Buscar

DIR. FINAN. E TRIBUTÁRIO I SEMANA 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO I SEMANA 9 
 O Estado X atendendo um pedido das montadoras de veículos nacionais e com o objetivo de reduzir a frota de veículos que circulam no Estado ocasionando diversos engarrafamentos resolveu aumentar (por lei) a alíquota do IPVA dos carros importados. Determinado contribuinte em função da aprovação e vigência da referida lei procurou seu escritório para que você na qualidade de advogado o oriente como proceder já que possui um carro importado e seu IPVA teria aumentado em relação a um similar nacional. Quais os fundamentos legais que você alegaria para impedir tal cobrança? 
R: Diante do caso exposto, verificasse que tal conduta esta em desacordo com os princípios constitucionais e tributários, cabendo ressaltar o principio da uniformidade territorial, geográfica nos moldes do art. 151,I, CF. Conforme ainda o art. 152, CF que deixa expresso a vedação aos Estados, DF e aos Municípios em estabelecer diferença tributária entre bens e serviços de qualquer natureza, em razão de sua procedência ou destino. 
Questão objetiva O princípio da capacidade contributiva significa que: 
a) nenhum tributo pode ser exigido ou aumentado sem lei anterior que o estabeleça;
 b) é vedado à União, aos estado, ao Distrito Federal e aos Municípios instituir impostos sobre o patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros;
 c) qualquer subsídio ou isenção, relativos a impostos, taxas ou contribuições, só pode ser concedido mediante lei específica, federal, estadual ou municipal, que regule exclusivamente as matérias acima enumeradas ou o correspondente tributo ou contribuição; 
d) sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.

Outros materiais