Buscar

Av2 Ética na Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0083_AV2_ » ÉTICA NA SAÚDE
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	BEATRIZ ACAMPORA E SILVA DE OLIVEIRA
	Turma: 9008/H
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 20/11/2013 20:33:04
	�
	 ��1a Questão (Ref.: 201202203037)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A palavra eutanásia é comumente entendida como a prática pela qual:
	
	
	O médico oferece cuidados intensivos para um paciente.
	
	O médico prolonga a vida de um paciente incurável.
	
	O médico cria medicamentos para a cura de doenças.
	
	O médico oferece medicamentos para dificultar a morte do paciente.
	 
	O médico abrevia a vida de um paciente incurável.
	
	�
	 ��2a Questão (Ref.: 201202108911)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O princípio que considera que o ato de doar órgãos inclui-se na possibilidade que os individuos têm de sacrificar sua individualidade em detrimento do bem da comunidade, desde que estas não impliquem comprometimento da vida pessoal, denomina-se:
	
	
	Princípio de efeito
	
	Princípio da causalidade
	
	Princípio da funcionalidade
	 
	Princípio da solidariedade
	
	Princípio de reação
	
	�
	 ��3a Questão (Ref.: 201202108908)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Um homem de 46 anos acabou de passar por uma delicada cirurgia de transplante de córneas. Ele se sente bem fisicamente, mas psiquicamente sente-se culpado, pois a irmã do doador, apesar dele ter deixado sua vontade de ser doador de órgãos por escrito em cartório e de toda a família também decidir por isso, não se conforma e tem aborrecido o recém operado diariamente e quer as córneas do irmão de volta. Correlacionando o caso com os elementos críticos no conceito de dignidade da vida humana, ressalta-se a:
	
	 
	Intangibilidade corporal
	
	Direito ao tecido de terceiros
	 
	Desintegração física
	
	Determinação judicial
	
	Fantasia de cura
	
	�
	 ��4a Questão (Ref.: 201202196217)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Maria decidiu doar um rim para seu filho, que é seu parente de primeiro grau. Ela já fez todos os exames e não há nada que impeça a doação. Ela está exercendo o seu direito à liberdade de consciência e ao poder de dispor do próprio corpo, que consistem nos:
	
	
	Direitos fitoterápicos
	
	Direitos cidadãos
	
	Direitos de tecidos
	
	Direitos honorários
	 
	Direitos fundamentais
	
	�
	 ��5a Questão (Ref.: 201202070527)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A vontade é verdadeiramente moral quando é regida por imperativos categóricos - referem-se a ações objetivamente necessárias, em que suas realizações estejam subordinadas tanto a fins quanto condições. A moralidade kantiana, neste sentido, diz respeito:
	
	 
	ao fundamento da bondade dos atos, averiguando em que consiste o bom.
	 
	em agir de acordo com seus próprios interesses.
	
	em pensar somente no lucro.
	
	em se adaptar ao sistema capitalista vigente na sociedade atual.
	
	ao fundamento da maldade dos atos, averiguando em que consiste o mal.
	
	�
	 ��6a Questão (Ref.: 201202196211)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ricardo é um pesquisador e está desenvolvendo uma pesquisa com grupo de controle e grupo experimental. Ele acredita que sua pesquisa, por não ser na área de medicina, não envolve riscos. Podemos afirmar, então, que:
	
	
	Ricardo está correto, pois segundo a Resolução 196/96, toda pesquisa envolvendo seres humanos não envolve riscos.
	 
	Ricardo está equivocado, pois segundo a Resolução 196/96, toda pesquisa envolvendo seres humanos envolve riscos.
	
	Ricardo está correto, pois segundo a Resolução 196/93, toda pesquisa envolvendo seres humanos está isenta de riscos.
	
	Ricardo está correto, pois segundo a Resolução 196/92, toda pesquisa envolvendo seres humanos não envolve riscos.
	
	Ricardo está equivocado, pois segundo a Resolução 196/93, toda pesquisa envolvendo seres humanos não envolve riscos.
	
	�
	 ��7a Questão (Ref.: 201202203059)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No que diz respeito a situações de epidemia, um aspecto ético importante a ser considerado é o da alocação de recursos de saúde, que sempre se tornam escassos em relação à demanda em condições epidêmicas. Instalações sanitárias, equipamentos, medicamentos, recursos humanos especializados, precisam ter seus critérios de distribuição e priorização claramente definidos. Diante do exposto é correto afirmar que:
	
	
	Em situações de epidemia é preciso avaliar apenas os critérios coletivos para a priorização de recursos, portanto, para que a doença não progrida deve-se evitar alocação de recursos em prevenção.
	
	Em situações de epidemia é preciso avaliar apenas os critérios individuais para a priorização de recursos e é importante considerar que a doença deve progredir, portanto, não é necessário investir em prevenção.
	 
	Em situações de epidemia é preciso avaliar os critérios individuais e coletivos para a priorização de recursos e é importante considerar que a doença não deve progredir, portanto, deve haver prevenção para que as pessoas ainda não contaminadas não desenvolvam a doença.
	
	Em situações de epidemia é preciso avaliar os critérios coletivos, pois as pessoas ainda não contaminadas devem receber informações adequadas em detrimento dos recursos disponíveis para a prevenção da doença, que estarão disponibilizados para os critérios individuais.
	
	Em situações de epidemia é preciso avaliar os critérios individuais, pois as pessoas contaminadas precisam de todos os recursos disponíveis para a sua recuperação, independente do avanço da doença pelo restante do território.
	
	�
	 ��8a Questão (Ref.: 201202108889)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O primeiro registro do termo bioética deu-se em 1971 pelo biólogo Van R. Potter. O termo é uma conjugação das palavras gregas bios (vida) e ethos (relativo à ética). Leia as afirmativas abaixo acerca da bioética e marque a alternativa correta: I - A concepção da bioética compreende o campo disciplinar compromissado com o conflito moral na área da saúde e da doença dos seres humanos e dos animais não humanos. II - O objetivo primordial da bioética é discutir questões relativas à vida e à saúde, principalmente as que surgiram a partir de inovações tecnológicas. III - Um dos principais objetivos da bioética é a valorização de debates tecnicistas que primem pelo desenvolvimento do modelo capitalista e dos meios de produção. Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	I e III
	
	II e III
	
	III
	 
	I e II
	 
	II
	
	�
	 ��9a Questão (Ref.: 201202060034)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A bioética coloca o homem acima da idéia de progresso, por isso tecnologias e desenvolvimento técnico devem ser controlados para acompanhar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade. Ofereça argumentos acerca dos objetivos da bioética.
	
	
Resposta: A bioética trata das questões relativas à vida e à saude. Se um indivíduo usa a tecnologia sem prever futuras consequências, está agindo contra os principíos básicos da bioética.
	
Gabarito: Seu principal objetivo é deslocar a discussão acerca dos novos problemas impostos pelo desenvolvimento tecnológico, de um viés mais tecnicista para um caminho mais pautado pelo humanismo, superando a dicotomia entre os fatos explicáveis pela ciência e os valores éticos. A biossegurança, a biotecnologia e a intervenção genética em seres humanos, além das controvérsias morais como aborto e eutanásia, requisitavam novas abordagens e respostas ousadas da parte de uma ciência transdisciplinar.
	
	�
	 ��10a Questão (Ref.: 201202060047)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Em um hospital geral, a equipe interdisciplinar do setor de neurocirurgia está com dificuldades de realizar seu trabalho adequadamente,pois duas vezes por semana há reunião de equipe para estudos de caso dos pacientes internados com a finalidade de oferecer um atendimento integrado que promova a recuperação da saúde, mas o novo médico, recém chegado ao hospital, se recusa a se reunir e colaborar com a equipe. Ofereça argumentos acerca da bioética para a relação em equipes interdisciplinares correlacionando com a sentença.
	
	
Resposta: A equipe interdisciplinar trabalha utilizando o conhecimento de cada profissional, para ajudar os pacientes que precisam usando uma linguagem formal e informal. Um dos principais objetivos da bioética é discutir questões relativas à saúde e à vida, o médico recém chegado não segue o objetivo da equipe interdisciplinar, ele segue o objetivo da equipe multidisciplinar, onde cada médico trabalha de forma independente.
	
Gabarito: As discussões bioéticas ressaltam que a base e o principal fundamento de uma atuação em equipe estão na colaboração de diferentes especialidades que apresentam conhecimentos e qualificações distintas. Estas diferenças, no entanto, precisam encontrar convergências que possibilitem uma atuação uniforme entre estes profissionais. Existem equipes de diferentes nomenclaturas e que correspondem a diferentes modelos de relação também. As principais são as equipes: interdisciplinar, multidisciplinar, intradisciplinar, transdisciplinar, intraprofissional e interprofissional. A equipe interdisciplinar é definida como um grupo de profissionais, com formações diversificadas que atuam de maneira interdependente, inter-relacionando-se num mesmo ambiente de trabalho, através de comunicações formais e informais. Na exemplificação da sentença proposta, a recusa do médico em participar das reuniões de equipe prejudica não só o desempenho da mesma como também os pacientes internados no setor, uma vez que a informação e a troca de saberes se faz relevante para intervenções adequadas por parte de todos os profissionais envolvidos no processo.

Outros materiais