Buscar

Sistema Nervoso Autonomo resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

BUZATTO (BUBU)
Bem lembrando sobre SN, existem duas principais divisões; estrutural e funcional. A divisão estrutural consiste em SN Central ( Medula Espinhal-que contém corpos celulares de neurônios- e Encéfalo) e SN Periférico (Gânglios-corpos celulares e nervos-conjunto de fibras nervosas) . E a divisão Funcional consiste em SN Autônomo/Visceral ( que vc não controla é involuntário. Tendo a porção Aferente-sensitiva, sensação regional, indefinida- e a porção Eferente- ação motora involuntária tipo as que vão garantir batidas do coração e peristaltismo, enfim aquilo que acontece no corpo e vc não controla) e em SN Somático ( voluntário ) e tbm tem a porção Aferente – dor/tato/percepção bem localizada , pontual e a porção Eferente- que gera movimentos voluntários).Lembrando que eferente=motor e aferente=sensitivo.
Falando agora especificamente do SN Visceral Eferente tem duas grandes classificações o Parassimpático e Simpático.
SNVE Parassimpático Está relacionado ao descanso, digestão e reprodução. O parassimpático é CRANIO SACRAL. Ou seja, as fibras parassimpáticas partem da porção craniana e sacral da medula. A porção CRANIANA é a dos nervos III, VII, IX e X (vago) e dai saem as fibras parassimpáticas pré sinápticas até os gânglios ( q n sei de cor, mas da uma olhada por cair), la fazem sinapses e pelas fibras pós sinápticas vão inervar as vísceras. A porção SACRAL (s2-s4) que saem da medula pelas fibras pre sinápticas e vão fazer sinapses nas paredes das vísceras que vão inervar. Portanto vale dizer que as fibras pré sinápticas são normalmente LONGAS..
SNVE Simpático. Está relacionado c a fuga, o medo e o exercício físico. É TORACOLOMBAR (T1-L2). Bom, essa parte é mais chatinha, estuda essa parte c o auxílio do desenho do Moore. Saindo da medula de t1-l2 pelas fibras simpáticas pré-sinápticas até a cadeia paravertebral onde tem gânglios e lá podem ter 4 caminhos: 1) Faz sinapse no mesmo nível de origem da medula 2) Faz sinapse no nível superior a origem medular 3) faz sinapse no nível inferior a origem da medula 4) NÃO FAZ SINAPSE E SEGUE PELOS NERVOS ESPLACNICOS ABDOMINOPELVICOS . No caminho 1, 2 e 3 sae da cadeia paravertebral pelas fibras simpáticas pós sinápticas até a víscera a inervando. No caminho 4 sae da cadeia paravertebral pelas fibras simpáticas pré sinápticas (pré sinápticas pq ainda não houve sinapses) e vão fazer sinapses em plexos nervosos perto das vísceras as inervando. Portanto vale dizer que as fibras pré sinápticas simpáticas são, normalmente CURTAS.
Caminho do parassimpático: Se for da porção craniana sai da medula dos nervos III, VII, IX e X pelas fibras parassimpáticas pre sinápticas até os gânglios onde fazem sinapses e continuam pelas CURTAS fibras parassimpática pos sinápticas até as vísceras isso porque os gânglios são intrínsecos ou intramurais(ou seja dentro da víscera).
Se for da porção sacral sai da medula de s2-s4 pelas fibras parassimpáticas pre sinápticas e fazem sinapse nas paredes das vísceras em gânglios lá existentes.
Caminho do simpático: (Esse tem que decorar infelizmente, escreve isso varias vezes p tentar decorar) Sai da medula de t1-L2 pelo corno anterior- radículas anteriores- raíz anterior- ramo anterior primário- ramo comunicante branco- vai para a cadeia paravertebral através das fibras pré sinápticas simpáticas- onde pode fazer sinapse1. no mesmo nível da medula, 2.no nível superior da medula ou 3. no nível inferior da medula. Daí desses 3 caminhos saem da cadeia paravertebral pelas fibras simpáticas pós sinápticas seguindo até inervar as paredes das vísceras. Pode ainda NÃO FAZER sinapses e seguir pelos nervos esplâncnicos abdominopelvicos pelas fibras simpáticas pré sinápticas até as vísceras onde na parede ocorrerão sinapse e a inervação da víscera.
Sobre as aferências viscerais= As aferências viscerais/autônomas podem ser reflexas ou dolorosas. As fibras dolorosas (principalmente do coração e órgãos peritonizados)normalmente são retrógradas retrógradas ao simpático, e as fibras reflexas normalmente são retrógradas as retrógradas ao parassimpático.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes