Buscar

Gestão da qualidade Aula 03

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gestão da Qualidade
Eras da qualidade
Profº Ítalo Anderson
No que consiste a gestão da qualidade
A qualidade é, pois, uma questão que precisa ser adequadamente gerida no contexto de uma organização. É por isso que empreendedores e administradores de todos os níveis precisam conhecer a chamada gestão da qualidade. Efetivamente, a gestão da qualidade diz respeito a todas as pessoas envolvidas em um processo. 
Evolução histórica da gestão da qualidade
A preocupação com a qualidade, em seu sentido primeiro, não é recente.
Nas sociedades agrícolas primitivas, a qualidade dos grãos semeados dependia, pelo menos parcialmente, da colheita que levaria o pão à mesa dos aldeões. 
Na Idade Média, os artífices eram tão mais valorizados quanto mais apresentassem qualidade em seu trabalho. 
As inspeções de produtos
Os controles e as inspeções guardam muitas semelhanças com a inspeção feita nos grãos ou nos alimentos. Trata-se de uma inspeção de produtos acabados. Depois que um alimento se estragou, não há nada que se possa fazer com ele, a não ser descartá-lo.
Da mesma forma, em uma indústria. Se a inspeção é realizada no produto acabado, ela nada pode fazer pela qualidade desse produto, apenas pode descartá-lo, dar-lhe outro fim ou, na melhor das hipóteses, corrigi-lo até que fique bom. 
O controle estatístico de qualidade
Quanto mais os sistemas de produção se mostravam eficazes do ponto de vista quantitativo, mais difícil se tornava inspecionar todos os produtos. Com o advento da produção em massa, que viria logo após a criação das linhas de montagem, essa tarefa se tornou impossível por questões de tempo e custo. Fez-se necessário, então, criar mecanismos que a viabilizassem, e a inspeção dos produtos foi socorrida por procedimentos embasados na estatística, como a amostragem.
O grande responsável pela introdução dos métodos estatísticos no controle de qualidade foi Walter A. Shewart, físico norte-americano. No final da década de 1930, nascia o controle estatístico de qualidade (CEQ) e, com ele, setores específicos, dentro das empresas, dedicados à qualidade. Permanecia-se, no entanto, no âmbito da inspeção de produtos prontos, apontando e quantificando os defeitos, sem investigar suas causas.
A gestão da qualidade total
Na década de 1970, o Ocidente começou a reagir à hegemonia dos produtos japoneses e teve início o período que ficaria conhecido como era da gestão da qualidade total, cuja principal característica é o foco no cliente e nos processos de gestão.
Como não poderia deixar de ser, a gestão da qualidade total incorporou e reinterpretou teorias e ferramentas dos outros períodos. Assim, a questão da qualidade passou a ser vista não mais como uma simples forma de prevenir defeitos e diminuir perdas, mas como uma maneira de agregar valor aos produtos, diferenciando-se da concorrência e tomando a dianteira no mercado.
Evolução do conceito de qualidade o âmbito organizacional
Princípios da Gestão da qualidade
Oito princípios da gestão da qualidade
Falar de qualidade é sempre falar em aprimorar continuamente produtos e serviços para atender melhor às necessidades dos clientes. Além disso, só a qualidade garante a competitividade. Como os mercados se mostram cada vez mais competitivos, não há muitas saídas para as empresas, a não ser investirem efetivamente nesse quesito.
A influência da qualidade na competitividade de uma empresa FALCONI
Oito princípios da gestão da qualidade
A ISO 9000 preconiza oito princípios, que são os pilares sobre os quais deve se sustentar uma gestão que se pretenda da qualidade.
Foco no cliente.
Liderança.
Envolvimento de pessoas.
Abordagem de processo.
Oito princípios da gestão da qualidade
5. Abordagem sistêmica para a gestão.
6. Melhoria contínua.
7. Abordagem factual para a tomada de decisões.
8. Benefício mútuo nas relações com fornecedores.
1. Foco no cliente
As organizações dependem dos seus clientes e, portanto, deveriam entender suas necessidades atuais e futuras, deveriam atender aos requisitos dos clientes e buscar exercer suas expectativas.
Devemos buscar o Sucesso do Cliente 
14
2. Liderança
Os lideres estabelecem unidades de propósitos, direção e o ambiente interno de uma organização. Eles criam o ambiente no qual as pessoas tornam-se totalmente envolvidas em atingir os objetivos da organização.
3. Envolvimento das pessoas
As pessoas de todos os níveis são a essência de uma organização e seu total envolvimento permite que suas capacidades sejam usadas em benefício da organização.
16
4. Abordagem de processo
Processo
Controles
Mecanismos
Entradas
Saídas
Um resultado desejado é atingir mais eficientemente quando os recursos e atividades relacionados são gerenciados como um processo.
17
5. Abordagem de sistema para a gestão
Identificar, entender e gerenciar um sistema de processos inter-relacionados para um determinado objetivo, contribuindo para a eficiência e a eficácia de uma organização.
18
Por que SISTEMA de Gestão?
19
Sistema do 
Corpo Humano
Sistema Empresarial
6. Melhoria contínua
Um objetivo permanente de uma organização é a melhoria contínua, que pode ser entendida como aumento da eficácia ou da eficácia da organização.
22
7. Abordagem factual para tomada de decisões
Decisões efetivas são baseadas na análise de dados e informação.
23
8. Benefícios mútuos na relação com o fornecedor
A capacidade da organização e de seus fornecedores em gerar valor é reforçada pelo relacionamento mutuamente benéfico.
24
Dúvidas ????

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais