Buscar

DIR. FINAN. E TRIBUTÁRIO I SEMANA 7

Prévia do material em texto

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO I SEMANA 7 
O Estado do Paraná através de lei ordinária concedeu benefício de ICMS nas contas de serviços de água, luz, telefone e gás das igrejas. Destaque-se que a lei foi editada sem a celebração do Convênio CONFAZ autorizando que o Estado pudesse implementar tal benefício. Comente a Constitucionalidade do benefício invocando todos os fundamentos afetos a questão. 
R: O Plenário do Supremo mantém isenção de ICMS a templos religiosos. Por unanimidade dos votos, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou improcedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3421 ajuizada, com pedido de liminar, pelo governo do Paraná, contra a Lei estadual 14.586/04. A norma, produzida pela Assembleia Legislativa do estado, prevê a isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas contas de água, luz, telefone e gás utilizados por igrejas e templos de qualquer natureza.
 
Questão objetiva Está sujeita à disciplina específica por meio de lei complementar, a: 
a) concessão de isenção de pagamento dos impostos de competência da União Federal; 
b) instituição, pela União Federal, de impostos não discriminados na Constituição Federal; 
c) majoração de alíquota das contribuições para o financiamento da seguridade social previstas no art. 195 da Constituição Federal;
 d) instituição de taxas baseadas no poder de polícia.

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes