Buscar

Espelho Aval. Bism. Filos. Ética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova Bismestral De Filosofia
E.E.F.M São José
Prof(a): Janiê Lidia Maia
1) Juízo de valor é um julgamento feito a partir de percepções individuais, tendo como base fatores culturais, sentimentais, ideologias e pré-conceitos pessoais, normalmente relacionados aos valores morais. Um juízo de valor pode ser interpretado a partir de um ponto de vista pejorativo, quando significa que determinada avaliação ou juízo foi feito tendo como base os valores pessoais de determinado indivíduo, sem com que fosse seguido um pensamento imparcial, racional e objetivo sobre o acontecimento. Neste contexto, os juízos podem ser determinantes para os preconceitos, as discriminações e os julgamentos injustos. Com base em nossos estudos sobre ética e valores morais, indique qual alternativa correta, essas afirmações referem-se aos:
A) Juízos de bondade e juízos de maldade.
B) Juízos de realidade e juízos de valor.
C) Juízos de realidade e juízos axiológicos.
D) Juízos de bondade e juízos de valor.
E) Juízos de moralidade e juízos ontológicos.
2) A confusão que acontece entre as palavras Moral e Ética existem há muitos séculos. A própria etimologia destes termos gera confusão, sendo que Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes. Porém é importante saber diferenciar os dois conceitos. Diante desse trecho, defina os conceitos de Moral e Ética. 
Moral é o conjunto de regras que determinam o comportamento dos indivíduos em um grupo social. Ética é a reflexão sobre as noções e princípios que fundamentam a vida moral. (O conceito de moral diz respeito ao conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A moral é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Por sua vez o conceito de ética se refere ao ponto de vista da Filosofia, pois a Ética é uma ciência prática que examina e estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos ou a Ética é uma disciplina filosófica que reflete sobre os valores morais.)
3) O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto). O distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir” efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são:
A) Decorrentes da vontade divina e, por esse motivo, utópicas.
B) Parâmetros idealizados, cujo cumprimento é destituído de obrigação.
C) Amplas e vão além da capacidade de o indivíduo conseguir cumpri-las integralmente.
D) Criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei à qual deve se submeter.
E) Cumpridas por aqueles que se dedicam inteiramente a observar as normas jurídicas.
4) Auguste Comte(1798-1857), fundador do positivismo, considera ilusória a liberdade, proferiu a seguinte frase sobre a mesma: “Se a liberdade humana consiste em não seguir lei alguma, ela seria ainda mais imoral do que absurda, por torna-se impossível um regime qualquer, idividual ou coletivo”. Com base nessa máxima, responda: até que ponto o ato moral reduz-se ao cumprimento da norma estabelecida e de valores dados?
Até o ponto em que aceitarmos unicamente o caráter social da moral.
5) Leia o fragmento abaixo:
“Os homens não são maus, mas submissos aos seus interesses... Portanto, não é da maldade dos homens que é preciso se queixar, mas da ignorância dos legisladores que sempre colocam o interesse particular em oposição ao geral. […] Até hoje, as mais belas máximas morais não conseguem traduzir nenhuma mudança nos costumes das nações. Qual é a causa? É que os vícios de um povo estão, se ouso falar, escondidos no fundo de sua legislação.” (Helvetius, em Marx e Engels, Sagrada família. P.130)
Quais são as ideias principais contidas no fragmento acima?
A) Não há nenhuma relação entre as leis e os costumes, pois sãos os homens que fazem as leis que os beneficiam.
B) Para limitar os interesses humanos particulares, é preciso haver leis que prefiram os interesses gerais, como forma de mascarar a corrupção.
C) Os homens buscam seus interesses e isso significa que eles sejam bons.
D) Há uma relação entre as leis e os costumes, pois as leis permitem ou impedem que os homens cometam erros.
E) A moral máxima do homem, transcorrida por toda a humanidade é utilizar os costumes e valores para fermentar o bem a humanidade.
6) “Podemos então atribuir um sentido mais modesto, porém moralmente muito importante, à idéia de liberdade. É verdade que somos determinados pelas condições exteriores, pelas nossas crenças e vontades. Mas temos muitos desejos, alguns imediatos, outros mais refletidos. Podemos nos deixar levar por todas as solicitações que se apresentam ou querer (a palavra é importante) pôr um pouco de ordem nessas solicitações. Por razões muito diferentes: porque nos ensinaram a amar a ordem (a moral), porque tememos as autoridades (o temor de Deus, dos pais, dos juízes, etc.), porque queremos ter uma vida que, no fim das contas, seja coerente. A liberdade consiste então precisamente neste esforço para organizar as determinações.” (Michaud, Yves. Filosofia para adolescentes. São Paulo: Escala Educacional. 2007.) Refletindo esse fragmento sobre mral e liberdade, explique, porque ser livre consiste em escolher suas próprias determinações?
RESPOSTA PESSOAL
7) Leia o texto abaixo: 
 
O parlamentar norte-americano Jabez L. M. Curry, defensor dos direitos à educação, fez o seguinte comentário: “Para que possa prosperar, um país precisa ser construído sobre fundamentos de caráter moral, e este caráter é o elemento principal de sua força e a única garantia de sua permanência e sua prosperidade”. O mesmo pode ser dito a respeito dos negócios, da família, do serviço público ou de qualquer empreendimento que você queira ver prosperar e durar. Este fundamento, porém, não pode ser construído pela organização como um todo. Deve começar a partir de cada indivíduo. E precisa ser levado adiante, apesar das pressões contínuas para que se aja sem nenhuma preocupação com a ética. (Folha.de.SãoPaulo.13/03/2010). 
Tendo o texto acima como referência inicial, avalie os itens seguintes, acerca da ética e da moral. 
 
 I - A ética tem como objeto de estudo o estímulo que guia a ação: os motivos, as causas, os princípios, as máximas, as circunstâncias; mas também analisa as consequências dessas ações. 
II - A ética tem como objetivo fundamental levar a modificações na moral, com aplicação universal, guiando e orientando racionalmente e do melhor modo a vida humana. 
III - A vida ética realiza-se no modo de viver daqueles indivíduos que não mantêm relações interpessoais. 
IV - A ética ocupa-se de questões subjetivas, abstratas e essencialmente de interesse particular do indivíduo, sem relação com valores ou condutas sociais. 
A) I e II 
B) I e III 
C) I e IV 
D) II e IV 
E) III e IV 
8) Uma pessoa deve ter responsabilidade, ou seja, deve ser capaz de prestar contas por suas ações e pelas conseqüências que delas decorrem. Em que consiste a responsabilidade moral? 
O indivíduo deve possuir liberdade de escolha , deve ser capaz de escolher conscientemente, e portanto, é responsável moralmente por suas ações. O indivíduo deve conhecer as normas morais de uma sociedade para poder ser responsabilizado moralmente por suas ações. 
9) Existem várias definições para o termo bioética, do grego bios (vida) e ética. Uma das mais completas diz que bioética é um conjunto de pesquisas, discursos e práticas, normalmente multidisciplinares, cuja finalidade é esclarecer e resolver questões éticas suscitadas pelos avanços e pela aplicação da medicina e da biologia.A bioética, portanto, tem forte ligação com a filosofia (pois discute as questões éticas) e considera a responsabilidade moral dos cientistas em suaspesquisas e práticas. Entre os temas abordados, sobressaem-se o aborto, a eutanásia, os transgênicos, a fertilização in vitro, a clonagem e os testes com animais.A bioética é um campo de estudo propício ao embate de grupos de interesses distintos como indústrias farmacêuticas, laboratórios de biotecnologia, organizações ambientalistas, associações de consumidores e entidades de classe. (O que é bioética? Revista Vida Simples 01/2008). Marque a alternativa que define corretamente o termo bioética. 
A) Estuda os deveres e responsabilidades de um grupo profissional ligado à saúde. 
B) Estuda com ponderação moral o avanço da ciência e a aplicação de novas tecnologias na saúde. 
C) Estuda as regras de conduta praticadas por profissionais de saúde baseadas nas ações do bem e do mal. 
D) Estuda o juízo moral referente à conduta humana de quem trabalha na saúde. 
E) Responsabiliza-se pelos avanços tecnológicos promovidos na saúde. 
10) O campo da bioética evita com a aplicação de normas éticas, que a ciência seja utilizada para interesses absurdos, como a Eugenia: teoria que busca produzir uma seleção nos grupos humanos, com base em leis genéticas. Com base nessa teoria, explique quais os problemas poderiam ser resolvidos no mundo se a bioética fosse realmente aplicada.
RESPOSTA PESSOAL

Outros materiais