: Porto de Tubarão, onde se dá o carregamento contínuo em equipamentos que deslizam e/ou se movem para o carregamento nos porões dos navios.
	
Gabarito: Porto de Tubarão.
	 8a Questão (Ref.: 201207233432)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Foi publicado recentemente em um periódico de reconhecimento nacional o seguinte texto referindo-se ao porto de Santos: "A estimativa é que sejam movimentados 2.877.766 de TEU em 2011 contra os 2.722.25 de TEU operados em 2010".
Qual o significado da sigla TEU usada no texto supracitado?
		
	
	
Gabarito:
TEU - Tweenty-foot Equivalent Unit - Unidade de 20 pés ou eqüivalente. Esta sigla é muito usada para indicar a capacidade dos navios, ou para estatísticas de movimentação de containeres. Exemplo: "navio de 1.000 TEU" significa um navio com capacidade para transportar 1.000 unidades de containeres de 20 pés. Um TEU tem dimensões de 6,058 x 2,438 x 2,438 m.
	
	 10a Questão (Ref.: 201207227361)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Os principais modelos de administração portuária existentes no mundo são Porto Proprietário (Landlord Port), Porto Instrumento (Tool Port) e Porto de Serviço (Operating Port). Qual desses modelos foi implantado no Brasil através da Lei 8.630?
		
	
Resposta: Porto Propietário
	
Gabarito: Porto Proprietário (Landlord Port)

Outros materiais