Buscar

ED.ESPECIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			Disciplina:  EDUCAÇÃO ESPECIAL
	Avaliação:  CEL0249_AV_201501802682 (AG)      Data: 19/09/2016 19:00:01 (F)      Critério: AV
	Aluno: 201501802682 - NATHAN TEIXEIRA DOS SANTOS
	Professor:
	MAGALY VASQUES DE FARIA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 8,0      Nota de Partic.: 0     Av. Parcial.: 2
	
	 1a Questão (Ref.: 840608)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao longo da história da Educação Especial no Brasil, observamos diferentes fases que refletem diferenças nas concepções e na forma de atendimento as pessoas com deficiência. Apresente as ideias centrais que orientam os dois momentos distintos dessa evolução histórica, denominados de Movimento de Integração e de Movimento de Inclusão. Destaque o que diferencia esses dois movimentos de integração e de inclusão no contexto da escola.
		
	
Resposta: Na inclusão embora deficiencia pelo meio educacional ela era insituida em centros especializados naquelas deficiencia. Como escolas para pessoas com Deficiencia Visual,Surdos e assim por diante. Ja no campo da inclusão a pessoa convive com os alunos ditos normais. O papel do ensino inclusivo não é separar mas sim dar condições de que todos possam aprender de uma forma igual usando assim de meios para o mesmo.
	
Gabarito: Movimento de integração- tem como base uma visão ainda voltada para a superação do aluno com uma deficiência e os serviços que esse aluno deve frequentar para que possa atingir um determinado modelo de comportamento. A pessoa com uma deficiência é que deve se adaptar a sociedade. Movimento de inclusão- modelo social da deficiência. A sociedade é que deve procurar se adaptar e diminuir as barreiras para atender as necessidades da pessoa com uma deficiência. A escola deve oferecer a rede de apoio e suporte para a inclusão imediata do aluno na rede regular de ensino.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 60155)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(Política Institucional para atendimento aos alunos com deficiência ou com dificuldades específicas de aprendizagem - de Vera Goffredo e Roberto Ramos, UNESA/2011 - questão adaptada). Visando o integral atendimento às recomendações internacionais e aos dispositivos legais nacionais, é fundamental a busca de novas formas de responder aos proclamos de uma Educação Inclusiva, garantindo não só o acesso, mas sobretudo a permanência dos alunos com deficiência no universo acadêmico, através de um projeto pedagógico que esteja centrado na aprendizagem de todos os alunos, sem exceção. Face ao exposto, como os alunos com necessidades especiais devem ser vistos por seus professores?
		
	
Resposta: O aluno deve ser visto pelo docente como alguem que necessita de outras estrategias para ter acesso ao conhecimento. Em Nenhum momento o Aluno com Deficiencia pode ser considerado menor aos demais como colegas, Como tambem não pode ser considerado como alguem maior ou alguem com mais chances e privilegios que os demais. O papel da escola inclusiva é dar a todos por igual o ensino respeitando e adptando-se as suas dificuldades.
	
Gabarito: Como pessoas que possuem potencialidades e possibilidades de aprendizagem, participação e interação no universo escolar, gozando dos mesmos direitos e oferecendo contribuições, cada sujeito de acordo com sua subjetividade e particularidade, porém, em igual valor àqueles alunos que não são portadores de necessidades especiais.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 41984)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O preconceito pode ser definido como uma atitude:
		
	 
	desfavorável e negativa dirigida à pessoa com uma diferença/deficiência, antes mesmo de qualquer inter-relacionamento mais pessoal.
	
	desfavorável e positiva dirigida à pessoa com uma diferença/deficiência, antes mesmo de qualquer inter-relacionamento mais pessoal.
	
	favorável e negativa dirigida à pessoa com uma diferença/deficiência, antes mesmo de qualquer inter-relacionamento mais pessoal.
	
	nem favorável nem desfavorável, pois depende do tipo de preconceito que está sendo mencionado.
	
	favorável e positiva dirigida à pessoa com uma diferença/deficiência, antes mesmo de qualquer inter-relacionamento mais pessoal.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 575781)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao longo da história do homem observamos que a visão social sobre a questão da deficiência sofre transformações que influenciam diferentes movimentos sociais em relação à pessoa com uma deficiência. Na Idade Antiga, aproximadamente entre os anos de 4000 /3500 a.C. até 476 d.C., podemos afirmar que o movimento característico em relação a uma pessoa com deficiência que melhor define o comportamento social dessa época é de:
		
	
	Neutralidade
	
	Integração social
	 
	Exclusão social
	
	Inclusão social
	
	Participação social
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 232277)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Declaração de Salamanca foi  elaborada na Conferência Mundial sobre Educação Especial, que aconteceu em Salamanca, na Espanha, em 1994.
Considerando os objetivos desse  documento, analise as afirmações a seguir:
I - A Declaração de Salamanca tem como  objetivo  fornecer diretrizes básicas para a formulação e reforma de políticas e sistemas educacionais de acordo com o movimento de inclusão social.
II - A Declaração de Salamanca é  resultado de uma tendência mundial a favor da  educação inclusiva. Teve como origem os movimentos de direitos humanos.
III - A Declaração de Salamanca  coloca a educação especial dentro da estrutura de educação para  todos.
IV-  Na  Declaração de Salamanca diferentes países defendem a ideia de que o sistema educacional deve organizar-se de forma a atender a todos os alunos, onde o sistema de segregação de alunos com necessidades educacionais especiais em instituições especializadas não é recomendado.
 
 É correto apenas o que se afirma em:
		
	 
	II e IV.
	 
	III e IV.
	 
	I e II.
	 
	I, II e IV.
	 
	I, II, III e IV.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 41335)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pedro nasceu a termo, mas em seu exame clínico dos primeiros minutos de vida foi considerado que ele teve uma anóxia durante o parto. O que vem a ser anóxia?
		
	
	Problema muscular
	
	Infecção causada pela instrumentação cirúrgica inadequada.
	
	Prematuridade
	 
	Falta de oxigênio em algum momento causando lesão cerebral.
	
	Sensibilidade à temperatura do centro cirúrgico.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 637881)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O aluno necessita de um conjunto de fatores que explorem sua forma particular de percepção, contribuindo para seu aprendizado, comunicação e socialização. EXCETO:
		
	
	Mediadores
	
	Atenção
	
	Propostas
	
	Materiais
	 
	Segregação
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 720635)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A professora Marly,procura incluir um aluno com deficiência intelectual em sua turma. Tudo caminha bem em relação à socialização desse educando, mas diante dos demais colegas esse atraso do aluno é bastante significativo. Marque a melhor alternativa para respaldar a afirmativa acima:
		
	
	Chamaria os pais de Cecília e relatar o que está acontecendo, sugerindo-lhes que procurem um psicólogo para resolver o seu problema?
	 
	Sugeriria a equipe pedagógica,que o aluno fosse atendido no contexto de sala de aula por profissionais especializados para uma adaptação inclusiva de fato.
	
	Faria uma avaliação diagnóstica para verificar se o aluno tem condições de se adaptar ao nível da turma ou precisaria de uma escola ou classe especial.
	
	Solicitaria a presença de um professor mediador ou interprete para acompanhar o aluno em sala de aula
	
	Proporia à direção da escola que esse aluno fosse inserido em outraturmas de classe mais nova, formadas por alunos mais atrasados?
		
	
	 9a Questão (Ref.: 240929)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Mauro tem 5 anos, é um aluno que não fala, não brinca com outras crianças, fica sempre em um canto sozinho, batendo palmas e balançando o corpo. A pedagoga da escola encaminhou o aluno para uma avaliação, que resultou num diagnóstico neuropsicológico de autismo. O Autismo está inserido dentro do Transtorno:
		
	 
	Global do Desenvolvimento
	
	Esquizofrênico
	
	Desintegrativo
	
	Psiquiátrico Neurológico
	
	Neurobiológico
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 245349)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É correto afirmarmos que, quando o aluno com altas habilidades é inserido no contexto da escola regular, a adaptação curricular realizada pela escola e equipe pedagógica deverá levar em consideração que sua superdotação:
		
	
	é uma habilidade que não pode ser identificada em uma área específica e exige trabalho generalizado.
	
	não pode existir somente numa área da aprendizagem acadêmica.
	
	é sempre generalizada em habilidades que se manifestam através de todo o currículo escolar.
	 
	pode existir somente em uma área da aprendizagem acadêmica ou pode ainda ser generalizada em habilidades que se manifestam através de todo o currículo escolar.
	
	será sempre uma habilidade relacionada ao campo da lógica e matemática.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais