Buscar

Ciências Biológicas e da Natureza

Prévia do material em texto

Questão 1/10
Analise o extrato de texto a seguir:
“Compete ao homem, e está inteiramente ao seu alcance, aperfeiçoar o conhecimento daquilo que se situa dentro do seu campo de visão, e aí conta-se tudo o que diz respeito à conduta e à felicidade, sua verdadeira vocação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JORGE FILHO, Edgard Jose. Moral e história em John Locke. São Paulo: Loyola, 1992. p. 23.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, qual é o tipo de conhecimento que nasce como forma de o homem tentar resolver os problemas de sua vida diária e que, apesar de não ser fundamentado em nenhum saber filosófico e científico, passa de geração para geração, sendo compartilhado por pessoas comuns, não especialistas em determinado assunto?
	
	A
	Conhecimento científico.
	
	B
	Conhecimento não científico.
	
	C
	Conhecimento do senso comum.
	
	D
	Conhecimento factual.
	
	E
	Conhecimento formal.
Leia o extrato de texto a seguir: 
“O método científico consiste em a série das normas fundamentais que devem ser adotadas para a produção de informações que têm a exigência da ciência, ou melhor, é uma regra utilizada para a pesquisa e a comprovação de certo conteúdo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: OLIVEIRA, J. D. S. Método Científico e Trabalhos Acadêmicos. Janauba – MG, 2014, p.06.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, quantos aos métodos de investigação científica e produção do conhecimento, podemos identificar diferentes procedimentos. Relacione as colunas:
1. Pesquisa de campo:
2. Pesquisa de laboratório:
3. Pesquisa bibliográfica:
(   )   exige local apropriado (laboratório) instrumentação especia.
(   )   consiste na consulta de livros, artigos científicos o sites oficiais sobre o objeto do estudo em questão;
(  )  Consiste na obtenção de informações e conhecimentos a respeito de problema para os quais se procura resposta;
(  )   constitui-se naquela pesquisa em que o pesquisador procura refazer condições de um fenômeno a ser estudado a fim de observa-lo sob controle:
Marque a sequência correta:
	
	A
	2, 2, 1, 3.
	
	B
	1, 2, 2, 3.
	
	C
	2, 1, 3, 1.
	
	D
	3, 2, 1, 2.
	
	E
	2, 3, 1, 2
Leia o fragmento de texto a seguir:
“ciência: ci.ên.cia 
sf (lat scientia) 1 Ramo de conhecimento sistematizado como campo de estudo ou observação e classificação dos fatos atinentes a um determinado grupo de fenômenos e formulação das leis gerais que os regem. 2 Erudição, instrução, literatura. 3 Soma dos conhecimentos práticos que servem a determinado fim. 4 Conhecimentos humanos considerados no seu todo, segundo a sua natureza e progresso. 5 Bel-art Tudo o que se pode reduzir a regras e preceitos”.
Após esta avaliação, caso queira ler esta informação integralmente, ela está disponível em: MICHAELIS. Dicionário Prático -Língua portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 1998. (Dicionários Michaelis).
Considerando as aulas e o livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza em relação à definição e a funções da ciência, leia as afirmativas a seguir:
I. A ciência é uma das formas de conhecimento que o homem produziu no transcurso da sua história.
II, A ciência tem como função absoluta a busca pelo aperfeiçoamento do conhecimento nas áreas humanas para tornar a existência do homem mais significativa.
III. A ciência tem o intuito de entender e explicar racional e objetivamente o mundo para nele poder intervir.
São verdadeiras apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II.
	
	B
	I e III.
	
	C
	Afirmativa I, apenas.
	
	D
	Afirmativa III, apenas.
	
	E
	Afirmativa II, apenas.
Leia o extrato de texto a seguir:
“A tecnologia moderna e sofisticada usada nos filmes, televisão e videoteipes, entre outros, faz parte do dia a dia do aluno, aumentando as barreiras entre a vida e a escola”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2004. p. 64.
Com base no conteúdo ministrado nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, no que se refere à classificação brasileira de recursos audiovisuais, relacione as colunas:
1. Recursos visuais.
2. Recursos auditivos.
( ) Elemento ou código:  códigos digitais escritos,  códigos analógicos:  cônicos,  esquemáticos e abstrato-emocionais.
(  ) Elemento ou código:  código digitais orais,  códigos analógicos  orais.
(  )  Materiais ou veículos:  rádio e discos.
(  ) Materiais ou veículos:  quadro de giz, exposição, gráficos, espécimes.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	2 – 2 – 1 – 1
	
	B
	1 – 2 – 2 – 1
	
	C
	2 – 1 – 1 – 2
	
	D
	1 – 2 – 1 – 2
	
	E
	2 – 1 – 2 – 1
Leia o excerto a seguir:
“No conhecimento transmitido já está a semente da nova intervenção. O professor quando expressa seu pensamento, ‘facilita’ ao aluno (sem fazê-lo) que ele pense a respeito do que está sendo tratado e se exprima, incita o aluno a réplica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIQUE, Lenyra. Do senso comum à geografia cientifica. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
Tendo como referência o excerto e o livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso, no que diz respeito à evolução do conhecimento:
I. ( ) Tendo em vista que os conceitos formulados são construções humanas, compreendemos que, para a evolução do conhecimento, é necessário que ocorra a apreensão de novos conceitos.
II. ( ) Acontece em virtude dos conhecimentos bibliográficos já produzidos.
III. ( ) Poderá se dar tanto por meio de fatos observados no dia a dia quando por meios de ensinamentos escolares.
	
	A
	V – V – V
	
	B
	F – V – F        
	
	C
	V – V – F
	
	D
	V – F – V
	
	E
	F – V – V
Leia o trecho a seguir:
“Destaca-se a presença do professor que investe profissional e efetivamente nos alunos e acaba reunindo informações em conversas rápidas durante as aulas ou em conversas de corredor, nas reuniões de projetos especiais ou na aula de reforço”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KINDEL, Eunice Aita Isaia. A docência em Ciências Naturais: construindo um currículo para o aluno e para a vida. Erechim: Edelbra, 2012. p. 42.
Com base no conteúdo ministrado nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, responda: qual tipo de ensino deve apresentar ao aluno ciência como um processo de produção de conhecimento e uma atividade de construção humana, bem como favorecer a sua formação pessoal na produção do conhecimento cientifico e na obtenção das capacidades necessárias ao exercício da cidadania?
	
	A
	O ensino de Educação Física.
	
	B
	O ensino de Educação Ambiental.
	
	C
	O ensino de Ciências Naturais.
	
	D
	O ensino de Ciências Humanas.
	
	E
	O ensino de Ciências Formais.
 
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A ciência, que começou a avançar com muita velocidade durante o século XIX, tem progredido ainda mais rapidamente durante o século XX e não foram apenas as descobertas científicas que se aceleraram.  Um número cada vez maior de cientistas trabalha, usando um equipamento cada vez mais poderoso e sofisticado, e os resultados obtidos tem sido muitas vezes assombrosos e certamente teriam maravilhado as mentes mais imaginativas de gerações um pouco anterior. Tanto trabalho forneceu, naturalmente, uma vasta quantidade de novas provas detalhadas, e conduziu alguns conceitos complexo e especializados sobre o mundo natural”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RONAN, C. A. História ilustrada da ciência da Universidade de Cambridge.São Paulo: Círculo do Livro, Ed.  2001. p. 78.
Considerando as aulas e o livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, responda à seguinte questão: como ocorreu o desenvolvimento da ciência?
I. Em busca da demonstração da verdade dos fatos e de suas relações de causa e efeito
II. Por um processo em constante evolução que se apoia em fatos observáveis e concretos
III. Sendo a experimentação o principal meio de chegar aos seus resultados
VI. Tornando a existência humana mais significativa que qualquer outro conhecimento;
São verdadeiras apenas as afirmativas:
	
	A
	II, III e IV.
	
	B
	I, II e III.
	
	C
	III e IV.
	
	D
	I e II.
	
	E
	I e IV.
Leia a passagem de texto a seguir:
“(...) os professores devem considerar plenamente as ideias dos alunos e utiliza-las para promover o entendimento deles sobre a ciência na vida cotidiana. O desafio para o professor das séries iniciais de hoje é romper com o modelo tradicional e ensinar ciência de um modo criativo, tornando-a mais relevante para a geração futura de possíveis cientistas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: WARD, Hellen; RODEN, Judith; CLAIRE, Hewlett; FOREMAN, Julie. Ensino de Ciências. Porto Alegre: Artmed, 2010, p.33.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, com relação ao ensino de Ciências, o que está previsto nos Parâmetros Curriculares Nacional (PCN) do ensino fundamental? Marque com V as alternativas verdadeiras e com F as falsas:
I. ( ) O ensino de ciências naturais, relativamente recente na escola fundamental tem sido praticado de acordo com diferentes propostas educacionais;
II. (  ) Incorporação dos avanços produzidos nas últimas décadas sobre o processo de ensino-aprendizagem em geral e sobre ensino de ciências em particular
III. ( ) Superação das práticas baseadas na transmissão de informação tendo como um dos recursos o livro didático e sua transcrição na lousa;
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, V, V
	
	B
	V, V, F
	
	C
	F, V, V
	
	D
	F, F, V
	
	E
	V, F, F
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O processo de produção de conhecimento em ciência corresponde a construção vocabular e gramatical diante de uma empiria para nomear fenômenos e explicitar relacionamentos. estabelecer o que se nomeia e definir regras para as relações é tão produção de conhecimento científico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: PROENÇA, A. et al. (Org.). Gestão da inovação e competitividade no Brasil: da teoria para a prática. Porto Alegre: Bookman, 2015, p.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, a construção do conhecimento científico se dá de que forma?
Marque a alternativa correta:
	
	A
	valorizando biodiversidade;
	
	B
	a partir do trabalho dos Professores;
	
	C
	com a ruptura com o conhecimento comum;
	
	D
	estudando a história da humanidade;
	
	E
	com o passar do tempo.
Leia o extrato de texto a seguir:
“O senso comum é um momento de qualquer ciência, é a manifestação fenomênica, o ultrassensível, a intuição sensível. Faz parte do universo absorvido pelos sentidos. Para Kant, o senso comum é a faculdade de julgar e discriminar o certo do errado e deve basear-se no sentido do gosto”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://goo.gl/nMYE6o>. Acesso em: 08 ago. 2016.
Segundo o livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, a partir do que conhecemos sobre o senso comum, responda à seguinte questão: qual é a forma mais usual do conhecimento humano?
	
	A
	Conhecimento não científico.
	
	B
	Conhecimento factual.
	
	C
	Conhecimento formal.
	
	D
	Conhecimento biológico.
	
	E
	Conhecimento cientifico.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes