Buscar

DIR. FINAN. E TRIBUTÁRIO I SEMANA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO I SEMANA 1
 Caso Concreto 
Determinado Município indeferiu pedido de pagamento de precatório de um contribuinte que por possuir 70 anos alegou ter privilégios com base no Estatuto do Idoso. O Município alegou que não se aplica o Estatuto do idoso em matéria tributária e que o precatório por não ser de caráter alimentar, tampouco requisição de pequeno valor não poderia preterir a ordem cronológica de apresentação dos precatórios. Responda de forma fundamentada se a alegação do Município está correta. 
Resposta: Não deve prosperar a alegação do Município, visto que o Supremo Tribunal Federal em uma interpretação extensiva admitiu a aplicação do Estatuto do Idoso (lei 10.741/2003) em matéria tributária, ou não e ainda que não tenha caráter alimentar. 
 O artigo 100 ,§2º da CF sofreu uma mutação constitucional, visto que os titulares dos débitos com mais de 60 anos teria preferencia numa ordem cronológica apartada dos demais todo e qualquer debito e não somente os de natureza alimentícia conforme dito no referido artigo. No que tange ao RPV (Requisição de Pequeno Valor), esta deverá respeitar a ordem de chegada à fila “especial”, não tendo qualquer beneficio de ultrapassar todos os precatórios já consolidados, portanto, conclui-se a resposta do caso pelo entendimento dos tribunais o ‘’principio da dignidade da pessoa humana’’.Art. 1º, III. CR/88. 
Questão objetiva Constituem elementos da atividade financeira do Estado: 
a) originária e derivada;
 b) receita e ingresso público;
 c) receita, despesa e orçamento;
 d) receita pública, despesa pública, orçamento público e crédito público.
Precatório. estatuto do idoso. verbas de natureza alimentar. requisição de pequeno valor. Ordem Cronológica
R: o devedor precatório é uma ordem de pagamento é o estado, e o estado deve porque ele foi processado em juízo porque ele perdeu a rescisão judicial ele perdeu, portanto, ele tem que efetuar o pagamento em precatório, são muitas pessoas na fila esperando, na hora em o estado é condenado o tribunal de justiça ele concentra, e distribuem os precatórios isso pode levar anos, não são todas as dividas do estado que são pagos por precatórios, ou seja, dívidas de pequeno valor.
O pequeno valor está definido na constituição existe limites dentro da constituição que existe limites dentro da constituição que estabelece aquele determinado valor, desde que o valor a receber não so os relacionados pela constituição, poder ser a prefeitura o estado e cidadão pode optar pelo piso, porque o estado é pobre, quando o estado é condenado a pagar ele paga ou por precatório ou por requisição de pequeno valor, se for por requisição de pequeno valor é um valor pequeno e paga de imediato não precisa entrar na fila 
O estatuto do idoso ela transmite prioridade e tramitação, diante disso alega que tem prioridade e não quer ficar na fila, a prefeitura alega que não se aplica o estatuto do idoso na lei tributária 
 
R: Conforme o artigo 100 da constituição o pagamento deve ser realizado em ordem cronológica, no entanto,

Outros materiais