Buscar

AVALIAÇÃO I E AVALIAÇÃO III DISCURSIVA SUPERVISÃO PEDAGÓGICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1. Avaliação I - Redação Individual (333887)
Supervisão Pedagógica (PED07)
Prova: 4463562
QUESTÃO:
1. A partir do surgimento da Supervisão no século XVIII, com o advento da Revolução Industrial, percebeu-se que esta profissão, em relação à sua atuação, passou por três fases principais, de acordo com o Caderno de Estudos: Fiscalizadora, Construtiva e Criativa. Partindo dessa informação, escreva uma redação, individualmente, com o seguinte tema: AS FASES DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO QUANTO À SUA ATUAÇÃO, NO DECORRER DA HISTÓRIA.
RESPOSTA ESPERADA:
Espera-se que o acadêmico, ao dissertar sobre o tema: AS FASES DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO QUANTO À SUA ATUAÇÃO, NO DECORRER DA HISTÓRIA, descreva cada uma das fases, com seus diferentes enfoques e concepções. Quando falar da fase fiscalizadora, poderá citar o período da industrialização, no qual se dava ênfase ao ensino primário e a Supervisão tinha o objetivo de inspecionar, controlar, fazer cumprir leis, cumprir datas e prazos. Ao falar da fase construtiva, poderá citar a preocupação com a melhora na atuação dos professores. Foi a época quando surgiram os cursos de aperfeiçoamento e atualização dos professores. O Supervisor precisava prestar atenção nas falhas dos professores para ¿corrigi-las¿, ¿resolvê-las¿. E, por fim, quando mencionar a fase criativa, poderá citá-la como a fase na qual a Supervisão muda de cara, passando a ser cooperativa e democrática, preocupando-se com todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. A escola, nesta fase, passa a ser o local onde todos aprendem e todos ensinam, cada um ocupando o seu lugar e sendo valorizado como agente de transformação.
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (333889)
Supervisão Pedagógica (PED07)
Prova: 4463720
QUESTÃO:
1. A Formação Continuada assume, atualmente, diferentes conceitos quanto às suas configurações e significados. A Formação Continuada com os professores pode ser marcada tanto pelo modelo de reprodução quanto pelo modelo de reflexão. Escreva as diferenças entre esses dois modelos.
RESPOSTA ESPERADA:
Modelo de reprodução: os professores apresentam na sala de aula uma reprodução das dinâmicas, vivências e experiências aprendidas nas formações, sem se preocupar com a reflexão de sua prática pedagógica. Nessas formações, os professores buscam aprender modelos, ou seja, ¿receitas prontas¿ para sua atuação em sala de aula.
Modelo de reflexão: neste tipo de formação, os professores são levados a pensar/refletir sobre sua prática pedagógica e, se necessário, reestruturá-la, na busca por melhorias.
QUESTÃO:
2. Para que aconteça uma supervisão eficiente, os Supervisores devem basear-se em alguns questionamentos que servirão de suporte na execução da proposta de trabalho da Supervisão Pedagógica. Que questionamentos seriam esses?
RESPOSTA ESPERADA:
Espera-se que o acadêmico responda pelo menos cinco dos principais questionamentos, que seriam: o que está sendo feito? Para quê? Para quem está sendo feito? Como está sendo feito? Por quem? Onde? Quando está sendo feito? Qual o resultado?
QUESTÃO:
3. Toda escola deve ter definida, para si mesma e para sua comunidade escolar, uma identidade e um conjunto orientador de princípios e de normas que iluminem a ação pedagógica cotidiana, podendo ser expressas por meio do Projeto Político-Pedagógico. Diante dessa afirmação e relacionando a imagem a seguir, escreva pelo menos quatro características do PPP.
FONTE: Disponível em: <http://www.pedagogiaaopedaletra.com/wp-content/uploads/2010/12/planejamento_.jpg>. Acesso em: 1 ago. 2011.
RESPOSTA ESPERADA:
O acadêmico poderá mencionar como características do PPP:
* ser uma construção coletiva;
* não estar pronto, ser sempre reestruturado;
* preocupar-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições; 
* explicitar princípios baseados na autonomia da escola, na solidariedade entre os agentes educativos e no estímulo à participação de todos no projeto comum e coletivo; 
* conter opções explícitas na direção de superar problemas no decorrer do trabalho educativo voltado para uma realidade específica; 
* explicitar o compromisso com a formação do cidadão.

Outros materiais