Buscar

AVALIANDO 1 PESQUISA EM PSI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

uno(a): AYLA MARIA RIBEIRO COSTA
	Matrícula: 201402006063
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 05/10/2016 11:00:07 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201402151847)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Identifique, dentre as opções abaixo, as características do pré-teste em um delineamento de levantamento.
		
	
	Muitos dos conceitos ou variáveis utilizados nos levantamentos sociais são empíricos, referem-se a fatos ou fenômenos facilmente observáveis e mensuráveis. Outros porém, não são passíveis de observação imediata e muito menos de mensuração tornando necessário sua definição operacional a fim de torná-los passíveis de observação e mensuração.
	
	Os problemas propostos para investigação geralmente o são de maneira bastante geral. Entretanto, para realizar a pesquisa é necessário especificá-los. Os objetivos gerais são o ponto de partida, indicam uma direção a seguir mas não possibilitam que se parta para a investigação. Desta forma precisam ser redefinidos, esclarecidos, delimitados e assim surgem os objetivos específicos da pesquisa.
	
	De modo geral, os levantamentos abrangem um universo de elementos tão grande que se torna impossível considerá-los em sua totalidade. Por essa razão, o mais freqüente é trabalhar com uma pequena parte dos elementos que compõem o universo. Quando há uma seleção rigorosa os resultados obtidos no levantamento tendem a aproximar-se bastante dos que seriam obtidos caso fosse possível pesquisar todos os elementos do universo. E, com o auxílio de procedimentos estatísticos, torna-se possível até mesmo calcular a margem de segurança dos resultados obtidos.
	
	Para a coleta de dados nos levantamentos são utilizadas técnicas de interrogação: o questionário, a entrevista e o formulário. O questionário constitui-se no meio mais rápido e barato de obtenção de informações, além de não exigir treinamento de pessoal e garantir o anonimato. A entrevista é aplicável a um número maior de pessoas, inclusive as que não sabem ler ou escrever. O formulário reúne vantagens das duas técnicas anteriores mas apresenta limitações como a de não garantir o anonimato e exigir treinamento de pessoal.
	 
	Assim que o instrumento a ser utilizado estiver pronto é necessário uma avaliação prática do mesmo. Esta não visa captar qualquer dos aspectos que constituem os objetivos do levantamento. Não pode trazer nenhum resultado referente a esses objetivos. Ele está centrado na avaliação dos instrumentos enquanto tais, visando garantir que mereçam exatamente o que pretendem medir.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402151830)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O processo de elaboração de hipóteses é de natureza criativa, entretanto a qualidade mais requerida do pesquisador para o levantamento de hipóteses é a experiência, podendo surgir de diversas fontes, dentre as quais podemos citar a INTUIÇÃO que se refere à:
		
	
	Estabelecimento assistemático de relações entre os fatos no dia a dia, que fornece indícios para os problemas propostos pela ciência.
	
	Demonstração da existência de ligações claras entre um conjunto mais amplo de conhecimentos das ciências.
	 
	Hipóteses derivadas de palpites que, entretanto, não deixa claro as razões que as determinaram tornando difícil avaliar à priori a qualidade dessas hipóteses.
	
	À medida que uma hipótese se baseia em estudos anteriores e o estudo em que se insere a confirma, o resultado auxilia na demonstração de que a relação se repete regularmente.
	
	Descarte de hipóteses devido ao fato das mesmas não serem passíveis de testagem.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402152089)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As pesquisas precedem da elaboração do problema e das hipóteses, sendo que problema e hipóteses são respectivamente:
		
	
	matemáticas e psicológicas.
	
	afirmativas e interrogativas.
	 
	interrogativas e afirmativas.
	
	comportamentais e estatísticas.
	
	estatísticas e afirmativas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402151824)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Toda pesquisa se inicia com algum tipo de problema, ou indagação. Entretanto, a conceituação adequada de um problema de pesquisa não se constitui em uma tarefa fácil. É importante que o problema seja delimitado a uma dimensão viável, a que se deve esta característica especial da formulação dos problemas?
		
	
	A investigação científica tem na objetividade uma de suas características mais importantes, desta forma os fenômenos devem ser estudados como fatos, de forma objetiva a fim de se evitar percepções pessoais.
	
	Ao formular um problema o pesquisador precisa certificar-se de que existe tecnologia adequada para sua solução. Quando não existe recomenda-se a construção de instrumentos capazes de proporcionar a investigação do problema.
	
	Esta é a forma mais fácil e direta de formular um problema, além disso facilita sua identificação por parte de quem consulta o projeto ou o relatório da pesquisa.
	 
	A delimitação do problema guarda relação com os meios disponíveis para investigação. É importante que a pesquisa seja restringida a fim de poder ser executada.
	
	Forma de formulação do problema que indica como o fenômeno é medido, ou seja, que envolve sua definição operacional.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402152087)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As pesquisas devem seguir uma série de etapas sequenciais. Identifique a alternativa que condiz com as etapas de uma pesquisa.
		
	 
	Formulação do problema, formulação das hipóteses, elaboração do termo de consentimento, coleta e análise dos dados.
	
	Leitura da resolução do CFP, formulação das hipóteses, formulação do problema, planejamento do estudo, coleta e análise de dados e divulgação dos resultados.
	 
	Formulação do problema, formulação das hipóteses, planejamento do estudo, coleta e análise de dados e divulgação dos resultados.
	
	Formulação do problema, leitura da resolução do CFP, planejamento do estudo, coleta e análise de dados.
	
	Formulação das hipóteses, formulação do problema, planejamento do estudo, coleta de dados e divulgação dos resultados.

Outros materiais