Buscar

AVALIAÇÃO I E AVALIAÇÃO III DISCURSIVA CONTEÚDOS BÁSICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Avaliação I - Redação Individual (345354)
Metodologia e Conteúdos Básicos de Língua Portuguesa (LET21)
Prova: 4744093
QUESTÃO:
1. Os textos fazem parte do cotidiano e devem ser explorados no espaço escolar, com o intuito de favorecer a criticidade e o desenvolvimento linguístico do educando. Esses podem ser classificados em textos narrativos, argumentativos, descritivos e injuntivos. Escreva uma redação tendo como tema: AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS NARRATIVOS E DESCRITIVOS.
RESPOSTA ESPERADA:
Espera-se que o acadêmico aponte como características:
Narração: a narração é um tipo de texto real ou ficcional, em que se conta uma história, um acontecimento ou um ato. Na linguagem profissional, seu uso é frequente em relatórios, termos de audiências e atas, dentre outros. É também muito explorada na literatura. Os elementos que fazem parte da narrativa literária são recursos dos quais o escritor lança mão para a dinamização das personagens e do enredo, com o intuito de atrair a atenção do leitor. Pode-se também mencionar a estrutura da narrativa: apresentação, conflito e clímax.
Descrição: fazer uso da linguagem para representar a imagem de alguma cena, seres ou objetos é adotar o ato de descrever. Os textos que possuem como estratégia predominante a descrição oferecem a possibilidade de visualizar o cenário, as personagens, os objetos no qual uma determinada ação se desenvolve. Podemos encontrar a descrição em romances, novelas, contos, nos textos de jornais e revistas, nos dicionários, em textos científicos, dentre outros. A reprodução fiel do objeto é uma das características do texto descritivo; para tanto, o escritor emprega a linguagem denotativa. Além disso, na organização desse tipo de texto, quem escreve capta a realidade a partir de um ponto de vista, organizando as ideias no intuito de informar o leitor, convencê-lo, transmitir impressões, sentimentos e emoções.
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (345356)
Metodologia e Conteúdos Básicos de Língua Portuguesa (LET21)
Prova: 4781016
QUESTÃO:
1. As funções da linguagem são características atribuídas à linguagem determinadas de acordo com a finalidade e o objetivo da comunicação. Elas foram caracterizadas pelo linguista russo Roman Jakobson (1896-1982), em 1960 no ensaio "Linguística e Poética". As funções dividem-se da seguinte maneira: Função Referencial, Função Emotiva, Função Poética, Função Fática, Função Conativa e Função Metalinguística. Disserte sobre as características de três funções.
RESPOSTA ESPERADA:
Função referencial ou denotativa: transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários, nem avaliação. Geralmente, o texto apresenta-se na terceira pessoa do singular ou plural, pois transmite impessoalidade. Função emotiva ou expressiva: o objetivo do emissor é transmitir suas emoções e anseios. A realidade é transmitida sob o ponto de vista do emissor, a mensagem é subjetiva e centrada no emitente e, portanto, apresenta-se na primeira pessoa. Função conativa ou apelativa: o objetivo é influenciar, convencer o receptor de alguma coisa por meio de uma ordem (uso de vocativos), sugestão, convite ou apelo (daí o nome da função). Função metalinguística: Essa função refere-se à metalinguagem, que é quando o emissor explica um código usando o próprio código. Função fática: o objetivo dessa função é estabelecer uma relação com o emissor, um contato para verificar se a mensagem está sendo transmitida ou para dilatar a conversa. Função poética: o objetivo do emissor é expressar seus sentimentos através de textos que podem ser enfatizados por meio das formas das palavras, da sonoridade, do ritmo, além de elaborar novas possibilidades de combinações dos signos linguísticos.
QUESTÃO:
2. No campo da linguagem, compreendendo-a como toda forma usada para a comunicação, é comum o pensamento de que existem línguas, linguagens, falares e costumes ¿melhores¿ e outros ¿piores¿, e que estes últimos devem ser combatidos. Consequentemente, esse tipo de pensamento propõe que os falares ¿valorizados¿ devem ser incentivados a se expandirem. Cabe ao professor fomentar possibilidades para a reflexão sobre a diferença de falares. Uma vez que ¿um dialeto não é simplesmente um uso errado do modo de falar do outro dialeto. São modos diferentes¿ (CAGLIARI, 2006, p. 19). Disserte sobre a variedade linguística e o preconceito linguístico.
FONTE: CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. São Paulo: Scipione, 2006.
RESPOSTA ESPERADA:
Como existem diferentes falares nas diversas regiões do país, é papel da escola dar ênfase ao fato de que esses modos distintos ocorrem devido às línguas se transformarem ao longo do tempo, bem como que cada modo é próprio para determinada situação. Cabe à escola a conscientização do discente de que a variedade linguística poderá acontecer no nível lexical, fonético, morfológico, sintático e pragmático, que se vinculam a fatores como o geográfico, social e sociocultural e de contexto, e que os preconceitos aparecem quando um grupo passa a se considerar um elemento superior.
QUESTÃO:
3. As ilustrações encontradas nos livros devem ser objeto de pesquisa e reflexão, pois desempenham um importante papel na formação educacional da criança. O destaque da ilustração e do projeto gráfico, constatável empiricamente em qualquer visita às livrarias, é confirmado por editores e pesquisadores, que apontam a diferença entre o livro com ilustração (aquele em que a imagem é apoio, apenas reforçando o que diz o texto) e o livro ilustrado, no qual ou se prescinde da palavra escrita ou ela atua com a ilustração. Disserte sobre a leitura imagética como subsídio para a formação do jovem leitor.
RESPOSTA ESPERADA:
A imagem exerce um papel preponderante como mediadora de aprendizagem e de linguagem. Nos livros contemporâneos, percebe-se planejamento gráfico e as imagens ganhando estatuto de arte, pelo aprimoramento de suas qualidades estéticas, solidificando sua posição como parte do texto. Através da imagem, a criança descobre sua própria voz e desenvolve o senso lógico e possível na história, possibilitando a interpretação e estimulando a imaginação. No que se refere à criança ainda em processo de alfabetização, a partir da ilustração e de elaboração de histórias, os pequenos leitores conseguem contar, por meio de imagens, o que nós sabemos por meio das palavras. A criança estabelece conexões e redes interpretativas, como estratégias para concretizar e enriquecer a prática inventiva.

Outros materiais