Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

fechar Fechar
 CIÊNCIA POLÍTICA
Simulado: CCJ0107_SM_201603375139 V.1 
Aluno(a): KAROLINE SILVA CARVALHO	Matrícula: 201603375139
Desempenho: 0,4 de 0,5	Data: 04/10/2016 13:57:24 (Finalizada)
 Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201603488290)	Pontos: 0,1 / 0,1
Em O espírito das leis afirma-se: "É uma verdade eterna: qualquer pessoa que tenha poder tende a abusar dele. Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder". Essa afirmação reflete:
	os princípios da teoria do direito divino
	a filosofia política de Richelieu
	o pensamento de Luís XIV
	o espírito clássico renascentista
 Certo	o liberalismo político iluminista
 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201604157503)	Pontos: 0,0 / 0,1
Acerca dos fins e funções do Estado, é um dos fins do Estado e sua característica, EXCETO:
	Fins objetivos: todos os Estados tem um papel comum no desenvolvimento da humanidade.
	Fins limitados: O Estado é um mero vigilante da ordem social, não admitindo que ele tome iniciativas, especialmente na esfera econômica
 Certo	Fins revolucionários: Todo Estado nasce de uma revolução e está em permanente transformação social.
 Errado	Fins expansivos: Base nos Estados totalitários, o Estado cumpre todas as funções sociais visando anular as individualidades.
	Falta a última alternativa!!!!!!!
 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201603531568)	Pontos: 0,1 / 0,1
"A longa crise da economia e da sociedade européias durante os séculos XIV e XV marcou as dificuldades e dos limites do modo de produção feudal no último período da Idade Média. Qual foi o resultado político final das convulsões continentais da época? No curso do século XVI, o Estado Absolutista emergiu no Ocidente." (ANDRESON, P. Linguagens do Estado Absolutista. São Paulo: Brasiliense, 1985: 15.) Acerca das características do Estado Absolutista, não se pode afirmar que:
	se empenhava em fortalecer a sua posição diante dos outros estados rivais por intermédio da exportação de mercadorias, da proibição de exportação de ouro e prata e do controle monárquico sobre a produção manufatureira e o comércio, princípios que integravam a assim denominada "Doutrina Mercantilista".
	se constituía como um aparelho de dominação feudal recolocado e reforçado que, ao manter submissas as massas camponesas, perpetuava o controle político exercido pela nobreza sobre a sociedade;
	se organizou a partir do incremento da autoridade pública e da crescente centralização administrativa, acontecimentos corporificados no poder absoluto do monarca cuja fundamentação jurídica provinha do Direito Romano;
	procurou superar os particularismos regionais e promover a integração do reino, o que significou a extensão do poder régio sobre territórios controlados de modo autônomo pelos senhores feudais, passando os monarcas absolutistas a revestir novos e extraordinários poderes diante da nobreza;
 Certo	empreendeu a retomada dos princípios tomistas vigentes no século XII, segundo os quais toda e qualquer autoridade terrena deveria submeter-se á Santa Sé, razão pela qual os soberanos absolutistas faziam contar o seu tempo de reinado a partir da sua sagração em Roma;
 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201604014837)	Pontos: 0,1 / 0,1
O Estado tem como condição essencial a territorialidade, pois o que o caracteriza como forma de sociedade política historicamente existente é, precisamente, seu caráter territorial. Nessa lógica é correto afirmar que:
	Sendo o território o âmbito espacial do poder de império que o Estado exerce sobre seus habitantes, há que se fazer a separação entre a sua base física e o seu espaço aéreo adjacente.
 Certo	Em um mesmo território só um estado exerce o poder com exclusividade, de tal modo que o espaço terrestre torna-se soberania territorial.
	Considerando-se o território como limite espacial dentro do qual o Estado exerce o poder de império sobre os cidadãos, este poder não atinge os seus próprios cidadãos quando estes se encontram em territórios de outros Estados.
	Assim como o território pode ser modificado, variar ao longo do tempo e até passar para o domínio de outro Estado, existem Estados sem território.
	No conceito de território não é necessário levar-se em consideração o elemento normativo, pois toda doutrina em torno do território tem caráter puramente geográfico.
 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201603494443)	Pontos: 0,1 / 0,1
Em seu livro O Leviatã, Thomas Hobbes defende uma forma de governo na qual:
	os reis teriam recebido de Deus o direito de governar despoticamente;
 Certo	os reis teriam o direito de governar despoticamente porque o povo lhes deu o poder absoluto.
	o responsável pelo governo deveria ser eleito em eleições populares;
	o melhor governante seria aquele que menos interferisse na sociedade, pois a bondade natural dos seres humanos permitiria que cada um se autogovernasse;
	os reis não deveriam deter o poder absoluto, mas sim executar as decisões emanadas dos representantes do povo;
 Gabarito Comentado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais