Buscar

Gigantes do Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gigantes do Brasil – Nova série
Para aqueles que dizem que o Brasil não faz séries boas, Gigantes do Brasil é a nova minissérie do canal History que chega dia 4 de Junho e irá contar um lado da história do país que nunca foi abordado antes.
A minissérie conta, em quatro episódios, a história de homens poderosos que incluíram o Brasil no mapa econômico mundial nas primeiras décadas do século XX: Francesco Matarazzo, Percival Farquhar, Giuseppe Martinelli e Guilherme Guinle. Através da construção das primeiras linhas férreas, da criação de polos industriais e da exportação das riquezas brasileiras, esses magnatas, ao competirem por suas fortunas, inventaram a indústria brasileira. Visionários, sonhadores e polêmicos, eles apostaram em empreendimentos que colocaram o país na trajetória para ser hoje uma das potências econômicas do século XXI.
Gigantes do Brasil
Francesco Matarazzo 
Destaca-se em: Indústrias em geral, Negócios, Finanças. Logo após seu desembarque na Baía de Guanabara (RJ), ele sofreu um revés: perdeu a carga de banha de porco que trazia. Com o que restou, Francesco começou a vida como mascate, viajando de sítio em sítio. Logo demonstra um traço que o destacará: a máxima atenção à criação de oportunidades. Foi responsável pelo primeiro moinho brasileiro, já foi o sexto homem mais rico do mundo e construiu grande império.
As Indústrias Reunidas Francesco Matarazzo estavam no caminho de tornar-se um grande império, com seu centro articulado a partir do prédio instalado no Anhangabaú – depois sede do banco Banespa e hoje sede da Prefeitura de São Paulo – e do complexo fabril da Água Branca, e o nome de seu dono tornar-se-ia mítico entre os empresários e a população em geral.
Percival Farquhar
Destaca-se em: Ferrovias, Mineração, Concessionário de Serviços Públicos. Percival Farquhar foi um dos empresários mais poderosos que o Brasil já conheceu. O empreendedor se notabilizou por sua atuação na indústria ferroviária e pela exploração de minério de ferro.
No Brasil, Farquhar enfrenta a preocupação dos políticos que receavam deixar serviços essenciais da capital brasileira nas mãos de estrangeiros e sofre a concorrência de empresários como Cândido Gaffré e Eduardo Palassin Guinle, que tentavam obter a concessão para si.
Com a vitória no Rio de Janeiro, Farquhar começa seu projeto mais ambicioso: a construção e reforma de centenas de trechos de estrada de ferro, com o objetivo de interligar as Américas por meio de uma ferrovia Pan-americana. No Brasil, ataca em duas frentes: a estrada de ferro Madeira-Mamoré, no meio da Amazônia, e a Brazil Railway, conjunto de ferrovias localizado no sul e sudeste do Brasil.
Giuseppe Martinelli 
Destaca-se em: Construção Civil, Navegação, Exportação.
Em 1906, a Fratelli Martinelli já incluía em seus negócios uma casa bancária em Santos e São Paulo e representava firmas exportadoras italianas, especialmente na área de bebidas. Também conseguiu uma representação da companhia de navegação Lloyd Italiano e começou a exportar café para a Itália. Em 1911, com a Sociedade Anônima Martinelli, sediada na capital federal, intensificou as exportações e passou a atuar nos principais portos da Europa.
Inspirado nas torres da Toscana, o empreendimento imobiliário de Martinelli em São Paulo tinha como proposta reunir sedes de empresas e suas operações principais, oferecer diversão e lojas de consumo de luxo à população e hospedar estrangeiros. Para isto, adquiriu-se o terreno do centenário Café Brandão. O projeto do arranha-céu contou com diversas versões. O desenho técnico e a própria construção civil contou com a participação de Martinelli, que além disso o vigiava dia e noite a partir do hotel em frente. A decoração exótica e o estilo eclético e detalhista lhe renderam a alcunha popular de bolo de noiva.
Depois de pronto, Martinelli mudou-se para a soberba cobertura do edifício. Mas após a quebra de 1929, viu-se obrigado a entregar o prédio a seus credores italianos. Em 1930, o italiano se reergueu favorecido por novos movimentos políticos, pela retomada da navegação e pela entrada no ramo de seguros, mas jamais conseguiu recomprar seu prédio.
Guilherme Guinle
Destaca-se em: Portos, Siderurgia, Filantropia, Finanças, apostou no seu fascínio pelo desenvolvimento, apostou no petróleo e na Companhia Siderúrgica Nacional.
Na década de 40, Guinle foi escolhido por Vargas para presidir a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). O caso da siderúrgica nacional é o mais impactante, pois nele Guinle consegue a virada em favor de seu projeto (em oposição ao da Itabira Iron, de Farquhar) e sua visão de Brasil – uma vitória tão determinante que até o Partido Comunista o procura para lançá-lo candidato a presidente.
 
Gigantes do Brasil estreia dia 4 no canal History, com episódio duplo, começando às 21:45. Veremos e faremos uma resenha dele!
Para mais informações, veja Gigantes do Brasil no link do History!

Outros materiais