Buscar

AV_FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS_20

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0089_AV2_FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	PAULO SERGIO DE OLIVEIRA
	Turma: 9024/X
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0         Nota do Trab.:        Nota de Partic.: 2        Data: 30/11/2013 11:18:57
	
	 1a Questão (Ref.: 201001094788)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre o conceito de consciência coletiva em Durkheim, podemos afirmar que:
		
	
	refere-se ao conjunto de ações sociais realizadas pelos indivíduos na sociedade, cujas motivações devem ser analisadas pelo pesquisador.
	
	baseia-se na consciência dos indivíduos singulares e grupos específicos de cada sociedade.
	
	refere-se ao interior de qualquer grupo ou sociedade, onde são observadas formas desconexas de conduta e pensamento.
	
	constitui-se "o tipo psíquico" da sociedade, sendo produto das consciências individuais, mas se impõe aos indivíduos, perdurando através das gerações.
	 
	é o conjunto de crenças e sentimentos comuns à média dos membros de uma sociedade e formam um sistema articulado com vida própria, produzindo assim, uma "moral social".
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201001282213)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em 13 de março do presente ano, o protodiácono (o mais velho dentre os 115 cardeais presentes ao Conclave) Jean-Luois Tauran, da varanda central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, ao proferir as seguintes palavras em latim ¿Annuntio vobis gaudium Magnum: Habemus Papam: Eminentissimum ac Reverendissimum Dominum, Dominum Georgium Marium, Sanctæ Romanæ Ecclesiæ Cardinalem Bergoglio, qui sibi nomen imposuit Franciscum (Anuncio-vos uma grande alegria: temos um Papa, o Eminentíssimo e Reverendíssimo Senhor, Dom Jorge Mário, Cardeal da Santa Romana Igreja Bergoglio, que se impôs o nome Francisco¿ fez saber, aos que ocupavam a Praça São Pedro ou acompanhavam pelos meios de comunicação do mundo inteiro, que o novo Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana havia sido escolhido e aceitado sua eleição. A partir de então, o Papa Francisco passou a ser, concomitantemente, o líder religioso de 1,2 bilhão de católicos no mundo e o chefe de Estado do Vaticano. De acordo com a teoria da dominação legítima preconizada por Max Weber, o processo de escolha da autoridade religiosa e política acima referido expressa o tipo puro de dominação:
		
	
	Carismática, em virtude de devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais do Sumo Pontífice.
	
	Material, em razão de a escolha desse líder se basear no antagonismo de classes sociais que compõem a população católica mundial
	
	Ideológica, em razão de a eleição do novo Papa ter sido motivada pela oposição feita pelo então arcebispo de Buenos Aires à presidenta Cristina Kirschner.
	 
	Tradicional, em virtude da crença na santidade das ordenações e dos poderes atribuídos à Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana.
	 
	Racional-legal, baseada em interesses racionais dos agentes envolvidos e legitimada pela organização burocrática da Santa Sé.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201001250299)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As Ciências Sociais lidam não apenas com o que se chama de realidade, com fatos exteriores aos homens, mas igualmente com as interpretações que são feitas sobre a realidade. Nas Ciências Sociais temos a interação complexa entre o investigador e o investigado, que exige a elaboração de metodologias e técnicas de pesquisa específicas. Isso ocorre por que:
		
	
	As ciências sociais carecem de recursos para criar laboratórios grandes o bastante para comportar uma sociedade e observá-la.
	
	As ciências sociais ainda são ciências jovens e não produziram métodos objetivos de análise da realidade.
	
	Nas ciências sociais o que conta é a opinião do pesquisador e não a realidade ou os fatos exteriores aos homens.
	
	Nas ciências sociais há uma distância irremediável entre o cientista e seu objeto de pesquisa.
	 
	Nas ciências sociais tanto o sujeito quanto o objeto do conhecimento compartilham de um mesmo universo de experiências humanas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201001124058)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O sociólogo alemão Max Weber (1864-1920) definiu dominação como a "possibilidade de encontrar obediência para ordens específicas (ou todas) dentro de determinado grupo de pessoas" (WEBER, M. Economia e sociedade. Brasília: UnB, 1991. p. 139). Em Weber este conceito está relacionado à ideia de autoridade e a partir dele é possível analisar a estrutura das organizações e instituições como empresas, igrejas e governos. Na sociedade capitalista, dentre os vários tipos de dominação existentes, predomina a dominação burocrática ou racional. Assinale a alternativa que indica corretamente a quem se deve obediência nesse tipo de dominação.
		
	
	"À pessoa do senhor nomeada pela tradição e vinculada a esta, em virtude de devoção aos hábitos costumeiros."
	
	"Ao líder carismaticamente qualificado como tal, em virtude de confiança pessoal na sua capacidade de revelação, heroísmo ou exemplaridade."
	
	"Aos mais velhos, pois são eles os melhores conhecedores da tradição sagrada."
	 
	"À ordem impessoal, objetiva e legalmente estatuída e aos superiores por ela determinados, em virtude da legalidade formal de suas disposições."
	
	"Ao senhor, mas não a normas positivas estabelecidas. E isto unicamente segundo a tradição."
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201001088410)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia atentamente o texto abaixo:
"(...) Correspondem naturalmente (...) não apenas a estrutura moderna do Estado e do município, mas também a relação de domínio numa empresa capitalista privada, numa associação com fins utilitários ou numa união de qualquer outra natureza que disponha de um quadro administrativo numeroso e hierarquicamente articulado. (...)" Extraído de COHN, G.(org); FERNANDES, F.(coord.). Max Weber: Sociologia. 7. ed. São Paulo: Ática, 2005.
No texto acima, Weber se refere:
		
	
	à ação social.
	 
	ao tipo da dominação legal.
	
	ao tipo da dominação carismática.
	
	à burocarcia.
	
	ao tipo da dominação tradicional.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201001088526)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia atentamente a texto abaixo: "(...) O que é pesquisa etnográfica? A definição de etnografia encontrada em dicionários, como normalmente acontece em relação a disciplinas, é bastante vaga: estudo dos povos e de sua cultura. Os especialistas, entretanto, também não têm uma conceitualização definida da disciplina, nem do que pode ou não ser considerado pesquisa etnográfica (Hammersley, 1994:01). Apesar das diferenças entre os pesquisadores, alguns pontos em comum podem ser pinçados. Originariamente desenvolvida na antropologia, a pesquisa etnográfica propõe-se a descrever e a interpretar ou explicar o que as pessoas fazem em um determinado ambiente (sala de aula, por exemplo), os resultados de suas interações, e o seu entendimento do que estão fazendo (Watson-Gegeo, 1988:576). Em outras palavras, esse tipo de pesquisa procura descrever o conjunto de entendimentos e de conhecimento específico compartilhado entre participantes que guia seu comportamento naquele contexto específico, ou seja, a cultura daquele grupo (Hornberger, 1994:688). Portanto, parece consensual que a etnografia descreve a cultura de um grupo de pessoas, interessada no ponto de vista dos sujeitos pesquisados. Aí começa sua problemática. A questão da representação - em que medida os achados da pesquisa correspondem à realidade do grupo pesquisado - revolve discussões epistemológicas acerca do binômio verdadeiro/falso. (...)" (WIELEWICKI, V.H.G. a pesquisa etnográfica como construção discursiva. Acta Scientiarum, Maringá, 23(1):27-32, 2001). Sobre o texto acima podemos afirmar que:
I - As ciências naturais estudam fatos simples, eventos que presumivelmente têm causas simples e são facilmente isoláveis, recorrentes e sincrônicos.
II - Os fenômenosem ciências sociais são reproduzíveis em condições controladas.
III- Os fenômenos sociais são eventos com determinações múltiplas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja parcial.
IV - Nas ciências sociais, o investigador não interfere no resultado das pesquisas.
V - Nas ciências sociais há uma interação complexa entre o investigador e o investigado, pois ambos compartilham de um mesmo universo de experiências humanas.
Assinale a opção que contempla as afirmativas corretas:
		
	
	II, III e V
	
	I, II, e IV
	 
	I, III e V
	
	II, III, IV
	
	I, II, e V
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201001151867)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia o texto a seguir:
"Desde o início a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio corpo e o ambiente físico, mas também com outros seres humanos. A biografia do indivíduo, desde o nascimento, é a história de suas relações com outras pessoas. Além disso, os componentes não sociais das experiências da criança estão entremeados e são modificados por outros componentes, ou seja, pela experiência social." (BERGER, Peter L. e BERGER, Brigitte. "Socialização: como ser um membro da sociedade". In FORACCHI, Marialice M. e MARTINS, José de Souza. Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977, p. 200). Podemos concluir do texto que:
		
	
	crianças de sociedades diferentes são tratadas de forma diferente e jamais poderão se sentir confortáveis em outros grupos sociais que não o seu de origem
	
	as sensações individuais ligadas às pulsões biológicas como fome e frio são frutos das interações sociais
	
	a forma como os indivíduos se relacionam com seus aspectos corporais e comportamentais deveriam ser preocupação de estudo somente da sociologia e não das ciências biológicas
	 
	o texto acima refere-se ao processo de socialização que implica num contínuo de absorção das regras sociais pelo individuo ao longo do seu processo de convivência com a sociedade
	
	os indivíduos sofrem influências das interações sociais desde o seu nascimento mas ao chegar à idade adulta adquirem livre arbítrio livrando-se das pressões sociais e ganhando autonomia para tomada de decisões auto-referenciadas
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201001095409)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	 
Observe a figura abaixo, leia o texto e responda a questão proposta:
       
 Atualmente, as universidades discutem sobre a implementação de cotas para grupos excluídos historicamente da sociedade. "Temos o direito de, em nome do antirracismo, correr o risco de transformar os pátios dessas escolas em espaços divididos entre brancos e negros definidos por lei?" questiona Yvonne Maggie, professora titular de Antropologia da UFRJ. Para Frei Davi Raimundo dos Santos, diretor Executivo da ong EDUCAFRO, "o quadro do país é injusto com os negros e defende a ampliação do sistema de cotas". No centro desse debate, a expressão-chave é "ações afirmativas". Tais ações devem ser entendidas corretamente como:
                                 
		
	
	 
Um conjunto de medidas cujo objetivo restringe-se a fornecer ajuda a populações carentes
	
	 
As políticas governamentais para proteção restrita às populações negras e pardas
	
	 
As ações de grupos beneficentes cujo objetivo é a ajuda aos grupos excluídos da sociedade
	
	 
um conjunto de medidas cujo objetivo único é propiciar mais escolaridade ao conjunto da população.
	 
	 
As políticas de discriminação positiva, que objetivam a inserção de grupos que se encontram em situação de desigualdade e (ou) de discriminação social.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201001094791)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Eleições no Paraná: Moacir da Morena tem 49% em Umuarama (PR), diz Ibope. O Instituto ouviu 504 pessoas entre os dias 26 e 28 de agosto. Margem de erro é de quatro pontos percentuais. Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (29) pela TV Paranaense, afiliada da TV Globo no Paraná, mostra que o candidato do PDT à Prefeitura de Umuarama (PR), Moacir da Morena, tem 49% das intenções de voto. O atual prefeito Dr. Luiz Renato (PT), que tenta reeleição, tem 16% e está tecnicamente empatado com Pozzobom (PV), que tem 11%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O Ibope ouviu 504 pessoas entre os dias 26 e 28 de agosto. A pesquisa, contratada pela TV Paranaense, foi registrada na 89ª Zona Eleitoral de Umuarama sob o número 795/08. Segundo a pesquisa, os que pretendem votar branco ou nulo somam 6%. Não souberam ou não responderam 19% dos entrevistados. (Do G1, em São Paulo) Por trás das disputas que os candidatos travam pela preferência do eleitorado, há uma base minuciosa de informações. Perto das eleições, os concorrentes debruçam-se sobre gráficos, planilhas e tabelas de preferências de voto, buscando descobrir quais as tendências dos eleitores. Pesquisadores, escondidos atrás de vidros espelhados, acompanham as conversas de grupos de pessoas comuns de diferentes classes que, em troca de um sanduíche e um refrigerante, comentam e debatem as campanhas políticas. Nessa técnica de pesquisa qualitativa, descobre-se, além da convergência das intenções, as motivações que se repetem nos votos dos eleitores, as razões gerais que poderiam fazê-los mudar de opção, como eles propõem e ouvem argumentos sobre o tema. A aplicação do modelo de pesquisa que aparece descrito no texto baseia-se, principalmente, na teoria sociológica de Max Weber (1864-1920). Ao utilizar esta teoria, o que os pesquisadores pretendem compreender?
		
	
Resposta: Baseado no texto os pesquisadores pretendem descobrir quais as ações, práticas, discursos e postura o candidato devem adotar perante a sociedade para que os diferentes grupos sociais reconheçam neste condições de liderá-los. Na verdade é uma forma de comprar a obediência que é o fator fundamental para garatir a legitimidade da dominação.
	
Gabarito: Proposta sugestiva de resposta: pesquisar os sentidos e os significados recíprocos que orientam os indivíduos na maioria de suas ações e que configuram as relações sociais. Pois para Weber, o objeto de estudo da sociologia é a compreensão da ação social, conduta humana dotada de sentido subjetivamente elaborado pelo agente, que se comporta por um motivo. Neste sentido, o autor propõe o estabelecimento de nexos que possibilitem a interpretação do sentido histórico da ação humana.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201001290825)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Leia atentamente o caso concreto abaixo.
lgernon Freeman-Midford, um diplomata britânico, presenciou o seppuku de Taki Zenzaburo (que havia ordenado um ataque a um acampamento estrangeiro) e relatou o episódio da seguinte maneira: "Comandada pelo próprio imperador, a cerimônia ocorreu às 22:30 h em um templo de Seifukuji, o quartel general das tropas de Satsuma. Taki, sem hesitar e demonstrar emoção alguma confessou: 'Eu sozinho ordenei o ataque aos estrangeiros em Kobe e novamente quando eles tentaram escapar. Por este crime eu me desventrarei e imploro aos presentes que me dêem a honra de presenciar o ato'. Cuidadosamente iniciou o ritual retirando a parte superior de seukimono e prendeu as mangas embaixo do joelho para que ele caísse para frente e morresse como um nobre cavalheiro japonês. Com firmeza, Taki pegou a espada, fitou-a como se fizesse seus últimos pensamentos e rasgou a barriga. Durante toda a operação ele não moveu um músculo de sua face. Posicionou-se então o kaishakunin. Segurou a sua espada no ar por um segundo e decapitou Taki em um movimento preciso. O silêncio do recinto era quebrado pelo som do sangue caindo em nossa frente".
Fonte: http://www.nipocultura.com.br/p=376 Segundo os tipos ideais de ação social estabelecidos por Weber, qual(quais) é(são) o(s) tipo(s) ideal(ideais) de ação(ações) social(sociais) presente(s) acima?
		
	
Resposta: O texto demonstra a açãosocial tradicional exercida sobre o indivíduo. Onde para manter a honra, segundo as tradições japonesas, o réu é penalizado de forma sacrificial devido sua ações perante o imperador.
	
Gabarito:Questão discursiva: O tipo ideal de Max Weber é um instrumento de análise da realidade que é baseado em exemplos reais mas não que não existe na realidade. Oque encontramos efetivamente é uma mistura dos diferentes tipos ideais, já que uma ação pode ter várias motivações. No caso acima podemos dizer que a ação social do suicida é uma ação racional com relação a valores, pois o individuo age com fidelidade à sua honra. Mas como o suicídio ritual japonês é um tradição em casos de honra perdida, podemos também afirmar que a motivação do suicídio foi em virtude de um costume, configurando assim uma ação tradicional.

Outros materiais