Buscar

100 Apol 4 Teoria Geral da Adm e Adm da Produção de Materiais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 
letra: c
Questão 1/5
“Busca reunir a eficiência operacional e a agilidade de resposta ao mercado. Não se parece com uma pirâmide, porque existem duas bases de departamentalização operando simultaneamente. Existem duas estruturas de comando. A alta administração é a cabeça dos dois comandos.”   A que tipo de desenho organizacional a descrição acima corresponde? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Organizações funcionais.
	
	B
	Organizações divisionais.
	
	C
	Organizações matriciais.
	
	D
	Organizações orgânicas.
Questão 2/5
letra: d
Questão 2/5
O conceito de prevenção e/ou detecção de problemas pode ser realmente implantado na prática, auxiliando o gestor a identificar as causas dos problemas, dando condições para que sejam eliminadas e evitar que reapareçam. Para isso foram criadas as sete ferramentas técnicas da qualidade. Analise as alternativas a seguir e assinale a que apresenta as características da ferramenta Carta de controle do processo.
	
	A
	Esta ferramenta permite a identificação do possível relacionamento entre variáveis consideradas em uma análise. Consiste em um aglomerado de pontos, distribuídos sobre um plano estabelecido por um par de eixos ortogonais X e Y. Pode ser utilizado em várias situações, como: processo de solução de problemas, pesquisa social, saúde pública, aprimoramento da qualidade de processos, que para ser feito é necessário coletar dados da amostra; construir os eixos; colocar os dados no diagrama e adicionar informações complementares.
	
	B
	Ferramenta utilizada para análise de dados a partir da distribuição das amostras. Tem forma de uma curva superposta a um gráfico de barras. Esta curva é chamada normal, sempre que as medidas concentram-se em torno da medida central. Para sua construção é necessário coletar os dados, determinar a amplitude, determinar a classe, determinar o intervalo, determinar o limite da classe, determinar a média de cada classe, determinar a frequência e construir o gráfico.
	
	C
	A principal utilização do diagrama de processo é permitir uma rápida visualização e entendimento deste, a partir da listagem de todas as suas fases, facilitando sua análise. A simbologia utilizada é conhecida e aceita universalmente. O fluxograma é utilizado para mapear o fluxo do processo na organização, permitindo uma visualização mais efetiva das interações. Sua simbologia é diferente dos símbolos utilizados no Diagrama de processo. Os principais são: o losango, usado como ponto de decisão; o retângulo como atividade e o oblongo como início e fim de processo.
	
	D
	Ferramenta utilizada para análise de dados durante o processo a fim de avaliar tendências e desvios. É um gráfico de linhas, em que são anotados os dados observados ao longo do tempo em que foram coletados. Normalmente, possui uma linha central (LC) a partir da qual se estabelecem: limite superior de controle (LSC = média + 3 desvios padrão) e limite inferior de controle (LIC = média – 3 desvios padrão). Ela permite uma visualização do comportamento (dispersão) do processo analisado.
Questão 3/5
Letra: c
Os estudiosos ingleses, Tom Burns e George Stalker, nos anos de 1960, a partir dos resultados de suas pesquisas, definiram dois sistemas opostos de prática e estrutura administrativa: “sistema mecanístico” e “sistema orgânico”. A respeito destes sistemas, assinale a alternativa que apresenta a descrição correta.
	
	A
	A característica mais evidente das organizações orgânicas é a sua previsibilidade. Cada tarefa é pré-planejada e a quantidade e qualidade do desempenho das tarefas são fortemente reguladas.
	
	B
	Modelos orgânicos descrevem o funcionamento das organizações como o de uma máquina, para o alcance dos seus objetivos e metas, de maneira eficaz.
	
	C
	O termo “orgânico” implica a qualidade de fluidez, mais de um organismo vivo do que de uma máquina.
	
	D
	Modelos mecanísticos descrevem o funcionamento das organizações, para alcance dos seus objetivos e metas, pela procura da maximização da satisfação, flexibilidade e desenvolvimento do potencial humano.
Questão 4/5
Letra: C
Questão 4/5
O conceito de prevenção e/ou detecção de problemas pode ser realmente implantado na prática, auxiliando o gestor a identificar as causas dos problemas, dando condições para que sejam eliminadas e evitar que reapareçam. Para isso foram criadas as sete ferramentas técnicas da qualidade. Analise as alternativas a seguir e assinale a que apresenta as características da ferramenta Folha de verificação.
	
	A
	Esta ferramenta permite a organização das informações, possibilitando a identificação das possíveis causas do problema. Foi desenvolvida em 1943, por Ishikawa, na Universidade de Tóquio, com objetivo de mostrar que vários fatores poderiam ser comuns entre si. Dentre esses fatores, temos: máquina, método, mão de obra, entre outros.
	
	B
	É caracterizada por duas escalas laterais, em que uma mede a unidade a ser analisada e a outra mede a percentagem acumulada. Os dados devem figurar em ordem decrescente para identificar a priorização. É classificada pelo autor como uma ferramenta para análise de causas. É usada para mostrar, por ordem de importância, a contribuição de cada item para o efeito total. É uma técnica gráfica que declara que, muitas vezes, apenas alguns itens são responsáveis pela maior parte do efeito.
	
	C
	Trata-se de uma planilha por meio da qual podem ser documentados os dados identificados nos levantamentos de determinadas características de qualidade, sobre as quais se deseja manter controle. É o primeiro passo para qualquer atividade de qualidade, seja no caso de dados de rejeição ou de entradas para gráficos de Pareto. Também é conhecida por checklist.
	
	D
	Ferramenta utilizada para análise de dados durante o processo a fim de avaliar tendências e desvios. É um gráfico de linhas, no qual são anotados os dados observados ao longo do tempo em que foram coletados. Normalmente, possui uma linha central (LC) a partir da qual se estabelecem: limite superior de controle (LSC = média + 3 desvios padrão) e limite inferior de controle (LIC = média – 3 desvios padrão). Ela permite uma visualização do comportamento (dispersão) do processo analisado.
Questão 5/5
Letra: b
Questão 5/5
O conceito de prevenção e/ou detecção de problemas pode ser realmente implantado na prática, auxiliando o gestor a identificar as causas dos problemas, dando condições para que sejam eliminadas e evitar que reapareçam. Para isso foram criadas as sete ferramentas técnicas da qualidade Analise as alternativas a seguir e assinale a que apresenta as características da ferramenta Gráfico de Pareto.
	
	A
	Esta ferramenta permite a organização das informações, possibilitando a identificação das possíveis causas do problema. Foi desenvolvida em 1943, por Ishikawa, na Universidade de Tóquio, com o objetivo de mostrar que vários fatores poderiam ser comuns entre si. Dentre esses fatores, temos: máquina, método, mão de obra, entre outros.
	
	B
	É caracterizado por duas escalas laterais, em que uma mede a unidade a ser analisada e a outra mede a percentagem acumulada. Os dados devem figurar em ordem decrescente, para identificar a priorização. É classificada pelo autor como uma ferramenta para análise de causas. É usado para mostrar, por ordem de importância, a contribuição de cada item para o efeito total. É uma técnica gráfica que declara que, muitas vezes, apenas alguns itens são responsáveis pela maior parte do efeito.
	
	C
	Trata-se de uma planilha por meio da qual podem ser documentados os dados identificados nos levantamentos de determinadas características de qualidade, sobre as quais se deseja manter controle. Também é conhecida por checklist.
	
	D
	Ferramenta utilizada para análise de dados durante o processo a fim de avaliar tendências e desvios. É um gráfico de linhas, no qual são anotados os dados observados ao longo do tempo em que foram coletados. Normalmente,
possui uma linha central (LC) a partir da qual se estabelecem: limite superior de controle (LSC = média + 3 desvios padrão) e limite inferior de controle (LIC = média – 3 desvios padrão). Ela permite uma visualização do comportamento (dispersão) do processo analisado.
	
	C

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais