Buscar

N.Senhora

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Paroquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro
 Dom Aristides Piróvamos benze a estatua de N.S do Perpétuo Socorro, nas proximidades da Vila Amazonas da ICOMI em Santana.
 Em 27 de Agosto de 1961 tinha sido lançada a primeira pedra, no dia 04 de Dezembro de 1961 começou a construção da igreja o responsável pela obra o Padre Ângelo Biragui, tendo como a ICOMI (indústria de comércio e mineração) colaborando com quantias em dinheiro para despesas com matérias de construção, e foi inaugurada em 1964. Nesse período Padre Ângelo implantou a 1ª Escola Paroquial de Santana (em 1962), que funcionava ao lado do canteiro de obras da futura Paróquia. A paróquia pertence à Diocese de Macapá e está situada em Santana, no estado do Amapá. O pároco é o Pe. José Claudio Gomes Barros.
	A área da paroquia é composta pela igreja e mais seis blocos sendo escola, residência dos padres, grupo primário, auditório e almoxarifado e mais três blocos ficaram somente no projeto.
A atual paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, é originada da unificação de duas paróquias uma com alguma estrutura no porto de Santana, e outra formada por todas as ilhas do Amazonas.
 Em 2008 a Paroquia passou por uma reforma, mudando as características originais, como portas, janelas e os azulejos da fachada. Tendo como responsável o Arquiteto Premoli pulidindin, que era o pároco é o Padre da igreja nossa senhora do perpetuo socorro, com a reforma não alterou as pinturas que foram pintadas no ano de 1977, pelo Padre Ângelo que compõe a beleza interna da igreja, tendo uma recuperação das pinturas em 1966.
 De uma arquitetura simples e mais moderna, a reforma trouxe novas características entre elas, uma fachada com características de arquitetura jesuíta com a tradição Barroca: nártex, ladeado ou não por torres sineiras, nave principal com capelas laterais, intercomunicáveis ou não, altar-mór ladeado pela sacristia e consistório, com corredores laterais ligando estes últimos às torres e nártex. Tudo isso com formas quadrangulares e paredes planas.

Outros materiais