Buscar

PREPARAV2 Contabilidade e Mercado de Trabalho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
CONTABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO
Professora: Luciana Mattos
*
*
CONTABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO
Metodologias e Enfoques da Pesquisa em Contabilidade
Enfoque Fiscal – Qual é a situação fiscal?
Enfoque Legal – O que é exigido por lei? Há regulamentação específica para este setor?
Enfoque Ético – A Contabilidade deveria apresentar-se como justa e não deveria ser enviesada para todos os interessados, deve repousar nas noções de verdade.
Enfoque Econômico – Procura explicar o efeito de procedimentos alternativos de divulgação de dados sobre indicadores e atividades econômicas num nível mais amplo, como por exemplo o setor de atividade ou economia nacional.
Enfoque Comportamental – Reside na relevância da informação transmitida a responsáveis pela tomada de decisões e no comportamento de cada indivíduos na apresentação de informações contábeis.
Enfoque Estrutural - A Contabilidade é a arte de registro, classificação e sintetização, de maneira significativa e em termos monetários, de transações e eventos que são, em parte, de natureza financeira e de interpretação de seus resultados.
*
*
CONTABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO
Relatórios Contábeis seus Objetivos e Legislação
Relatórios Contábeis: Também denominados informes contábil, é a exposição resumida e ordenada dos dados colhidos pela contabilidade. É importante ressaltar que esses relatórios objetivam relatar aos usuários da Contabilidade os fatos registrados em determinado período.
Legislação: A Lei 6.404/1076 (Lei das Sociedades por Ações), estabelece que, ao fim de cada período social (12 meses), a diretoria deverá elaborar e publicar, com base na escrituração contábil, as demonstrações financeiras (ou demonstrações contábeis) relacionadas abaixo:
Balanço Patrimonial (BP)
Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA)
Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC)
Demonstração do Valor Adicionado (DVA) 
*
*
CONTABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO
Relatórios Obrigatórios x Não Obrigatórios
Capital de Terceiros e Capital Próprio
Relatórios Obrigatórios x Não Obrigatórios: Há dois tipos distintos de sociedades que destacam-se no Brasil: as sociedades limitadas e as anônimas (ou por ações), também chamadas de companhia. No entanto, as sociedades anônimas (que devem publicar as Demonstrações Financeiras) são divididas em Capital fechado e capital aberto.
Companhia Fechada (Sociedade Anônima de Capital Fechado) - É um tipo tradicional, normalmente restrito a pequenos grupos e capta recursos entre os próprios acionistas não recorrendo a público em geral.
Companhia Aberta (Sociedade Anônima de Capital Aberto) – É um tipo de sociedade cuja captação de recursos é realizada junto ao público, por meio de pregões das bolsas de valores e, estão sujeitas a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
*
*
CONTABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO
Relatórios Obrigatórios x Não Obrigatórios
Capital de Terceiros e Capital Próprio
Patrimônio Líquido – É a diferença apurada entre o Ativo e o Passivo de uma determinada entidade contábil. Convém ressaltar que, atualmente, a expressão Patrimônio Líquido é mais utilizada do que a expressão Situação Líquida.
O Capital é conhecido por:
 Capital Social – É a obrigação da empresa para com os sócios originária da entrega de recursos para a formação do capital de entidade. Corresponde ao Patrimônio Líquido (PL).
 Capital Próprio – São os recursos originários dos sócios ou acionistas da entidade ou decorrentes de suas operações sociais.
 Capital de Terceiros – Representam recursos originários de terceiros utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da entidade. Corresponde ao
 passivo exigível (PE). 
*
*
CONTABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO
Contabilidade, Legislação e o Processo de Internacionalização
As Entidades mais atuantes no Campo Contábil têm sido tradicionalmente:
 Conselho Federal de Contabilidade (CFC)
 Instituto Brasileiro de Contadores (Ibracon)
 Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
E a partir de 2007, com a promulgação da Lei 11.638, que alterou a Lei 6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações), foi Instituído o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), com membros de diversas entidades relevantes à Contabilidade no Brasil. O banco Central (BACEN) e a Receita Federal do Brasil (RFB) também têm tido atuação nas Legislações Contábeis.
*
*
CONTABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO
Novo Código Civil e as Responsabilidades do Contabilista
Novo Código Civil – O art. 184-A da Lei 6.404/76, incluído pela Lei 11.941/2009, convalidada pelo art.37 da Lei 11.941/2009, determina que a Comissão de Valores Mobiliários estabelecerá, com base na competência conferida pelo parágrafo 3º do art. 177, normas especiais de avaliação e contabilização aplicáveis à aquisição de controle, participações societárias ou segmentos de negócios.
Código Civil Brasileiro:
O balanço patrimonial deverá exprimir, com fidelidade e clareza, a situação real da sociedade e, atendidas às peculiaridades desta, bem como as disposições das leis especiais, indicará, distintamente, o ativo e o passivo (art. 1.188).
 O balanço do resultado econômico, ou demonstração da conta de lucros e perdas, acompanhará o balanço patrimonial (art.1.189). É garantido o sigilo da escrituração contábil, conforme art.1,190, exceto em caso de fiscalização tributária.
*
*
CONTABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO
Normas da CVM e do CFC
Comissão de Valores Mobiliários (CVM) 
Lei 6.385/1976 que criou a CVM e a Lei 6.404/76 (Lei das S.As), disciplinaram o funcionamento do mercado de valores, mobiliários e a atuação de seus protagonistas, assim classificados, as companhias abertas, os intermediários financeiros e os investidores, além de outros cuja atividade gira em torno desse universo principal.
A CVM tem poderes para disciplinar, normatizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado. Seu pode normatizador abrange todas as matérias referentes ao mercado de valores mobiliários, incluindo a normatização da Contabilidade. A lei atribui a CVM competências para apurar, julgar e punir irregularidades eventualmente cometidas no mercado. As penalidades que a CVM pode atribuir vão desde a simples advertência até a inabilitação para o exercício de atividade no mercado, incluindo multas pecuniárias. 
*
*
CONTABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO
Normas da CVM e do CFC
Conselho Federal de Contabilidade (CFC)
Foi criado em 27 de maio de 1946, por um decreto-lei 9.295.
O CFC é o órgão supremo da atividade Contábil no Brasil. Além de fiscalizar a atividade de contadores e auditores e a ética da profissão, atua em:
 Instituição das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC).
 Instituição dos Princípios Fundamentais de Contabilidade (Resolução CFC nº 750 de 29 de dezembro de 1993).
 Instituições de Normas de Auditoria.
Estudo, avaliação e aprovação de pronunciamentos técnicos sobre Contabilidade e auditoria emitidos por outros órgãos.
*
*
CONTABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO
Internacionalização dos Procedimentos Contábeis
Em 28 de dezembro de 2007, é aprovada a Lei nº 11.638, com a alteração de fragmentos da Lei 6.404/76, fazendo com que as empresas tenham de divulgar as demonstrações contábeis a partir de 2008 já adaptadas às novas diretrizes , que visam a promover a convergência das regras brasileiras ao padrão internacional (IFRS).
 Padronização das Normas Contábeis – Consiste em um processo de informatização de critérios não admitindo flexibilização, com pretensão de obrigatoriedade de adoção de padrões contábeis iguais entre os diversos países são eliminados.
Harmonização Contábeis – Busca a acomodação das diferenças locais, um processo que busca reduzir as diferenças e preservar as particularidades inerentes a cada país, de modo a melhorar a troca de informações a serem interpretadas e compreendidas. Assim, neste processo, as diferenças nas práticas contábeis
entre os diversos países são reduzidas, mas não eliminadas.
*
*
CONTABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO
Internacionalização dos Procedimentos Contábeis
 Convergência – Se compromete com a eliminação de diferenças entre as normas emitidas por um e por outro órgão de Contabilidade. Isso implica que demonstrações contábeis devam, necessariamente, evidenciar os mesmos totais de ativos, exigibilidades, patrimônio líquido e resultado das operações da empresa.
A grande vantagem da convergência das normas contábeis locais para as normas internacionais é prover o mercado global com um conjunto de informações de qualidade que sejam:
 Compreensíveis;
 Relevantes;
 Confiáveis (cumpra princípios);
Transparentes;
Comparáveis.
*
*
CONTABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO
O Brasil e as Normas Internacionais
Por ser uma ciência social, a Contabilidade é fortemente influenciada pelo ambiente em que atua. Assim, as diferenças históricas, os valores culturais e estruturas políticas, legais e econômicas de cada país acabam refletindo nas práticas contábeis em vigor. Normalmente, os princípios e as práticas adotadas na Contabilidade podem ser diferentes de um país para outro.
O governo brasileiro, para estimular a inserção no mercado brasileiro, em âmbito internacional, assumiu o compromisso de seguir a rota para a convergência das práticas contábeis brasileiras às normas internacionais de Contabilidade.
*
*
CONTABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO
O Brasil e as Normas Internacionais
A Lei 11.638/2007 trouxe consigo mudanças significativas para a Contabilidade societária brasileira nos seguintes aspectos:
 Permitir a convergência das normas contábeis adotadas no Brasil às normas internacionais;
 Estabelecer que as normas contábeis a serem editadas pela CVM;
 Devem seguir as normas contábeis internacionais;
 Estabelecer a segregação entre escrituração mercantil e fiscal;
 Criou o conceito de empresas de grande porte com obrigações equivalentes às S.As (escrituração contábil, auditoria);
 Previsão para que os órgãos reguladores emissores de normativos contábeis possam firmar convênios com entidades com as características do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis).
*
*
CONTABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO – Vamos Exercitar o que aprendemos....
I. Processo seletivo é um processo porque tem início, meio e fim, também porque as ações executadas durante o seu desenvolvimento são planejadas. É seletivo porque tem o objetivo de selecionar, fazer uma escolha fundamentada dos candidatos mais adequados, para exercer determinada função. 
II. Recrutamento é a etapa na qual a empresa contratante divulga uma oportunidade de emprego ao mercado de Recursos Humanos, no qual estão os candidatos em potencial.
III. Seleção é a etapa em que a empresa contratante, de posse do currículo dos profissionais interessados, inicia um processo de análise de informações com o objetivo de escolher alguns candidatos que tenham as características básicas para o desempenho da função. 
IV. São exemplos de técnicas de seleção aplicadas pelas empresas: Testes Psicológicos, Testes de Conhecimentos e Testes Práticos. 
*
*
CONTABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO – Vamos Exercitar o que aprendemos....
O balanço patrimonial é o demonstrativo que reflete a posição financeira de empresa em determinado momento. Um de seus componentes é o Ativo, cuja definição é: 
 R: bens e direitos de propriedade da empresa.
*
*
Tenho orgulho de ser Professora, 
pois lido com gente, aprendo a ser gente, 
me sinto gente, me faço gente, 
ensino gente e
cresço fazendo gente crescer!
Boa Prova – Avaliação – AV2
Obrigada...
Professora Luciana Mattos
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais