Buscar

Radiologia - Controle de qualidade em mamografias raio x

Prévia do material em texto

Controle de qualidade em mamografia
A mamografia tem sido uma ferramenta para o rastreamento há muitos anos, mas os desafios de se produzir uma imagem de alta qualidade mantendo uma dose baixa para o paciente ainda foram lançados. Uma equipe formada pelo radiologista, pelo profissional de física médica e pelo tecnólogo em radiologia trabalha junto seguindo um controle de programa de qualidade (CQ) para produzir a excelência nos exames mamográficos. Cada membro da equipe tem atividades especificas relacionadas ao CQ. Este capítulo identifica essas responsabilidades.
EQUIPE DE CONTROLE DE QUALIDADE
O Colégio Americano de Radiologia (ACR, American College of Radiology) e a Lei de Padrões de Qualidade em Mamografia (MQSA, um programa de CQ com atividades específicas para o radiologista, para o profissional de física médica e para tecnólogos em radiologia. Cada um deles é importante para garantia da melhor assistência ao paciente com menor exposição à radiação. Este capítulo discute as responsabilidades de cada um destes três cargos, mas enfatiza as atividades do tecnólogo em radiologia.
Radiologista
A responsabilidade final pelo CQ em mamografia é o radiologista. Essas responsabilidades frequentemente estão inclusas em uma área mais abrangente que é a garantia da qualidade (GQ, Quality Assurance). A GC é um programa administrativo desenvolvido para unir os diferentes aspectos do CQ e garantir que todas as atividades sejam realizadas no mais alto nível. O radiologista é responsável pela seleção de profissionais da física médica, de tecnólogos em radiologia qualificados pela supervisão das atividades desses membros da equipe. 
Outra responsabilidade do radiologista envolve a supervisão da comunicação e o acompanhamento do paciente. A qualidade na assistência ao paciente é o objetivo final de qualquer serviço de mamografia, e a responsabilidade sobre esse objetivo é do radiologista. O nível que qualquer programa de GC/CQ é reflexo direto da atitude e da apreciação do radiologista para a necessidade de tal programa. A MQSA estabelece que o radiologista deve avaliar as imagens clinicas diariamente. A melhoria contínua da qualidade (CQI, Continuous Quality Improvement) é uma extensão de qualquer programa de GQ/CQ, incluindo protocolos administrativos para a contínua melhoria da qualidade da imagem mamografica.

Outros materiais

Materiais recentes

Perguntas Recentes