Buscar

Prova psicologia escolar Estácio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202013584)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A função que mais caracteriza atividade laboral de um psicólogo no contexto escolar é a função de diagnóstico e avaliação psicológica; comente de que forma tais atividade são utilizadas por este profissional.
		
	
Resposta: O psicólogo escolar tem a função de diagnosticar problemas de aprendizem nos alunos da instituição, como por exemplo a descalculia. Para tal ele entra em contato com os professores desse aluno, faz um levantamento de seus trabalhos na escola, conversa com os pais e posteriormente com o próprio aluno, para assim poder avaliar a melhor maneira de lidar com essa dificuldade. A avaliação psicológica também é feita quando os problemas do aluno são de cunho social ou emocional. Nesse ponto, o psicólogo, depois de passar por todas as estapas anteriormente citadas e ter certeza de que não se trata de um probelma de aprendizagem, junto com os pais e professores, tenta encontrar artifícios que facilitem o relacionamento interessoal desse aluno com os demais. Além disso o profissional também atua prevenindo esses problemas.
	
Gabarito: A função diagnóstica deve exercer-se em relação a todos aqueles elementos e processos que, pela sua participação no processo educativo, sejam suscetíveis de ser objetivo de intervenção, principalmente se o objetivo do psicólogo é aprimorar este contexto. Desta forma o diagnóstico não se limita aos diagnóstico de dificuldades de aprendizagem, de distúrbios de comportamento ou dos sistemas de comunicação em sala de aula, mas pode ser objetivo de diagnóstico também a motivação dos alunos para o estudo, a satisfação com a escola, a motivação dos professores para o trabalho docente, as necessidades de superação profissional, o clima organizacional favorável à inovação educativa, entre muitos outros aspectos. Esta concepção abrangente da função diagnóstica se relaciona com a complexidade do processo educativo e a diversidade de seus condicionantes e transcende as ações mais estreitas e parciais que têm caracterizado em diversos contextos o trabalho do psicólogo escolar. o diagnóstico constitui hoje, na Psicologia, um tema de debate e de construção no qual se trabalha dentro de diferentes perspectivas e a análise dos problemas epistemológicos, teóricos e metodológicos subjacentes à função de diagnóstico em Psicologia Escolar, exige cada vez maior importância.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202035183)
	Pontos: 0,7  / 1,0
	A mãe de uma criança considera seu filho extraordinariamente inteligente e esperto. Mas parece haver certo exagero na situação. Outro dia essa mãe disse a professora da Educação Infantil que seu filho de 2 anos já tinha condições de fazer operações matemáticas, visto que e muito esperto. Conhecendo a criança e observando que é realmente esperta, mas que esta na faixa da normalidade para sua idade, qual deverá ser a explicação dada pelo psicólogo escolar estando ela baseada na teoria de desenvolvimento de Jean Piaget.
		
	
Resposta: O psicólogo deve explicar para a mãe que essa criança se encontra na fase em que Piaget define a criança como bastante centrada em si mesma e muito curiosa com relação aos porquês de tudo, já que ainda não posssui raciocínio abstrato. Sendo assim, ela está se desenvolvendo corretamente dentro do que Piaget chama de as fases do desenvolvimento infantil, então o interessante seria que ela seguisse a ordem normal do planejamento escolar ao invés de pular para opreações matemáticas.
	
Gabarito: o psicólogo escolar deverá explicar para a mãe que certamente seu filho aprenderá a fazer operações matemáticas, mas que a aprendizagem ocorrerá de acordo com o nível de maturação em que a criança se encontra. Assim, se a criança esta no período pré-operatório não poderá, ainda, realizar adição. Porem, se estiver no período operatório concreto, esta aprendizagem já poderá ocorrer.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202102693)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao longo de sua história a psicoloiga escolar teve diferentes objetivos, entre eles o ajustamento e a adaptação do aluno. No momento atual, o psicólogo escolar deve atuar para alcançar o desenvolvimento integral do aluno. Considerando essa questão podemos afirmar:
		
	
	O foco do trabalho é o aluno e, portanto, ações de capacitação do professor não devem ser realizadas pelo psicólogo e sim pelo pedagogo.
	
	O psicólogo deve atuar buscando o desenvolvimento cognitivo do aluno porque os aspectos emocionais são de competência da família.
	 
	O trabalho realizado de forma preventiva, através de ações e projetos, é fundamental para promoção do desenvolvimento do aluno.
	
	A atuação do psicólogo deve considerar a avaliação clínica para diagnóstico de problemas mentais.
	
	O psicólogo deve atuar de forma remediativa, considerando somente as dificuldades apresentadas no espaço escolar.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202018694)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Joana é uma menina de 2 anos que ingresou no maternal. sua mãe precisou permanecer na escola por alguns dias para que Joana se adaptasse ao novo ambiente" Esse procedimento foi necessário porque:
I- Joana é uma menina insegura e tem dificuldades com situações novas.
II- A mãe de Joana ainda não conhecia a escola e precisava permanecer algum tempo no ambiente para se adaptar.
III- Joana precisou se adaptar às novas relações interpessoais, espaço físico, metodologia de ensino e regras da instituição.
Assinale as alternativas corretas.
		
	
	I, II e III
	 
	Somente alternativa III
	
	II e III
	
	I e III
	
	I e II
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202018710)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Fernanda é psicóloga escolar de uma instituição que trabalha com ensino fundamental. Esta semana a professora do segundo ano procurou por ela para expor a situação de um aluno que consegue reconhecer as letras, mas não consegue ler pequenos textos." Considerando a situação relatada qual deve ser o procedimento da psicóloga escolar ?
		
	
	Conversar somente com o pai que é a figura de autoridade e solicitar uma avaliação psicológica.
	
	Conversar com o aluno para verificar como são as relações em sala de aula e encaminhá-lo para avaliação psiquiátrica.
	
	Conversar com o aluno para verificar como são as relações em sala de aula e encaminhá-lo para avaliação com um clínico.
	 
	Conversar com o aluno e os pais e solicitar uma avaliação fonoaudiológica.
	
	Conversar com o aluno e os pais e solicitar uma avaliação psicológica e psiquátrica.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202018949)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Vygotsky contribui para área de educação com os conceitos de zona de desenvolvimento real e zona de desenvolvimento proximal. Considerando esses dois conceitos avalie as afirmativas abaixo assinalando se são verdadeiras ou falsas.
( )A zona de desenvolvimento real define os processos que estão amadurecendo.
( ) Na zona de desenvolvimento proximal o aluno soluciona problemas com auxílio de mediação.
( ) O professor para provocar avanços no desenvolvimento cria, através da mediação, a zona de desenvolvimento proximal.
( ) Na zona de desenvolvimento proximal determina a capacidade que já foi adquirida pela criança. 
( ) A zona de desenvolvimento real define as funções mentais que já amadureceram.
		
	
	F, F, V, F, V
	
	F, V, V, V, F
	
	F, V, V, F, F
	 
	F, V, V, F, V
	
	V, V, V, F, V
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202019638)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia as afirmações a seguir:
I. No processo educacional que ocorre na escola, os colegas são um elemento de extrema importância porque um aluno aprende não só com o professor, mas também com os colegas.
II. Na escola, as relações entre alunos influenciam a construção do sujeito, mas em nada influenciam os aspectos relacionados à aprendizagem.
III. A aprendizagem com os colegas envolve aspectos cognitivos, emocionaise sociais.
Sobre as relações interpessoais entre os alunos da mesma escola, é CORRETO o que se afirma em:
		
	
	Apenas I
	
	Apenas I e II
	 
	I e III
	
	Apenas II e III
	
	I, II e III
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202019735)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a formação do psicólogo escolar, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	O psicólogo escolar deve possuir conhecimento de Psicologia Social, especificamente no que se refere a grupos e instituições.
	
	O psicólogo escolar deve possuir conhecimentos teóricos sobre o processo de aprendizagem e o processo de desenvolvimento humano.
	
	O psicólogo que atua na escola deve dominar os conceitos básicos da área de Psicologia e da área da Educação.
	 
	O psicólogo escolar não precisa possuir conhecimentos mínimos de Psicologia Organizacional, porque estes não têm qualquer relação com a área escolar.
	
	O psicólogo escolar deve possuir conhecimentos teóricos sobre o desenvolvimento humano.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202019855)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A orientação profissional é uma possibilidade de atuação do psicólogo escolar. Sobre esta atuação é incorreto afirmar que:
I. Consiste na escolha profissional que o psicólogo faz para cada aluno, com base em suas observações e na aplicação de testes padronizados.
II. Deve ser realizada apenas com alunos do 3º ano do Ensino Médio.
III. Pode ser realizada de forma individual ou em grupos.
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) INCORRETA(s):
		
	
	I e III
	
	Apenas II
	
	I, II e III
	 
	I e II
	
	II e III
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202019743)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A dificuldade de aprendizagem pode ocorrer por múltiplos fatores. Considerando as afirmativas abaixo, assinale a que estiver INCORRETA acerca dos fatores que podem produzir dificuldade de aprendizagem.
		
	 
	O fracasso escolar nunca ocorre em função de problemas pedagógicos.
	
	Questões pedagógicas, tal como a metodologia de ensino, podem dificultar a aprendizagem do aluno.
	
	Problemas pedagógicos influenciam o fracasso escolar.
	
	A culpabilização do aluno pela não aprendizagem perpetua a situação de fracasso escolar e exime a instituição escolar de suas responsabilidades.
	
	Questões pedagógicas, tal como a didática do professor, podem dificultar a aprendizagem do aluno.

Outros materiais